Associação entre violência e habilidades socioemocionais dos alunos de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Karen Granzotto Oliani
Orientador(a): Luiz Guilherme Dacar da Silva Scorzafave
Banca de defesa: Nelson Hauck Filho, Elaine Toldo Pazello, Ricardo Primi
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Economia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.96.2016.tde-05092016-155917
Resumo: O presente estudo se propõe a examinar a associação entre exposição à violência e as habilidades socioemocionais de alunos do ensino médio da rede pública do estado do Rio de Janeiro, dada a hipótese de que essas últimas funcionariam como mediadoras de parte do efeito da violência sobre desempenho escolar. A base de dados utilizada foi concebida pelo Instituto Ayrton Senna e a OCDE, que elaboraram uma ferramenta para a mensuração das habilidades socioemocionais desses estudantes. A relação foi estudada para alunos do 1o e 3o anos do ensino médio. Conclui-se que as habilidades socioemocionais mais associadas à criminalidade são amabilidade, extroversão e abertura a novas experiências, cujas relações demonstraram coeficientes negativos. A categoria de crimes que mais apresentou relação com as características analisadas foi a de crimes violentos contra patrimônio. Amabilidade e abertura a novas experiências se revelaram como mediadoras de uma pequena parcela do efeito da violência sobre as proficiências de matemática e língua portuguesa
id USP_6d671310f1f768de4973c154673772c9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05092016-155917
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Associação entre violência e habilidades socioemocionais dos alunos de ensino médio The association between soft skills and community violence for high school students 2016-06-17Luiz Guilherme Dacar da Silva ScorzafaveNelson Hauck FilhoElaine Toldo PazelloRicardo PrimiKaren Granzotto OlianiUniversidade de São PauloEconomiaUSPBR Ensino médio Exposição à violência Exposure to violence Habilidades não cognitivas High school Soft skills O presente estudo se propõe a examinar a associação entre exposição à violência e as habilidades socioemocionais de alunos do ensino médio da rede pública do estado do Rio de Janeiro, dada a hipótese de que essas últimas funcionariam como mediadoras de parte do efeito da violência sobre desempenho escolar. A base de dados utilizada foi concebida pelo Instituto Ayrton Senna e a OCDE, que elaboraram uma ferramenta para a mensuração das habilidades socioemocionais desses estudantes. A relação foi estudada para alunos do 1o e 3o anos do ensino médio. Conclui-se que as habilidades socioemocionais mais associadas à criminalidade são amabilidade, extroversão e abertura a novas experiências, cujas relações demonstraram coeficientes negativos. A categoria de crimes que mais apresentou relação com as características analisadas foi a de crimes violentos contra patrimônio. Amabilidade e abertura a novas experiências se revelaram como mediadoras de uma pequena parcela do efeito da violência sobre as proficiências de matemática e língua portuguesa This study aims to explore the association between exposure to violence and public school student\'s soft skills, given the hypothesis that these latter ones would be mediators of the effect of violence over scholar performance. The data base utilized was developed by the Ayrton Senna Institute and the Organization for Economic Cooperation and Development and aimed to elaborate a tool for measuring soft skills of aproximatly 25 thousand students of Rio de Janeiro state public schools. The relation was analyzed for students in the first and last year of high school. The soft skills most associated with the violence indicators used were agreeableness, extraversion and openness to experience, with negative coeficients. The crimes that showed stronger relations with these characteristics were crimes against property. Agreeableness and openness to experience revealed themselves as mediators of the effect of violence over math and portuguese language grades https://doi.org/10.11606/D.96.2016.tde-05092016-155917info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:16:45Zoai:teses.usp.br:tde-05092016-155917Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:04:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Associação entre violência e habilidades socioemocionais dos alunos de ensino médio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The association between soft skills and community violence for high school students
title Associação entre violência e habilidades socioemocionais dos alunos de ensino médio
spellingShingle Associação entre violência e habilidades socioemocionais dos alunos de ensino médio
Karen Granzotto Oliani
title_short Associação entre violência e habilidades socioemocionais dos alunos de ensino médio
title_full Associação entre violência e habilidades socioemocionais dos alunos de ensino médio
title_fullStr Associação entre violência e habilidades socioemocionais dos alunos de ensino médio
title_full_unstemmed Associação entre violência e habilidades socioemocionais dos alunos de ensino médio
title_sort Associação entre violência e habilidades socioemocionais dos alunos de ensino médio
author Karen Granzotto Oliani
author_facet Karen Granzotto Oliani
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Guilherme Dacar da Silva Scorzafave
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nelson Hauck Filho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Elaine Toldo Pazello
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ricardo Primi
dc.contributor.author.fl_str_mv Karen Granzotto Oliani
contributor_str_mv Luiz Guilherme Dacar da Silva Scorzafave
Nelson Hauck Filho
Elaine Toldo Pazello
Ricardo Primi
description O presente estudo se propõe a examinar a associação entre exposição à violência e as habilidades socioemocionais de alunos do ensino médio da rede pública do estado do Rio de Janeiro, dada a hipótese de que essas últimas funcionariam como mediadoras de parte do efeito da violência sobre desempenho escolar. A base de dados utilizada foi concebida pelo Instituto Ayrton Senna e a OCDE, que elaboraram uma ferramenta para a mensuração das habilidades socioemocionais desses estudantes. A relação foi estudada para alunos do 1o e 3o anos do ensino médio. Conclui-se que as habilidades socioemocionais mais associadas à criminalidade são amabilidade, extroversão e abertura a novas experiências, cujas relações demonstraram coeficientes negativos. A categoria de crimes que mais apresentou relação com as características analisadas foi a de crimes violentos contra patrimônio. Amabilidade e abertura a novas experiências se revelaram como mediadoras de uma pequena parcela do efeito da violência sobre as proficiências de matemática e língua portuguesa
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.96.2016.tde-05092016-155917
url https://doi.org/10.11606/D.96.2016.tde-05092016-155917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Economia
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376584732606464