Empresas de moda autodenominadas sustentáveis em São Paulo: estudo de múltiplos casos
| Ano de defesa: | 2021 |
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| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso aberto |
| Idioma: | por |
| Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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| Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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| Departamento: |
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| País: |
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| Palavras-chave em Português: | |
| Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-13012022-093610/ |
Resumo: | O tema desenvolvimento sustentável tem suscitado vários debates acerca de sua definição e de sua própria viabilidade dentro do contexto de maximização da produção de bens inseridos no modo de produção capitalista. Fomentada pelos meios de comunicação, a preocupação com a questão ambiental tem se tornado palco de discussões no que cerne a finitude dos recursos naturais e a degradação ecológica. Se por um lado, o conceito de sustentabilidade e visto com ceticismo, como mais um recurso para gerar lucratividade com roupagem pautada nas declarações socioambientais, por outro, empresas sinalizam que pode haver alinhamento entre gerar lucro e ser comprometido com o meio ambiente e pessoas: o princípio norteador do triple bottom line. A partir da década de 1990, as primeiras empresas de vestuário refletem a utilização desse conceito na moda, já que essa indústria está diretamente ligada aos escândalos que remetem ao desgaste ambiental e a exploração de mão de obra nos países periféricos. A presente pesquisa tem como cenário o estado de São Paulo, onde se observou, principalmente desde 2015, o fenômeno da rápida multiplicação de marcas coma declarada preocupação sustentável. A partir de pesquisa qualitativa exploratória, de estudo de múltiplos casos, tem como propósito norteador, analisar questões tais como a compreensão diversificada do próprio conceito de moda sustentável por cada empresa, as práticas adotadas, o tipo de vestuário produzido, o presumível impacto ambiental/social das roupas fabricadas e o eventual desalinhamento entre o discurso de sustentabilidade e sua prática efetiva, analisando a perspectiva dos próprios empresários. Dessa maneira, o trabalho contribui para o avanço das discussões no âmbito acadêmico ao pontuar as diferenças conceituais encontradas entre a literatura e o mercado, além de propiciar no âmbito gerencial, as compreensões detalhadas sobre os aspectos que podem ser aperfeiçoados como forma de prevenir e superar entraves. |
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Empresas de moda autodenominadas sustentáveis em São Paulo: estudo de múltiplos casosSelf-described sustainable fashion companies in Sao Paulo: a multiple case studyModa SustentávelModa Sustentável São PauloSustainabilitySustainable FashionSustainable Fashion Sao PauloSustentabilidadeO tema desenvolvimento sustentável tem suscitado vários debates acerca de sua definição e de sua própria viabilidade dentro do contexto de maximização da produção de bens inseridos no modo de produção capitalista. Fomentada pelos meios de comunicação, a preocupação com a questão ambiental tem se tornado palco de discussões no que cerne a finitude dos recursos naturais e a degradação ecológica. Se por um lado, o conceito de sustentabilidade e visto com ceticismo, como mais um recurso para gerar lucratividade com roupagem pautada nas declarações socioambientais, por outro, empresas sinalizam que pode haver alinhamento entre gerar lucro e ser comprometido com o meio ambiente e pessoas: o princípio norteador do triple bottom line. A partir da década de 1990, as primeiras empresas de vestuário refletem a utilização desse conceito na moda, já que essa indústria está diretamente ligada aos escândalos que remetem ao desgaste ambiental e a exploração de mão de obra nos países periféricos. A presente pesquisa tem como cenário o estado de São Paulo, onde se observou, principalmente desde 2015, o fenômeno da rápida multiplicação de marcas coma declarada preocupação sustentável. A partir de pesquisa qualitativa exploratória, de estudo de múltiplos casos, tem como propósito norteador, analisar questões tais como a compreensão diversificada do próprio conceito de moda sustentável por cada empresa, as práticas adotadas, o tipo de vestuário produzido, o presumível impacto ambiental/social das roupas fabricadas e o eventual desalinhamento entre o discurso de sustentabilidade e sua prática efetiva, analisando a perspectiva dos próprios empresários. Dessa maneira, o trabalho contribui para o avanço das discussões no âmbito acadêmico ao pontuar as diferenças conceituais encontradas entre a literatura e o mercado, além de propiciar no âmbito gerencial, as compreensões detalhadas sobre os aspectos que podem ser aperfeiçoados como forma de prevenir e superar entraves.The theme of sustainable development has raised several debates about its definition and its own viability within the context of maximizing the production of goods inserted in the capitalist production mode of production. Encouraged by the media, the concern with the environmental issue has become the stage for discussions about the finitude of natural resources and ecological degradation. If, on the one hand, the concept of sustainability is seen with skepticism, as one more resource to generate profitability dressed up in socio- environmental statements, on the other hand, companies signal that there may be alignment between generating a profit and being committed to the environment and people: the guiding principle ofthe triple bottom line. As of the 1990s, the first clothing companies reflect the use of this concept in fashion, since this industry is directly linked to scandals that refer to environmental wear and labor exploitation in peripheral countries. The present research has as scenario the state of Sao Paulo, where it was observed, especially since 2015, the phenomenon of the rapid multiplication of brands withthe declared sustainable concern. From qualitative exploratory research, multiple case study, has as guiding purpose, analyze issues such as the diverse understanding of the very concept of \"sustainable fashion\" by each company, the practices adopted, the type of clothing produced, the presumed environmental/social impact of manufactured clothes and the possible misalignment between the discourse of sustainability and its effective practice, analyzing the perspective of the entrepreneurs themselves. Thus, the study contributes to the advancement of discussions in the academic field by pointing out the conceptual differences found between the literature and the market, in addition to providing, in the managerial field, detailed understandings about the aspects that can be improved as a way to prevent and overcome barriers.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMendes, Francisca DantasLee, Kyung Ha2021-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-13012022-093610/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-06-12T14:16:03Zoai:teses.usp.br:tde-13012022-093610Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-06-12T14:16:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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