Projetos de vida de jovens universitários: um estudo sobre engajamento social e projeto de vida

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Haertel, Daniela
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122018-095813/
Resumo: A presente investigação tem como objetivo identificar em que medida o engajamento social pode impactar na consistência dos projetos de vida de jovens universitários brasileiros. Para tanto, partiu-se do conceito de projeto de vida de Damon e seus colaboradores (DAMON; MENON; BRONK, 2003; DAMON 2003; DAMON, 2009; BRONK, 2014), apresentando seus elementos centrais: objetivo direcionado, significado, comprometimento e impacto no mundo. A perspectiva teórica destes autores realça a dimensão ética de um projeto de vida, mas também instrumentaliza o reconhecimento dos seus aspectos fundamentais. Embora identificados os elementos centrais de um projeto de vida, sua dimensão ética e os benefícios que produz no ciclo do desenvolvimento, pouco ainda se sabe sobre o que leva um jovem a elaborar um projeto de vida consistente e persistir em sua na concretização (SAVAGE; MARIANO, 2009). Eleger um projeto de vida consistente é fundamental para que este não permaneça no campo da ideação e se traduza em ações concretas, impactando o mundo e a própria trajetória de vida. Diante desta discussão, acredita-se que o engajamento social é uma oportunidade de transformação pessoal e protagonismo, onde o jovem se vê possibilitado de transformar a realidade social do mundo em que vive (CARRANO, 2012; CASTRO, L.R. 2008; RIBEIRO MESQUITA et al., 2016). O engajamento social é uma oportunidade de reconhecer as próprias habilidades e talentos e de reconhecer como é possível utiliza-las para produzir ações que impactem no mundo. Ao mesmo tempo, atuando no meio social, o jovem tem a oportunidade de conhecer demandas e necessidades reais da sociedade. Por este motivo, levantou-se a hipótese de que o engajamento social poderia ser uma importante ferramenta na construção de projetos de vida consistentes. Para atender o objetivo proposto nesta investigação, aplicou-se um levantamento (survey) com 321 jovens universitários brasileiros, estudantes de faculdades públicas e privadas dos mais variados cursos e regiões brasileiras. O resultado desta pesquisa nos permitiu reconhecer a presença e característica do engajamento social e do projeto de vida entre jovens universitários brasileiros e demonstrou que a presença de projetos de vida consistentes apresentou uma frequência maior entre jovens socialmente engajados. Também foi possível verificar que a maior parte dos jovens socialmente engajados percebe uma relação muito próxima entre o engajamento social e a escolha de um projeto de vida.
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spelling Projetos de vida de jovens universitários: um estudo sobre engajamento social e projeto de vidaPurpose of university students: a study on social engagement and purposeEngajamento socialJovens universitáriosJuventudeParticipaçãoParticipationProjeto de vidaPurposeSocial engagementYoung university studentsYouthA presente investigação tem como objetivo identificar em que medida o engajamento social pode impactar na consistência dos projetos de vida de jovens universitários brasileiros. Para tanto, partiu-se do conceito de projeto de vida de Damon e seus colaboradores (DAMON; MENON; BRONK, 2003; DAMON 2003; DAMON, 2009; BRONK, 2014), apresentando seus elementos centrais: objetivo direcionado, significado, comprometimento e impacto no mundo. A perspectiva teórica destes autores realça a dimensão ética de um projeto de vida, mas também instrumentaliza o reconhecimento dos seus aspectos fundamentais. Embora identificados os elementos centrais de um projeto de vida, sua dimensão ética e os benefícios que produz no ciclo do desenvolvimento, pouco ainda se sabe sobre o que leva um jovem a elaborar um projeto de vida consistente e persistir em sua na concretização (SAVAGE; MARIANO, 2009). Eleger um projeto de vida consistente é fundamental para que este não permaneça no campo da ideação e se traduza em ações concretas, impactando o mundo e a própria trajetória de vida. Diante desta discussão, acredita-se que o engajamento social é uma oportunidade de transformação pessoal e protagonismo, onde o jovem se vê possibilitado de transformar a realidade social do mundo em que vive (CARRANO, 2012; CASTRO, L.R. 2008; RIBEIRO MESQUITA et al., 2016). O engajamento social é uma oportunidade de reconhecer as próprias habilidades e talentos e de reconhecer como é possível utiliza-las para produzir ações que impactem no mundo. Ao mesmo tempo, atuando no meio social, o jovem tem a oportunidade de conhecer demandas e necessidades reais da sociedade. Por este motivo, levantou-se a hipótese de que o engajamento social poderia ser uma importante ferramenta na construção de projetos de vida consistentes. Para atender o objetivo proposto nesta investigação, aplicou-se um levantamento (survey) com 321 jovens universitários brasileiros, estudantes de faculdades públicas e privadas dos mais variados cursos e regiões brasileiras. O resultado desta pesquisa nos permitiu reconhecer a presença e característica do engajamento social e do projeto de vida entre jovens universitários brasileiros e demonstrou que a presença de projetos de vida consistentes apresentou uma frequência maior entre jovens socialmente engajados. Também foi possível verificar que a maior parte dos jovens socialmente engajados percebe uma relação muito próxima entre o engajamento social e a escolha de um projeto de vida.The present research aims to identify to what extent social engagement can impact the consistency of purpose of Brazilian university students. In order to do so, this analysis was based on the concept of purpose of Damon and his collaborators (DAMON; MENON; BRONK, 2003; DAMON 2003; DAMON, 2009; BRONK, 2014), presenting its central elements: goal, meaning, commitment and impact in the world. The theoretical perspective of these authors emphasizes the ethical dimension of a purpose, but also, allows the recognition of its fundamental aspects. Although the central elements of purpose, its ethical dimension, and the benefits it produces in the development cycle are identified, little is known about what leads a young person to elaborate a consistent purpose and to persist in achieving it (SAVAGE; MARIANO, 2009). Choosing a consistent purpose is fundamental so that it does not remain in the field of ideation and is translated into concrete actions, impacting the world and the life trajectory itself. It is believed that social engagement is an opportunity for personal transformation and protagonism, where the young person is enabled to transform the social reality of the world in which they live (RIBEIRO MESQUITA et al., 2016; CARRANO, 2012; CASTRO, L.R. 2008). Social engagement is an opportunity to recognize one\'s own abilities and talents, and in what ways this can produce actions that impact the world. At the same time, by working in a social environment, young people have the opportunity to meet real demands and needs of society. For this reason, the hypothesis was raised that social engagement could be an important tool in the construction of consistent life projects. To meet the objective proposed in this research, a survey was conducted with 321 Brazilian university students, students from public and private colleges of the most varied Brazilian courses and regions. The result of this research allowed us to recognize the presence and character of social engagement and purpose among Brazilian university students and it demonstrated that the presence of consistent life projects its higher among socially engaged youths. It was also possible to verify that the majority of socially engaged young people perceive a very close relationship between social engagement and the choice of a purpose.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraújo, Ulisses Ferreira deHaertel, Daniela2018-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122018-095813/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-11122018-095813Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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