Projeto Notre Voix: o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem para a produção oral em francês de alunos de um Centro de Estudos de Línguas do estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Evelise Mateos Nicoletti Sanches
Orientador(a): Heloisa Brito de Albuquerque Costa
Banca de defesa: Maria Lucia Claro Cristovão, Fernanda Landucci Ortale, Cristina Moerbeck Casadei Pietraroia
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Letras (Língua e Literatura Francesa)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-05082020-181818
Resumo: Esta dissertação de mestrado intitulada \"Projeto Notre Voix: o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem para a produção oral em francês de alunos de um Centro de Estudo de Línguas do estado de São Paulo\" tem o objetivo geral de analisar, por meio da criação de um projeto, a produção oral de um grupo de adolescentes e jovens adultos, alunos de Francês Língua Estrangeira (FLE) em um CEL do estado de São Paulo. O referencial teórico da pesquisa baseou-se nos conceitos de estratégias de aprendizagem (OXFORD, 1990; CYR, 1998, OLMO, 2016), alternância de código (CAUSA, 1997), língua materna (CASTELLOTTI, 2001), perspectiva acional (PUREN, 2004 e 2009), didática do oral (WEBER, 2013) e pedagogia de projetos (PERRENOUD, 1998, 1999. LEFFA; IRALA, 2014). Os objetivos da pesquisa foram os seguintes: i) identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos-participantes para o desenvolvimento da produção oral; ii) identificar em quais situações a língua materna é uma estratégia utilizada pelos alunos-participantes em situações de produção oral; iii) analisar em que medida as atividades didáticas propostas pelo professor contribuem para mobilizar diferentes estratégias de aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa-interpretativa, o método utilizado foi a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1998) e a coleta de dados foi feita a partir da realização do projeto pedagógico \"Notre Voix: Apresentações Orais em FLE\", cujo tema norteador foi filmes e séries de televisão em língua francesa. As etapas da pesquisa foram: identificação do perfil linguístico dos alunos-participantes e de seu contato com a língua francesa e com outras línguas estrangeiras; realização de atividades orais individuais e em grupos, a fim de identificar quais as estratégias utilizadas pelos alunos-participantes para a produção oral na língua alvo e, finalmente, uma reflexão em língua materna sobre as percepções dos alunos-participantes em relação ao trabalho desenvolvido. Os resultados da pesquisa apontaram que as estratégias de aprendizagem utilizadas - mnemônicas, cognitivas, compensatórias, metacognitivas, afetivas e sociais - estão relacionadas ao tipo de atividade proposta pelo professor. Além disso, a presença da língua materna foi observada nas situações em que os alunos-participantes mobilizam seus saberes servindo-se da interlíngua e da alternância de código como estratégias de aprendizagem. A contribuição da pesquisa se dá no âmbito da formação de professores de línguas estrangeiras em contextos diversos, uma vez que a investigação sobre as estratégias de aprendizagem faz parte da reflexão do agir do professor e dos alunos.
id USP_79496f6af986066429a5972d2ab78e15
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05082020-181818
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Projeto Notre Voix: o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem para a produção oral em francês de alunos de um Centro de Estudos de Línguas do estado de São Paulo Notre Voix Project: the Development of learning strategies for the French oral production from students of a Centro de Estudo de Línguas CEL - in the state of São Paulo 2020-05-06Heloisa Brito de Albuquerque CostaMaria Lucia Claro CristovãoFernanda Landucci OrtaleCristina Moerbeck Casadei PietraroiaEvelise Mateos Nicoletti SanchesUniversidade de São PauloLetras (Língua e Literatura Francesa)USPBR Estratégias de aprendizagem Learning strategies Língua materna Mother tongue and project-based learning Oral production Pedagogia de projetos Produção oral Esta dissertação de mestrado intitulada \"Projeto Notre Voix: o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem para a produção oral em francês de alunos de um Centro de Estudo de Línguas do estado de São Paulo\" tem o objetivo geral de analisar, por meio da criação de um projeto, a produção oral de um grupo de adolescentes e jovens adultos, alunos de Francês Língua Estrangeira (FLE) em um CEL do estado de São Paulo. O referencial teórico da pesquisa baseou-se nos conceitos de estratégias de aprendizagem (OXFORD, 1990; CYR, 1998, OLMO, 2016), alternância de código (CAUSA, 1997), língua materna (CASTELLOTTI, 2001), perspectiva acional (PUREN, 2004 e 2009), didática do oral (WEBER, 2013) e pedagogia de projetos (PERRENOUD, 1998, 1999. LEFFA; IRALA, 2014). Os objetivos da pesquisa foram os seguintes: i) identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos-participantes para o