A Criança e a natureza: um estudo de caso sobre a construção de valores morais na primeira infância
Ano de defesa: | 2024 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-05022025-122053/ |
Resumo: | O presente trabalho buscou compreender a importância do contato com a natureza para a mobilização de valores morais em crianças. O objetivo central da presente pesquisa foi entender como a relação da criança com a natureza mobiliza valores morais na primeira infância. Para tanto, a presente pesquisa está fundamentada em dois eixos teóricos. O primeiro refere-se ao conceito de que criança é natureza e, portanto, deve estar em meio à natureza. Neste eixo foram exploradas questões vinculadas à infância, à natureza, à educação da criança na natureza e conceitos como biofilia, desemparedamento e forest school. O segundo eixo teórico refere-se à concepção de afetividade, moralidade e valores morais, no qual foram exploradas as origens da psicologia do desenvolvimento moral e o conceito de formação ética e educação em valores. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos um estudo inspirado na etnografia, em uma escola particular da zona oeste de São Paulo, com crianças de quatro a seis anos de idade, e uma entrevista semiestruturada com três professores desta instituição. Para analisar os dados referentes aos dois instrumentos, utilizou-se a análise temática. Os resultados obtidos durante a pesquisa de campo indicaram a presença de três principais eixos temáticos observados pela pesquisadora durante o tempo de permanência na escola: 1) Atividades não direcionadas e realizadas ao ar livre (desemparedamento do brincar), 2) Rotina dentro de sala de aula e 3) Aula de ecoatividade. Cada um desses eixos temáticos se mostrou importante para o desenvolvimento integral da criança. Tanto o tema 1 quanto o tema 3 indicam a contribuição do vínculo da criança com a natureza de forma livre e, também, de forma intencional e direcionada, para a mobilização de valores morais. Na pesquisa com os educadores, foram identificados quatro eixos temáticos: 1) Motivação para se tornarem professores e trabalharem na escola pesquisada, 2) Visão do professor sobre a infância e qual o papel da natureza nessa percepção, 3) O papel da natureza na prática pedagógica do professor e 4) Visão dos professores sobre como a natureza mobiliza a construção de valores na criança. Os resultados indicam que os professores reconhecem a importância da natureza tanto em suas práticas pedagógicas quanto na mobilização de valores nas crianças. Nesse sentido, evidenciou-se que a interação da criança com o ambiente natural estimula a internalização de valores como colaboração, respeito, afeto e cuidado, exercendo uma influência significativa sobre comportamentos pró-sociais e pró-ambientais. |
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A Criança e a natureza: um estudo de caso sobre a construção de valores morais na primeira infânciaThe child and nature: a case study on the construction of moral values in early childhoodchildcriançaearly childhoodmoralidademoralitynaturenaturezaprimeira infânciavaloresvaluesO presente trabalho buscou compreender a importância do contato com a natureza para a mobilização de valores morais em crianças. O objetivo central da presente pesquisa foi entender como a relação da criança com a natureza mobiliza valores morais na primeira infância. Para tanto, a presente pesquisa está fundamentada em dois eixos teóricos. O primeiro refere-se ao conceito de que criança é natureza e, portanto, deve estar em meio à natureza. Neste eixo foram exploradas questões vinculadas à infância, à natureza, à educação da criança na natureza e conceitos como biofilia, desemparedamento e forest school. O segundo eixo teórico refere-se à concepção de afetividade, moralidade e valores morais, no qual foram exploradas as origens da psicologia do desenvolvimento moral e o conceito de formação ética e educação em valores. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos um estudo inspirado na etnografia, em uma escola particular da zona oeste de São Paulo, com crianças de quatro a seis anos de idade, e uma entrevista semiestruturada com três professores desta instituição. Para analisar os dados referentes aos dois instrumentos, utilizou-se a análise temática. Os resultados obtidos durante a pesquisa de campo indicaram a presença de três principais eixos temáticos observados pela pesquisadora durante o tempo de permanência na escola: 1) Atividades não direcionadas e realizadas ao ar livre (desemparedamento do brincar), 2) Rotina dentro de sala de aula e 3) Aula de ecoatividade. Cada um desses eixos temáticos se mostrou importante para o desenvolvimento integral da criança. Tanto o tema 1 quanto o tema 3 indicam a contribuição do vínculo da criança com a natureza de forma livre e, também, de forma intencional e direcionada, para a mobilização de valores morais. Na pesquisa com os educadores, foram identificados quatro eixos temáticos: 1) Motivação para se tornarem professores e trabalharem na escola pesquisada, 2) Visão do professor sobre a infância e qual o papel da natureza nessa percepção, 3) O papel da natureza na prática pedagógica do professor e 4) Visão dos professores sobre como a natureza mobiliza a construção de valores na criança. Os resultados indicam que os professores reconhecem a importância da natureza tanto em suas práticas pedagógicas quanto na mobilização de valores nas crianças. Nesse sentido, evidenciou-se que a interação da criança com o ambiente natural estimula a internalização de valores como colaboração, respeito, afeto e