Oportunidades de aprendizagem profissional acerca do raciocínio matemático: vivências de uma professora durante um processo formativo professional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Trevisolli, Rosemeire Favaro Lisse
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
UTFPR
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34342
Resumo: Acompanha produto educacional: "Oportunidades de aprendizagem profissional acerca do raciocínio matemático: um relato para formadores de professores que ensinam matemática"
id UTFPR-12_309137a7860274abee32ae47f8e23783
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/34342
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling Oportunidades de aprendizagem profissional acerca do raciocínio matemático: vivências de uma professora durante um processo formativo professionalLearning opportunities about mathematical reasoning: experiences of a teacher during a formative processMatemática - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoAprendizagemEnsino - Orientação profissionalMathematics - Study and teachingTeachers, Training ofLearningTeaching - Vocacional guidanceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoAcompanha produto educacional: "Oportunidades de aprendizagem profissional acerca do raciocínio matemático: um relato para formadores de professores que ensinam matemática"This research develops on a continuing education project at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) – Cornélio Procópio and Londrina campus, aimed at teachers who teach mathematics at different levels of schooling. The training process was organized based on the PLOT model (Professional Learning Opportunities for Teachers), as it is a model that makes it is possible to promote learning opportunities for teachers, in this context we included the PDR cycle (Planning, Development, Reflection), in which training participants follow the entire process of Planning, Developing and Reflecting of a class. The focus of study in this training, which took place in the first semester of 2023, it was on understanding the essential processes and understandings of Mathematical Reasoning (MR). Starting from this context, the research aimed to analyze the professional learning opportunities (PLO) about Mathematical Reasoning, its processes, and understandings, experienced by a teacher participating in a training process, in the stages of planning, developing, and reflecting on a class. The nature of this study is qualitative and interpretative, and the analysis focused on the data produced by a teacher of Primary School on Early Years, highlighting different OAPs about RM that were declared by her or could be inferred from the data in each of the stages of the PDR cycles. These OAPs were segmented into two groups: Specialized Knowledge of MR and Pedagogical Knowledge of MR, the latter being organized into two categories: Knowledge of MR and teaching and Knowledge of MR and students. In this way, it can be concluded that the promotion of training actions that focus on OAP about MR can result in progress in the student's learning process and improve the proficiency in learning mathematics.Esta pesquisa se desenvolve a partir de um projeto de formação continuada, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – campus Cornélio Procópio e Londrina, destinado a professores que ensinam Matemática em diferentes níveis de escolaridade. O processo formativo foi organizado baseado no modelo PLOT (Professional Learning Opportunities for Teacher), por ser um modelo que viabiliza a promoção de oportunidades de aprendizagem a professores, e inserimos, neste contexto, o ciclo PDR (Planejamento, Desenvolvimento, Reflexão), no qual os participantes da formação acompanham todo o processo de Planejamento, Desenvolvimento e Reflexão de uma aula. O foco de estudo nesta formação, que se desenvolveu no primeiro semestre de 2023, foi a compreensão dos processos e entendimentos essenciais do Raciocínio Matemático (RM). Partindo desse contexto, a pesquisa teve por objetivo analisar as oportunidades de aprendizagem profissional (OAP) acerca do Raciocínio Matemático, seus processos e entendimentos, vivenciados por uma professora participante de um processo formativo, nas etapas de planejamento, desenvolvimento e reflexão de uma aula. A natureza do estudo é qualitativa, de cunho interpretativo, e a análise incidiu sobre os dados produzidos por uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando diferentes OAP acerca do RM que foram declaradas por ela ou puderam ser inferidas dos dados em cada uma das etapas dos ciclos PDR. Essas OAP foram segmentadas em dois grupos: Conhecimento Especializado do RM e Conhecimento Pedagógico do RM, que foi organizado em duas categorias: Conhecimento do RM e do ensino e Conhecimento do RM e dos estudantes. Dessa forma, conclui-se que a promoção de ações formativas que privilegiam OAP em relação ao RM, podem resultar em um avanço no processo de aprendizagem dos estudantes e na melhoria da proficiência na