Condicionantes geotécnicos do traçado de rodovias: uma proposta metodológica de escolha baseada na análise de decisões com objetivos múltiplos.
Ano de defesa: | 1995 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3145/tde-06032025-151853/ |
Resumo: | A escolha do traçado de rodovias é considerada, nesta pesquisa, como um problema de decisão com objetivos múltiplos e conflitantes, pois abrange aspectos econômicos e ambientais. Dessa forma, foi proposta uma metodologia para auxiliar o processo de tomada de decisão, composta de duas etapas: estruturação do problema e análise das alternativas de traçado. A estruturação compreende a identificação do decisor, a definição de um conjunto de objetivos e respectivos atributos, bem como a elaboração do estudo de alternativas e do estudo de impacto ambiental - EIA. Na segunda etapa, são empregados métodos de auxílio a decisão, por meio dos quais os traçados são comparados e ordenados de acordo com as preferências do decisor e dos valores dos atributos, permitindo a escolha da alternativa mais favorável. Nesta pesquisa foi dada ênfase a análise de decisões, tendo-se também utilizado dois outros métodos: método da distância e electre. A metodologia proposta foi aplicada a um estudo de caso, sobre a duplicação da rodovia Piacaguera-Guarujá, no trecho de travessia da Serra do Quilombo. Este projeto foi examinado do ponto de vista dos seguintes objetivos: reduzir a ocorrência de escorregamentos e a deposição de sedimentos, e reduzir custos. |
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Condicionantes geotécnicos do traçado de rodovias: uma proposta metodológica de escolha baseada na análise de decisões com objetivos múltiplos.Untitled in englishHighways (Route)Rodovias (Traçado)A escolha do traçado de rodovias é considerada, nesta pesquisa, como um problema de decisão com objetivos múltiplos e conflitantes, pois abrange aspectos econômicos e ambientais. Dessa forma, foi proposta uma metodologia para auxiliar o processo de tomada de decisão, composta de duas etapas: estruturação do problema e análise das alternativas de traçado. A estruturação compreende a identificação do decisor, a definição de um conjunto de objetivos e respectivos atributos, bem como a elaboração do estudo de alternativas e do estudo de impacto ambiental - EIA. Na segunda etapa, são empregados métodos de auxílio a decisão, por meio dos quais os traçados são comparados e ordenados de acordo com as preferências do decisor e dos valores dos atributos, permitindo a escolha da alternativa mais favorável. Nesta pesquisa foi dada ênfase a análise de decisões, tendo-se também utilizado dois outros métodos: método da distância e electre. A metodologia proposta foi aplicada a um estudo de caso, sobre a duplicação da rodovia Piacaguera-Guarujá, no trecho de travessia da Serra do Quilombo. Este projeto foi examinado do ponto de vista dos seguintes objetivos: reduzir a ocorrência de escorregamentos e a deposição de sedimentos, e reduzir custos.Considering highway route selection as a decision problem with multiple and conflicting objectives, it was proposed a methodology to support the decision making process, composed of two phases: structuring the problem and analysis of alternative routes. Structuring includes identification of the decision maker, definition of a set of objectives and attributes as well as developement of engineering and environmental studies. In the second phase, decision aid methods are applied to compare and classify the alternative routes according to decision maker preferences and estimated values for the sttributes. In this research emphasis was given to Decision Analysis approach. Two other methods were also employed: Compromise Programming and ELECTRE. The applicability of the proposed methodology was illustrated in a case study concerning Highway SP-55 (Piaçaguera-Guarujá) twinning, in Serra do Quilombo crossing. This Project was analysed taking into account the following objectives: minimizing landslides occurrence and sedimentation, and minimizing costs. Results indicate that this methodology is very adequate to aid decision makers selecting a highway route. It can also be utilized in decision problems envolving different projects that modify the environment.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHachich, Waldemar CoelhoGalves, Maria Lucia1995-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3145/tde-06032025-151853/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-03-06T18:23:02Zoai:teses.usp.br:tde-06032025-151853Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-03-06T18:23:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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