desenvolvimento da produção oral; ii) identificar em quais situações a língua materna é uma estratégia utilizada pelos alunos-participantes em situações de produção oral; iii) analisar em que medida as atividades didáticas propostas pelo professor contribuem para mobilizar diferentes estratégias de aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa-interpretativa, o método utilizado foi a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1998) e a coleta de dados foi feita a partir da realização do projeto pedagógico \"Notre Voix: Apresentações Orais em FLE\", cujo tema norteador foi filmes e séries de televisão em língua francesa. As etapas da pesquisa foram: identificação do perfil linguístico dos alunos-participantes e de seu contato com a língua francesa e com outras línguas estrangeiras; realização de atividades orais individuais e em grupos, a fim de identificar quais as estratégias utilizadas pelos alunos-participantes para a produção oral na língua alvo e, finalmente, uma reflexão em língua materna sobre as percepções dos alunos-participantes em relação ao trabalho desenvolvido. Os resultados da pesquisa apontaram que as estratégias de aprendizagem utilizadas - mnemônicas, cognitivas, compensatórias, metacognitivas, afetivas e sociais - estão relacionadas ao tipo de atividade proposta pelo professor. Além disso, a presença da língua materna foi observada nas situações em que os alunos-participantes mobilizam seus saberes servindo-se da interlíngua e da alternância de código como estratégias de aprendizagem. A contribuição da pesquisa se dá no âmbito da formação de professores de línguas estrangeiras em contextos diversos, uma vez que a investigação sobre as estratégias de aprendizagem faz parte da reflexão do agir do professor e dos alunos. This Master\'s thesis entitled \"Notre Voix Project: the Development of learning strategies for the French oral production from students of a Centro de Estudo de Línguas CEL in the state of São Paulo\" has the general objective to examine, though the creation of a project, the oral production of a teenager group and young adults who study French as a foreign language in a branch of CEL which is in the capital of São Paulo. The theorical framework of the research was based on the concepts of learning strategies (OXFORD, 1990; CYR, 1998, OLMO, 2016), code- switching (CAUSA, 1997), mother tongue (CASTELLOTTI, 2001), action approach (PUREN, 2004 e 2009), oral\'s didactic (WEBER, 2013) and project-based learning (PERRENOUD, 1998, 1999. LEFFA; IRALA, 2014). The research objectives were as follow: i) identify the learning strategies used by the participating students for the development of oral production; ii) identify in which situations the mother tongue is a strategy used by the participating students in oral production situations; iii) analyse to what extent the teaching activities proposed by the teacher contribute to mobilize different learning strategies. The research is qualitative-interpretative, the method was the action research (THIOLLENT, 1998) and the data collection was made from the accomplishment of the pedagogical project: \"Notre Voix: Oral presentations in French as a foreign language\", performed in the classroom, with the theme: \"films and TV series in French language, which presented the following steps: awareness and identification of the linguistic profile of the participating students and their contact with the French language as well as other foreign language; the production of oral activities in groups or individually, in order to identify which strategies are used by the participating students for the oral production in the target language and, finally, a feedback on the mother tongue about the participating students perception in relation to the work carried out. The results of the research pointed that the learning strategies used - memory, cognitive, compensation, metacognitive, affective and social ones - are related to the kind of activity proposed by the teacher. Futhermore, the presence of the mother tongue was observed in situations in which the participating students mobilize their knowledge by using interlanguage and code-switching as learning strategies. The contribution of the research fits into the context of the training of foreign language teachers in different contexts, once the research on learning strategies is part of the reflection of the teacher\'s and students\' action. https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-05082020-181818info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:16:28Zoai:teses.usp.br:tde-05082020-181818Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-08-06T02:35:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Projeto Notre Voix: o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem para a produção oral em francês de alunos de um Centro de Estudos de Línguas do estado de São Paulo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Notre Voix Project: the Development of learning strategies for the French oral production from students of a Centro de Estudo de Línguas CEL - in the state of São Paulo
