Compreensão dos processos de raciocínio matemático por professores: princípios de design para tarefas de aprendizagem profissional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2025
Autor(a) principal: Correa, Lucas do Nascimento
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
UTFPR
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37014
Resumo: Acompanha produto educacional "Raciocínio Matemático em Foco: Formação de Professores"
id UTFPR-12_e2da262ac454c9d9be57187adfa8e774
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/37014
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling Compreensão dos processos de raciocínio matemático por professores: princípios de design para tarefas de aprendizagem profissionalUnderstanding mathematical reasoning processes by teachers: design principles for professional learning tasksMatemática - Estudo e ensinoRaciocínioCompreensãoProfessores - FormaçãoMathematics - Study and teachingReasoningComprehensionTeachers, Training ofCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoAcompanha produto educacional "Raciocínio Matemático em Foco: Formação de Professores"Understanding the aspects of Mathematical Reasoning (MR) and ways to promote it in the classroom has been a focus advocated by various researchers in Mathematics Education, as well as by official curriculum documents from several countries. However, teachers do not always have a clear understanding of MR and its processes, as they often have not encountered MR and its processes during their initial training. In view of this, continuing education courses become necessary and contribute to teachers' specialized knowledge by creating learning opportunities about MR so that they can support its development in Mathematics lessons. Thus, the present research is situated within the context of MR and the development of teachers' knowledge regarding MR processes, as well as the enhancement of their professional development. It aims to understand the levels of understanding of MR processes demonstrated by teachers of the Early Years of Elementary Education (covering 1st to 5th grade, with students aged 6 to 10) when solving a Professional Learning Task (PLT) and, based on this, to support the formulation of design principles for PLTs that help improve teachers' knowledge of MR. Based on a qualitative investigation, the analyzed data consist of transcribed audio recordings of discussions between two pairs of teachers from the Early Years of Elementary Education as they solved a Professional Learning Task. The results reveal that the teachers mostly demonstrated elementary levels of understanding, leading to the development of design principles for PLTs that contribute to teachers' comprehension of Mathematical Reasoning processes.Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Entender os aspectos do Raciocínio Matemático (RM) e as formas de promovê-lo em sala de aula tem sido uma vertente defendida por diversos pesquisadores em Ensino de Matemática, bem como por documentos curriculares oficiais de vários países. Porém, nem sempre o entendimento sobre RM e seus processos são claros para os professores, pois muitas vezes não tiveram contato com o RM e seus processos na formação inicial. À vista disso, cursos de formação continuada se tornam necessários e contribuem para o conhecimento especializado dos docentes no sentido de criar oportunidades de aprendizagem sobre o RM para que possam apoiar o seu desenvolvimento nas aulas de Matemática. Desta forma, a presente pesquisa se insere no contexto do RM e da formação do conhecimento dos professores acerca dos processos de RM, bem como o aperfeiçoamento do desenvolvimento profissional. Tem, como objetivo, compreender os níveis de entendimento dos processos de RM demonstrados por professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (que compreende os 1° ao 5° anos, com alunos de 6 a 10 anos de idade) ao resolverem uma Tarefa de Aprendizagem Profissional (TAP) e, a partir disso, subsidiar a formulação de princípios de design para TAP que colaborem com o aprimoramento do conhecimento dos professores sobre o RM. Pautados numa investigação qualitativa, os dados analisados são áudios transcritos da discussão feita por duas duplas de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao resolveram uma Tarefa de Aprendizagem Profissional. Os resultados obtidos revelam que as professoras atingiram níveis de entendimento, em sua grande maioria, elementares, conduzindo-nos a elaboração de princípios de design para TAP que contribuam para a compreensão dos docentes sobre os processos de Raciocínio Matemático.Universidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaBrasilPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRAraman, Eliane Maria de Oliveirahttps://orcid.org/0000-0002-1808-2599http://lattes.cnpq.br/1237757168533855Serrazina, Maria de Lurdeshttps://www.cienciavitae.pt/portal/D91D-9562-DA46Araman, Eliane Maria de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1237757168533855Ribeiro, Alessandro Jacqueshttp://lattes.cnpq.br/8469011549621156Montes, Guillermo Enrique Ramirezhttps://orcid.org/0000-0002-2524-1674Correa, Lucas do Nascimento2025-05-30T19:41:20Z2025-05-30T19:41:20Z2025-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCORREA, Lucas do Nascimento. Compreensão dos processos de raciocínio matemático por professores: princípios de design para tarefas de aprendizagem profissional. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37014porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-brinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPR2025-05-31T06:12:09Zoai:repositorio.utfpr.edu.br:1/37014Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestriut@utfpr.edu.bropendoar:2025-05-31T06:12:09Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão dos processos de raciocínio matemático por professores: princípios de design para tarefas de aprendizagem profissional
Understanding mathematical reasoning processes by teachers: design principles for professional learning tasks
title Compreensão dos processos de raciocínio matemático por professores: princípios de design para tarefas de aprendizagem profissional
spellingShingle Compreensão dos processos de raciocínio matemático por professores: princípios de design para tarefas de aprendizagem profissional
Correa, Lucas do Nascimento
Matemática - Estudo e ensino
Raciocínio
Compreensão
Professores - Formação
Mathematics - Study and teaching
Reasoning
Comprehension
Teachers, Training of
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Compreensão dos processos de raciocínio matemático por professores: princípios de design para tarefas de aprendizagem profissional
title_full Compreensão dos processos de raciocínio matemático por professores: princípios de design para tarefas de aprendizagem profissional
title_fullStr Compreensão dos processos de raciocínio matemático por professores: princípios de design para tarefas de aprendizagem profissional
title_full_unstemmed Compreensão dos processos de raciocínio matemático por professores: princípios de design para tarefas de aprendizagem profissional
title_sort Compreensão dos processos de raciocínio matemático por professores: princípios de design para tarefas de aprendizagem profissional
author Correa, Lucas do Nascimento
author_facet Correa, Lucas do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araman, Eliane Maria de Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-1808-2599
http://lattes.cnpq.br/1237757168533855
Serrazina, Maria de Lurdes
https://www.cienciavitae.pt/portal/D91D-9562-DA46
Araman, Eliane Maria de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/1237757168533855
Ribeiro, Alessandro Jacques
http://lattes.cnpq.br/8469011549621156
Montes, Guillermo Enrique Ramirez
https://orcid.org/0000-0002-2524-1674
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Lucas do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Raciocínio
Compreensão
Professores - Formação
Mathematics - Study and teaching
Reasoning
Comprehension
Teachers, Training of
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
topic Matemática - Estudo e ensino
Raciocínio
Compreensão
Professores - Formação
Mathematics - Study and teaching
Reasoning
Comprehension
Teachers, Training of
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Acompanha produto educacional "Raciocínio Matemático em Foco: Formação de Professores"
publishDate 2025
dc.date.none.fl_str_mv 2025-05-30T19:41:20Z
2025-05-30T19:41:20Z
2025-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORREA, Lucas do Nascimento. Compreensão dos processos de raciocínio matemático por professores: princípios de design para tarefas de aprendizagem profissional. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37014
identifier_str_mv CORREA, Lucas do Nascimento. Compreensão dos processos de raciocínio matemático por professores: princípios de design para tarefas de aprendizagem profissional. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-br
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-br
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
UTFPR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
UTFPR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv riut@utfpr.edu.br
_version_ 1834836559429369856