cuidado, exercendo uma influência significativa sobre comportamentos pró-sociais e pró-ambientais.The present study sought to understand the importance of contact with nature for the mobilization of moral values in children. The central objective of this research was to comprehend how a childs relationship with nature mobilizes moral values in early childhood. To achieve this, the research is grounded in two theoretical frameworks. The first pertains to the concept that the child is nature and, therefore, should be in close contact with nature. This framework explores issues related to childhood, nature, children\'s education in nature, and concepts such as biophilia, unwalling, and forest school. The second thematic axis relates to the conception of affectivity, morality, and moral values, exploring the origins of moral development psychology and the concept of ethical formation and values education. For the development of the research, an ethnography-inspired study was conducted at a private school in the western zone of São Paulo, involving children aged four to six years old, along with semi-structured interviews with three teachers from this institution. Thematic analysis was used to analyze the data from both instruments. The results obtained during the field research indicated the presence of three main thematic axes observed by the researcher during the time spent at the school: 1) Non-directed outdoor activities (unwalling of play), 2) Classroom routine, and 3) Eco-activity class. Each of these thematic axes proved to be important for the holistic development of the child. Both theme 1 and theme 3 indicate the contribution of the child\'s bond with nature, whether in a free or intentionally directed form, to the mobilization of moral values. In the research with educators, four thematic axes were identified: 1) Motivation to become teachers and work at the researched school, 2) The teachers view of childhood and the role of nature in this perception, 3) The role of nature in the teacher\'s pedagogical practice, and 4) The teachers perspective on how nature mobilizes the construction of values in children. The results indicate that teachers recognize the importance of nature in both their pedagogical practices and the mobilization of values in children. In this sense, it was evidenced that the interaction of the child with the natural environment stimulates the internalization of values such as collaboration, respect, affection, and care, significantly influencing prosocial and pro-environmental behaviors.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFonseca, Viviane Potenza Guimarães PinheiroViana, Gabrielle Beatriz Pelisser2024-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-05022025-122053/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-02-12T15:02:02Zoai:teses.usp.br:tde-05022025-122053Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-02-12T15:02:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O presente trabalho buscou compreender a importância do contato com a natureza para a mobilização de valores morais em crianças. O objetivo central da presente pesquisa foi entender como a relação da criança com a natureza mobiliza valores morais na primeira infância. Para tanto, a presente pesquisa está fundamentada em dois eixos teóricos. O primeiro refere-se ao conceito de que criança é natureza e, portanto, deve estar em meio à natureza. Neste eixo foram exploradas questões vinculadas à infância, à natureza, à educação da criança na natureza e conceitos como biofilia, desemparedamento e forest school. O segundo eixo teórico refere-se à concepção de afetividade, moralidade e valores morais, no qual foram exploradas as origens da psicologia do desenvolvimento moral e o conceito de formação ética e educação em valores. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos um estudo inspirado na etnografia, em uma escola particular da zona oeste de São Paulo, com crianças de quatro a seis anos de idade, e uma entrevista semiestruturada com três professores desta instituição. Para analisar os dados referentes aos dois instrumentos, utilizou-se a análise temática. Os resultados obtidos durante a pesquisa de campo indicaram a presença de três principais eixos temáticos observados pela pesquisadora durante o tempo de permanência na escola: 1) Atividades não direcionadas e realizadas ao ar livre (desemparedamento do brincar), 2) Rotina dentro de sala de aula e 3) Aula de ecoatividade. Cada um desses eixos temáticos se mostrou importante para o desenvolvimento integral da criança. Tanto o tema 1 quanto o tema 3 indicam a contribuição do vínculo da criança com a natureza de forma livre e, também, de forma intencional e direcionada, para a mobilização de valores morais. Na pesquisa com os educadores, foram identificados quatro eixos temáticos: 1) Motivação para se tornarem professores e trabalharem na escola pesquisada, 2) Visão do professor sobre a infância e qual o papel da natureza nessa percepção, 3) O papel da natureza na prática pedagógica do professor e 4) Visão dos professores sobre como a natureza mobiliza a construção de valores na criança. Os resultados indicam que os professores reconhecem a importância da natureza tanto em suas práticas pedagógicas quanto na mobilização de valores nas crianças. Nesse sentido, evidenciou-se que a interação da criança com o ambiente natural estimula a internalização de valores como colaboração, respeito, afeto e cuidado, exercendo uma influência significativa sobre comportamentos pró-sociais e pró-ambientais. |
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