Condicionantes geotécnicos do traçado de rodovias: uma proposta metodológica de escolha baseada na análise de decisões com objetivos múltiplos.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1995
Autor(a) principal: Galves, Maria Lucia
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3145/tde-06032025-151853/
Resumo: A escolha do traçado de rodovias é considerada, nesta pesquisa, como um problema de decisão com objetivos múltiplos e conflitantes, pois abrange aspectos econômicos e ambientais. Dessa forma, foi proposta uma metodologia para auxiliar o processo de tomada de decisão, composta de duas etapas: estruturação do problema e análise das alternativas de traçado. A estruturação compreende a identificação do decisor, a definição de um conjunto de objetivos e respectivos atributos, bem como a elaboração do estudo de alternativas e do estudo de impacto ambiental - EIA. Na segunda etapa, são empregados métodos de auxílio a decisão, por meio dos quais os traçados são comparados e ordenados de acordo com as preferências do decisor e dos valores dos atributos, permitindo a escolha da alternativa mais favorável. Nesta pesquisa foi dada ênfase a análise de decisões, tendo-se também utilizado dois outros métodos: método da distância e electre. A metodologia proposta foi aplicada a um estudo de caso, sobre a duplicação da rodovia Piacaguera-Guarujá, no trecho de travessia da Serra do Quilombo. Este projeto foi examinado do ponto de vista dos seguintes objetivos: reduzir a ocorrência de escorregamentos e a deposição de sedimentos, e reduzir custos.
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