As novas tecnologias de informação e comunicação na educação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Nascimento, Viviani do
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3543
Resumo: Esta pesquisa, de natureza teórica e do tipo bibliográfica, tem como objetivo analisar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, compreendendo desde uma análise de conceitos como TICs, NTICs, TDICs, e a comparação do pensamento de alguns autores que fazem apologia ao uso das tecnologias na educação (Pierre Lévy, Adam Schaff, Manuel Castells) com autores que possuem uma posição crítica sobre essa questão (Renato Dagnino, Raquel Barreto, Gisele Masson, Jefferson Mainardes), até a identificação de políticas públicas (governos Fernando Henrique Cardoso 1994-2002 e Luís Inácio Lula da Silva 2003-2010). O estudo identificou traços de que a tecnologia sempre esteve presente no contexto educacional, seja ela simples como o giz e quadro negro, ou moderna, como a caneta e lousa digital. As tecnologias inseridas no processo de ensino e aprendizagem permitem acessar o conhecimento não apenas por palavras, mas também por imagens, sons, vídeos e, portanto a democratização do acesso deve ser analisada.
id Ânima_7167809958b4d1b92ddb9d48d6d1bbae
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3543
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling As novas tecnologias de informação e comunicação na educaçãoTecnologia da informaçãoComunicaçãoEducação básicaTecnologiaPolítica públicaEsta pesquisa, de natureza teórica e do tipo bibliográfica, tem como objetivo analisar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, compreendendo desde uma análise de conceitos como TICs, NTICs, TDICs, e a comparação do pensamento de alguns autores que fazem apologia ao uso das tecnologias na educação (Pierre Lévy, Adam Schaff, Manuel Castells) com autores que possuem uma posição crítica sobre essa questão (Renato Dagnino, Raquel Barreto, Gisele Masson, Jefferson Mainardes), até a identificação de políticas públicas (governos Fernando Henrique Cardoso 1994-2002 e Luís Inácio Lula da Silva 2003-2010). O estudo identificou traços de que a tecnologia sempre esteve presente no contexto educacional, seja ela simples como o giz e quadro negro, ou moderna, como a caneta e lousa digital. As tecnologias inseridas no processo de ensino e aprendizagem permitem acessar o conhecimento não apenas por palavras, mas também por imagens, sons, vídeos e, portanto a democratização do acesso deve ser analisada.This theoretical and bibliographical research aims to analyze the use of Information and Communication Technologies in education, ranging from an analysis of concepts such as ICT, NICTs, DICTs and the comparison of thought from some authors who make apology to the use of technology in education (Pierre Lévy, Adam Schaff, Manuel Castells) with authors who have a critical position on this issue (Renato Dagnino, Raquel Barreto, Gisele Masson, Jefferson Mainardes), until the identification of public policies (Fernando Henrique Cardoso in 1994 -2002 and Luis Inacio Lula da Silva 2003-2010). The study identified traces that technology has always been present in the educational context, whether simple as chalk and blackboard or modern as digital pen and whiteboard. The technologies included in the teaching and learning process allow access to knowledge, not only by words, but also by images, sounds, videos and, therefore, the democratization of access must be analyzed.Aguiar, Letícia CarneiroNascimento, Viviani do2016-11-30T14:54:52Z2020-11-26T21:56:28Z2016-11-30T14:54:52Z2020-11-26T21:56:28Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1708https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3543info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T17:01:23Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3543Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T17:01:23Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As novas tecnologias de informação e comunicação na educação
title As novas tecnologias de informação e comunicação na educação
spellingShingle As novas tecnologias de informação e comunicação na educação
Nascimento, Viviani do
Tecnologia da informação
Comunicação
Educação básica
Tecnologia
Política pública
title_short As novas tecnologias de informação e comunicação na educação
title_full As novas tecnologias de informação e comunicação na educação
title_fullStr As novas tecnologias de informação e comunicação na educação
title_full_unstemmed As novas tecnologias de informação e comunicação na educação
title_sort As novas tecnologias de informação e comunicação na educação
author Nascimento, Viviani do
author_facet Nascimento, Viviani do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguiar, Letícia Carneiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Viviani do
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Comunicação
Educação básica
Tecnologia
Política pública
topic Tecnologia da informação
Comunicação
Educação básica
Tecnologia
Política pública
description Esta pesquisa, de natureza teórica e do tipo bibliográfica, tem como objetivo analisar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, compreendendo desde uma análise de conceitos como TICs, NTICs, TDICs, e a comparação do pensamento de alguns autores que fazem apologia ao uso das tecnologias na educação (Pierre Lévy, Adam Schaff, Manuel Castells) com autores que possuem uma posição crítica sobre essa questão (Renato Dagnino, Raquel Barreto, Gisele Masson, Jefferson Mainardes), até a identificação de políticas públicas (governos Fernando Henrique Cardoso 1994-2002 e Luís Inácio Lula da Silva 2003-2010). O estudo identificou traços de que a tecnologia sempre esteve presente no contexto educacional, seja ela simples como o giz e quadro negro, ou moderna, como a caneta e lousa digital. As tecnologias inseridas no processo de ensino e aprendizagem permitem acessar o conhecimento não apenas por palavras, mas também por imagens, sons, vídeos e, portanto a democratização do acesso deve ser analisada.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-11-30T14:54:52Z
2016-11-30T14:54:52Z
2020-11-26T21:56:28Z
2020-11-26T21:56:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1708
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3543
identifier_str_mv 1708
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767414002639437824