title Projeto Notre Voix: o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem para a produção oral em francês de alunos de um Centro de Estudos de Línguas do estado de São Paulo
spellingShingle Projeto Notre Voix: o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem para a produção oral em francês de alunos de um Centro de Estudos de Línguas do estado de São Paulo
Evelise Mateos Nicoletti Sanches
title_short Projeto Notre Voix: o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem para a produção oral em francês de alunos de um Centro de Estudos de Línguas do estado de São Paulo
title_full Projeto Notre Voix: o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem para a produção oral em francês de alunos de um Centro de Estudos de Línguas do estado de São Paulo
title_fullStr Projeto Notre Voix: o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem para a produção oral em francês de alunos de um Centro de Estudos de Línguas do estado de São Paulo
title_full_unstemmed Projeto Notre Voix: o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem para a produção oral em francês de alunos de um Centro de Estudos de Línguas do estado de São Paulo
title_sort Projeto Notre Voix: o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem para a produção oral em francês de alunos de um Centro de Estudos de Línguas do estado de São Paulo
author Evelise Mateos Nicoletti Sanches
author_facet Evelise Mateos Nicoletti Sanches
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Heloisa Brito de Albuquerque Costa
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Lucia Claro Cristovão
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fernanda Landucci Ortale
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Cristina Moerbeck Casadei Pietraroia
dc.contributor.author.fl_str_mv Evelise Mateos Nicoletti Sanches
contributor_str_mv Heloisa Brito de Albuquerque Costa
Maria Lucia Claro Cristovão
Fernanda Landucci Ortale
Cristina Moerbeck Casadei Pietraroia
description Esta dissertação de mestrado intitulada \"Projeto Notre Voix: o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem para a produção oral em francês de alunos de um Centro de Estudo de Línguas do estado de São Paulo\" tem o objetivo geral de analisar, por meio da criação de um projeto, a produção oral de um grupo de adolescentes e jovens adultos, alunos de Francês Língua Estrangeira (FLE) em um CEL do estado de São Paulo. O referencial teórico da pesquisa baseou-se nos conceitos de estratégias de aprendizagem (OXFORD, 1990; CYR, 1998, OLMO, 2016), alternância de código (CAUSA, 1997), língua materna (CASTELLOTTI, 2001), perspectiva acional (PUREN, 2004 e 2009), didática do oral (WEBER, 2013) e pedagogia de projetos (PERRENOUD, 1998, 1999. LEFFA; IRALA, 2014). Os objetivos da pesquisa foram os seguintes: i) identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos-participantes para o desenvolvimento da produção oral; ii) identificar em quais situações a língua materna é uma estratégia utilizada pelos alunos-participantes em situações de produção oral; iii) analisar em que medida as atividades didáticas propostas pelo professor contribuem para mobilizar diferentes estratégias de aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa-interpretativa, o método utilizado foi a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1998) e a coleta de dados foi feita a partir da realização do projeto pedagógico \"Notre Voix: Apresentações Orais em FLE\", cujo tema norteador foi filmes e séries de televisão em língua francesa. As etapas da pesquisa foram: identificação do perfil linguístico dos alunos-participantes e de seu contato com a língua francesa e com outras línguas estrangeiras; realização de atividades orais individuais e em grupos, a fim de identificar quais as estratégias utilizadas pelos alunos-participantes para a produção oral na língua alvo e, finalmente, uma reflexão em língua materna sobre as percepções dos alunos-participantes em relação ao trabalho desenvolvido. Os resultados da pesquisa apontaram que as estratégias de aprendizagem utilizadas - mnemônicas, cognitivas, compensatórias, metacognitivas, afetivas e sociais - estão relacionadas ao tipo de atividade proposta pelo professor. Além disso, a presença da língua materna foi observada nas situações em que os alunos-participantes mobilizam seus saberes servindo-se da interlíngua e da alternância de código como estratégias de aprendizagem. A contribuição da pesquisa se dá no âmbito da formação de professores de línguas estrangeiras em contextos diversos, uma vez que a investigação sobre as estratégias de aprendizagem faz parte da reflexão do agir do professor e dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-05082020-181818
url https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-05082020-181818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras (Língua e Literatura Francesa)
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376582774915072