Efeitos da prática mental na aprendizagem de uma habilidade motora

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1981
Autor(a) principal: Leite, Márcio Monteiro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39131/tde-05102023-142923/
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da prática mental como forma de facilitar o aprendizado de uma habilidade motora (lance livre) no basquete. Este estudo foi realizado na Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, segundo semestre de 1980. Os sujeitos do estudo foram 75 crianças do sexo masculino, com idades entre 12 e 14 anos. O experimento durou cinco semanas e foi dividido em duas fases: - Em Na primeira fase todos os alunos participam de um período para habituação à prática física das habilidades motoras consideradas necessárias à posterior prática do lance livre. Esse período teve duração de uma semana - na segunda fase os alunos foram divididos livremente em três grupos experimentais: 1) prática mental; 2) prática física; e 3) combinação de prática física mental. O programa de atividades consistiu - para as três turmas de dez sessões práticas, com duração de 20 minutos cada, durante quatro semanas. A média da variável dependente foi analisada estatisticamente através do teste t, de estudo, mostrando que as metodologias aplicadas nos três grupos foram significativas (p < 0,05). A análise de variância indicou diferenças significativas (p <0,05) entre os grupos de prática física e combinação de prática física e prática mental, em comparação com o grupo de prática mental. A combinação do grupo prática física e prática mental obteve pontuação superior, embora não significativa (p < 0,05) quando comparado ao grupo prática física. Este estudo indica que a prática física da habilidade motora a ser adquirida deve ser muito bem controlada antes de ser aplicada a prática mental para que os iniciantes tenham experiência correta do movimento a ser adquirido. Os sujeitos do grupo combinação de prática física e mental mostraram na execução do lance livre que seus movimentos eram mais coordenados e tinham mais precisão, comparados aos sujeitos dos outros grupos
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