A experiência da leitura literária em um curso de francês instrumental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Rita Jover-Faleiros
Orientador(a): Cristina Moerbeck Casadei Pietraroia
Banca de defesa: Heloisa Brito de Albuquerque Costa, Diva Barbaro Damato
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Letras (Língua e Literatura Francesa)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-10082007-160046
Resumo: Costuma-se identificar o ensino do Francês Instrumental (FI), prática que se inscreve entre as modalidades do ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE), com o ensino da leitura de textos em francês e trata-se, em geral, da leitura de textos informativos. Neste trabalho, contudo, propomos, também, a leitura de textos literários neste contexto de ensino/aprendizagem. Para tal, fazemos, primeiramente, um histórico do FI. Em seguida, discutimos os processos cognitivos da leitura, da leitura em língua estrangeira e a especificidade da leitura literária em língua estrangeira. Enfim, a partir da metodologia proposta por Dabène e Quet (2000), refletimos sobre a contribuição do texto literário em um curso de FI por meio da análise das verbalizações orais e escritas realizadas por alunos desse curso
id USP_ca6852e24fa539867efe5753a91dde27
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10082007-160046
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A experiência da leitura literária em um curso de francês instrumental The experience of the literary reading in a reading in French course 2006-08-08Cristina Moerbeck Casadei PietraroiaHeloisa Brito de Albuquerque CostaDiva Barbaro DamatoRita Jover-FaleirosUniversidade de São PauloLetras (Língua e Literatura Francesa)USPBR Ensino de língua estrangeira Ensino e aprendizagem French language (Study and learning) Leitura Língua Francesa (Estudo e ensino) Reading teaching and learning Teaching of foreign language Costuma-se identificar o ensino do Francês Instrumental (FI), prática que se inscreve entre as modalidades do ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE), com o ensino da leitura de textos em francês e trata-se, em geral, da leitura de textos informativos. Neste trabalho, contudo, propomos, também, a leitura de textos literários neste contexto de ensino/aprendizagem. Para tal, fazemos, primeiramente, um histórico do FI. Em seguida, discutimos os processos cognitivos da leitura, da leitura em língua estrangeira e a especificidade da leitura literária em língua estrangeira. Enfim, a partir da metodologia proposta por Dabène e Quet (2000), refletimos sobre a contribuição do texto literário em um curso de FI por meio da análise das verbalizações orais e escritas realizadas por alunos desse curso It is used to identifying the teaching of Reading in French (RF), as a practice that is included among the modalities of the teaching of French as a Foreign Language (FFL) with the teaching of reading of French texts and in general, it deals with the reading of informative texts. In this work, however, I also propose literary text readings in the context of teaching/learning. For such, I do, firstly, a historical of RF. After that, I discuss the cognitive processes of reading, reading in foreign language and the specifity of literary reading in foreign language. Finally, from the proposed methodology by Dabène and Quet (2000), I reflect about the contribution of the literary text in a RF course through the analysis of oral and written verbalizations achieved by the students of this course. https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-10082007-160046info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:37:24Zoai:teses.usp.br:tde-10082007-160046Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A experiência da leitura literária em um curso de francês instrumental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The experience of the literary reading in a reading in French course
title A experiência da leitura literária em um curso de francês instrumental
spellingShingle A experiência da leitura literária em um curso de francês instrumental
Rita Jover-Faleiros
title_short A experiência da leitura literária em um curso de francês instrumental
title_full A experiência da leitura literária em um curso de francês instrumental
title_fullStr A experiência da leitura literária em um curso de francês instrumental
title_full_unstemmed A experiência da leitura literária em um curso de francês instrumental
title_sort A experiência da leitura literária em um curso de francês instrumental
author Rita Jover-Faleiros
author_facet Rita Jover-Faleiros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cristina Moerbeck Casadei Pietraroia
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Heloisa Brito de Albuquerque Costa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Diva Barbaro Damato
dc.contributor.author.fl_str_mv Rita Jover-Faleiros
contributor_str_mv Cristina Moerbeck Casadei Pietraroia
Heloisa Brito de Albuquerque Costa
Diva Barbaro Damato
description Costuma-se identificar o ensino do Francês Instrumental (FI), prática que se inscreve entre as modalidades do ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE), com o ensino da leitura de textos em francês e trata-se, em geral, da leitura de textos informativos. Neste trabalho, contudo, propomos, também, a leitura de textos literários neste contexto de ensino/aprendizagem. Para tal, fazemos, primeiramente, um histórico do FI. Em seguida, discutimos os processos cognitivos da leitura, da leitura em língua estrangeira e a especificidade da leitura literária em língua estrangeira. Enfim, a partir da metodologia proposta por Dabène e Quet (2000), refletimos sobre a contribuição do texto literário em um curso de FI por meio da análise das verbalizações orais e escritas realizadas por alunos desse curso
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-10082007-160046
url https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-10082007-160046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras (Língua e Literatura Francesa)
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376719415902208