Desenvolvimento de um simulador dinâmico para análise de navios amarrados.
Ano de defesa: | 1998 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Não Informado pela instituição
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País: |
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Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-29042024-143827/ |
Resumo: | Este trabalho descreve o desenvolvimento de um simulador para análise do comportamento dinâmico de navios amarrados. Este simulador desenvolvido em FORTRAN, e batizado como DYNASIM fornece a série temporal do movimento do navio e as forças nas linhas de amarração, tendo como entrada os dados do navio, do sistema de amarração e das condições ambientais - corrente, vento e ondas. O modelo de simulação foi desenvolvido através da incorporação de modelos hidro e aerodinâmico publicados por autores de renome, contemplando os efeitos devido a corrente e vento, ambas de velocidade e direção constantes; os efeitos de primeira e segunda ordem de ondas irregulares; e ainda, fenômenos inovadores como o do wave drift damping e amortecimento de linhas. A grande sensibilidade dos navios amarrados aos esforços hidrodinâmicos decorrentes do movimento do navio e/ou presença de corrente, pode definir o comportamento dinâmico do sistema. Dependendo do modelo adotado, o sistema pode apresentar um comportamento estável, ou não. Assim, foram comparados diversos modelos matemáticos que tentam reproduzir tais esforços, onde três destes modelos foram implementados no modelo de simulação. O modelo desenvolvido foi testado através da simulação de dois diferentes sistemas de amarração: SPM e DICAS. Os resultados numéricos foram comparados com resultados de ensaios de modelos reduzidos, em tanque de provas, apresentando um bom desempenho. |
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Desenvolvimento de um simulador dinâmico para análise de navios amarrados.Untitle in englishNaviosShipsEste trabalho descreve o desenvolvimento de um simulador para análise do comportamento dinâmico de navios amarrados. Este simulador desenvolvido em FORTRAN, e batizado como DYNASIM fornece a série temporal do movimento do navio e as forças nas linhas de amarração, tendo como entrada os dados do navio, do sistema de amarração e das condições ambientais - corrente, vento e ondas. O modelo de simulação foi desenvolvido através da incorporação de modelos hidro e aerodinâmico publicados por autores de renome, contemplando os efeitos devido a corrente e vento, ambas de velocidade e direção constantes; os efeitos de primeira e segunda ordem de ondas irregulares; e ainda, fenômenos inovadores como o do wave drift damping e amortecimento de linhas. A grande sensibilidade dos navios amarrados aos esforços hidrodinâmicos decorrentes do movimento do navio e/ou presença de corrente, pode definir o comportamento dinâmico do sistema. Dependendo do modelo adotado, o sistema pode apresentar um comportamento estável, ou não. Assim, foram comparados diversos modelos matemáticos que tentam reproduzir tais esforços, onde três destes modelos foram implementados no modelo de simulação. O modelo desenvolvido foi testado através da simulação de dois diferentes sistemas de amarração: SPM e DICAS. Os resultados numéricos foram comparados com resultados de ensaios de modelos reduzidos, em tanque de provas, apresentando um bom desempenho.This study describes the procedures for development of a simulator to analyze the dynamics behavior of moored tankers. This simulator developed in FORTRAN and named DYNASIM provides the temporal series of tanker movement and lines forces. The input data is related to the tanker, mooring system and environment condition current, Wind and waves. The simulation model was developed through the adoption of hydro and aerodynamic models published for renowned authors. The model considers the effect of current and Wind with constant velocity and direction; the effects of first and second order of irregular waves; and finally, innovative phenomena as wave drift damping and mooring line damping. The high sensibility of moored tanker behavior due to hydrodynamics forces caused by tanker movement and/or current presence, can define the system behavior. Depending on the model adopted the system can exhibit a stable or unstable behavior. Different mathematical models are discussed and three of them were implemented on the simulation model. The developed simulation model was tested in two different mooring system: SPM and DICAS. The numerical results were compared with those obtained with model tests, showing a good performance.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNishimoto, KazuoFucatu, Carlos Hakio1998-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-29042024-143827/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-30T18:19:02Zoai:teses.usp.br:tde-29042024-143827Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-30T18:19:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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