aprendizagem da Matemática.Universidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaBrasilPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRTrevisan, Andre Luishttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912http://lattes.cnpq.br/3166010229447391Vieira, Anna Flavia Magnonihttp://lattes.cnpq.br/7885791424874224Trevisan, Andre Luishttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391Araman, Eliane Maria de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1237757168533855Scheller, Morganahttp://lattes.cnpq.br/7776982904929456Trevisolli, Rosemeire Favaro Lisse2024-08-06T17:56:51Z2024-08-06T17:56:51Z2024-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfTREVISOLLI, Rosemeire Favaro Lisse. Oportunidades de aprendizagem profissional acerca do raciocínio matemático: vivências de uma professora durante um processo formativo. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34342porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.eninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPR2024-08-07T06:09:50Zoai:repositorio.utfpr.edu.br:1/34342Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestriut@utfpr.edu.bropendoar:2024-08-07T06:09:50Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Oportunidades de aprendizagem profissional acerca do raciocínio matemático: vivências de uma professora durante um processo formativo professional
Learning opportunities about mathematical reasoning: experiences of a teacher during a formative process
title Oportunidades de aprendizagem profissional acerca do raciocínio matemático: vivências de uma professora durante um processo formativo professional
spellingShingle Oportunidades de aprendizagem profissional acerca do raciocínio matemático: vivências de uma professora durante um processo formativo professional
Trevisolli, Rosemeire Favaro Lisse
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Aprendizagem
Ensino - Orientação profissional
Mathematics - Study and teaching
Teachers, Training of
Learning
Teaching - Vocacional guidance
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Oportunidades de aprendizagem profissional acerca do raciocínio matemático: vivências de uma professora durante um processo formativo professional
title_full Oportunidades de aprendizagem profissional acerca do raciocínio matemático: vivências de uma professora durante um processo formativo professional
title_fullStr Oportunidades de aprendizagem profissional acerca do raciocínio matemático: vivências de uma professora durante um processo formativo professional
title_full_unstemmed Oportunidades de aprendizagem profissional acerca do raciocínio matemático: vivências de uma professora durante um processo formativo professional
title_sort Oportunidades de aprendizagem profissional acerca do raciocínio matemático: vivências de uma professora durante um processo formativo professional
author Trevisolli, Rosemeire Favaro Lisse
author_facet Trevisolli, Rosemeire Favaro Lisse
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trevisan, Andre Luis
https://orcid.org/0000-0001-8732-1912
http://lattes.cnpq.br/3166010229447391
Vieira, Anna Flavia Magnoni
http://lattes.cnpq.br/7885791424874224
Trevisan, Andre Luis
http://lattes.cnpq.br/3166010229447391
Araman, Eliane Maria de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/1237757168533855
Scheller, Morgana
http://lattes.cnpq.br/7776982904929456
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisolli, Rosemeire Favaro Lisse
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Aprendizagem
Ensino - Orientação profissional
Mathematics - Study and teaching
Teachers, Training of
Learning
Teaching - Vocacional guidance
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
topic Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Aprendizagem
Ensino - Orientação profissional
Mathematics - Study and teaching
Teachers, Training of
Learning
Teaching - Vocacional guidance
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Acompanha produto educacional: "Oportunidades de aprendizagem profissional acerca do raciocínio matemático: um relato para formadores de professores que ensinam matemática"
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-06T17:56:51Z
2024-08-06T17:56:51Z
2024-05-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TREVISOLLI, Rosemeire Favaro Lisse. Oportunidades de aprendizagem profissional acerca do raciocínio matemático: vivências de uma professora durante um processo formativo. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34342
identifier_str_mv TREVISOLLI, Rosemeire Favaro Lisse. Oportunidades de aprendizagem profissional acerca do raciocínio matemático: vivências de uma professora durante um processo formativo. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.en
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.en
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
UTFPR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
UTFPR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv riut@utfpr.edu.br
_version_ 1834836578680176640