Problema de Roteamento de Veículos com Restrições de Empacotamento Bidimensional e Entrega Fracionada para a Minimização da Emissão de Dióxido de Carbono

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Ferreira, Kamyla Maria
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-30092022-085503/
Resumo: Este trabalho lida com três variantes do problema de roteamento de veículos capacitado com restrições de empacotamento bidimensional (2L-CVRP): o problema de roteamento de veículos com restrições de empacotamento bidimensional e entrega fracionada (2L-SDVRP); o problema de roteamento de veículos com restrições de empacotamento bidimensional para a minimização da emissão de dióxido de carbono (G2L-CVRP); e o problema de roteamento de veículos com restrições de empacotamento bidimensional e entrega fracionada para a minimização da emissão de dióxido de carbono (G2L-SDVRP). Ao considerar a entrega fracionada, um cliente pode ser atendido por mais de um veículo. O objetivo desta tese é analisar quais benefícios, em relação ao custo de transporte e à redução de emissão de dióxido de carbono, podem ser obtidos com a incorporação das restrições de entrega fracionada e de questões ambientais. Para tanto, modelos matemáticos são propostos para cada versão do 2L-CVRP estudada. Para a resolução dos problemas, foi proposto um método exato do tipo branch-and-cut e uma meta-heurística baseada na busca em vizinhança variável. As duas abordagens utilizam diferentes estratégias para lidar com o problema de empacotamento bidimensional, dentre elas: limitantes, heurísticas e métodos exatos. Os métodos desenvolvidos foram avaliados utilizando um conjunto de instâncias da literatura e um novo conjunto gerado neste trabalho. Os resultados mostram que não só é possível reduzir os custos do transporte com a resolução do 2L-SDVRP e do G2L-SDVRP, mas também reduzir a quantidade emitida de dióxido de carbono para o 2L-SDVRP, G2L-CVRP e G2L-SDVRP quando comparado ao 2L-CVRP.
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