Caminhos da urbanização: rede urbana da província de Alagoas no século XIX, Maceió e vale do rio Mundaú.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Rodrigues, Rosemary Lopes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-21082024-145309/
Resumo: Esta pesquisa está inserida na área do conhecimento da história da urbanização brasileira. Estuda o processo de urbanização da província de Alagoas no século XIX, na porção do território que abrange de Maceió à antiga vila da Imperatriz (atual município União dos Palmares), situada no vale do rio Mundaú. Discute a consolidação da rede urbana existente entre a capital e a região das matas a partir da incorporação das transformações materiais difundidas nos oitocentos, com enfoque na implantação do primeiro trecho da Alagoas Railway, ferrovia inaugurada em 1884, que comunicou o porto de Jaraguá ao centro da província. Defende a hipótese de que a circulação de novos agentes e a atuação de grupos sociais locais, associadas à mecanização do território, aceleraram e consolidaram a urbanização no interior, fortalecendo as antigas redes urbanas e induzindo a criação de novas, bem como reforçaram a centralização e a hierarquia de Maceió em Alagoas. De abordagem metodológica qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica, com a contribuição de autores de diversas áreas do conhecimento, e em uma exaustiva pesquisa documental realizada em acervos do Brasil e do exterior. Está fundamentada nos preceitos para o estudo da urbanização apresentados por Reis Filho (1968), também desenvolvidos por Lepetit (2001), que consideram as diversas escalas espaciais e temporais do objeto de pesquisa, privilegiando a atuação dos agentes nos processos de construção do território, entendido como produto social. Seu ineditismo reside na escolha do objeto e no recorte geográfico, ao trazer novas interpretações e perspectivas sobre o processo de urbanização de Alagoas no século XIX, considerando as relações entre litoral e interior, e as peculiaridades históricas de suas ocupações territoriais. Apresenta como contribuições a exploração e publicização de fontes documentais que ainda não tinham sido manipuladas e o conhecimento público de agentes responsáveis pela produção do território alagoano.
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Discute a consolidação da rede urbana existente entre a capital e a região das matas a partir da incorporação das transformações materiais difundidas nos oitocentos, com enfoque na implantação do primeiro trecho da Alagoas Railway, ferrovia inaugurada em 1884, que comunicou o porto de Jaraguá ao centro da província. Defende a hipótese de que a circulação de novos agentes e a atuação de grupos sociais locais, associadas à mecanização do território, aceleraram e consolidaram a urbanização no interior, fortalecendo as antigas redes urbanas e induzindo a criação de novas, bem como reforçaram a centralização e a hierarquia de Maceió em Alagoas. De abordagem metodológica qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica, com a contribuição de autores de diversas áreas do conhecimento, e em uma exaustiva pesquisa documental realizada em acervos do Brasil e do exterior. Está fundamentada nos preceitos para o estudo da urbanização apresentados por Reis Filho (1968), também desenvolvidos por Lepetit (2001), que consideram as diversas escalas espaciais e temporais do objeto de pesquisa, privilegiando a atuação dos agentes nos processos de construção do território, entendido como produto social. Seu ineditismo reside na escolha do objeto e no recorte geográfico, ao trazer novas interpretações e perspectivas sobre o processo de urbanização de Alagoas no século XIX, considerando as relações entre litoral e interior, e as peculiaridades históricas de suas ocupações territoriais. Apresenta como contribuições a exploração e publicização de fontes documentais que ainda não tinham sido manipuladas e o conhecimento público de agentes responsáveis pela produção do território alagoano.This research falls within the field of Brazilian urbanization history and examines the process of urbanization in the province of Alagoas in the 19th century, focusing on the territory spanning from Maceió to the village of Imperatriz (the current União dos Palmares municipality) in the Mundaú River valley. It discusses the consolidation of the urban network between the capital and the forest region through the incorporation of material transformations prevalent in the nineteenth century, with a focus on the implementation of the first section of the Alagoas Railway, inaugurated in 1884 and connecting the port of Jaraguá to the province\'s center. It argues the circulation of new agents and the involvement of local social groups, associated with the mechanization of the territory, accelerated and consolidated urbanization inland, strengthening urban networks, inducing the creation of new ones, and reinforcing the centralization and hierarchy of Maceió in Alagoas. A qualitative methodological approach based on bibliographic research and with contributions from authors from several fields of knowledge and an exhaustive documentary research conducted in archives in Brazil and abroad was adopted. The study is grounded in the principles of urbanization presented by Reis Filho (1968), also developed by Lepetit (2001), which consider the various spatial and temporal scales of a research object, privileging the role of agents in the processes of territory construction, understood as a social product. Its originality lies in the choice of the object and geographic scope, offering new interpretations and perspectives on the urbanization process of Alagoas in the nineteenth century and considering the relationships between the coast and the interior and the historical peculiarities of its territorial occupations. Its contributions include exploration and publicization of documentary sources not yet manipulated and the public knowledge of agents responsible for the production of the Alagoas territory.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBortolucci, Maria Angela Pereira de Castro e SilvaRodrigues, Rosemary Lopes2024-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-21082024-145309/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-23T14:17:02Zoai:teses.usp.br:tde-21082024-145309Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-23T14:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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