Teoria da Resposta ao Item
Ano de defesa: | 1999 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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País: |
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Resumo: | Neste trabalho são apresentados os conceitos básicos da Teoria da Resposta ao Item - TRI - e algumas de suas aplicações em avaliações educacionais brasileiras. A TRI utiliza modelos de variáveis latentes para representar a relação entre a probabilidade de um indivíduo responder corretamente a um item e seus traços latentes ou habilidades. Apresentamos os principais modelos - em particular o modelo logístico de três parâmetros - e métodos de estimação dos parâmetros dos itens e das habilidades dos respondentes. Introduzimos o conceito de equalização, que é uma das maiores contribuições desta teoria, uma vez que possibilita a comparação do desempenho de duas ou mais populações de indivíduos, quando submetidas a diferentes testes com itens comuns. Discutimos também os recursos computacionais disponíveis, e por fim, apresentamos uma aplicação da TRI na análise dos dados obtidos pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) nos anos de 1996 e 1997. Os resultados obtidos na análise destes dados ilustram o grande potencial desta teoria, pois graças ao processo de equalização foi possível não só a comparação do desempenho de alunos de diferentes séries como também a construção de uma escala de conhecimento - pedagogicamente interpretável - para as séries avaliadas |
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