Hospitalidade dos spas na percepção do público masculino

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: PADOVEZ, Fabiana lattes
Orientador(a): Torres, Ricardo de Gil
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Anhembi Morumbi
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Hospitalidade
Departamento: Universidade Anhembi Morumbi::Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1657
Resumo: The concern with beauty and well-being was practically a female exclusivity until recently. The emergence of administrative positions that require social skilled and good looking men, to deal with customers and suppliers has made these professionals began to realize that a well-groomed image could help them to grow within companies and even raise their salaries. Then, beauty and wellness services for the male audience, began being offered although in a timid and restricted basis. This market grew slowly until the 90s, when some men began to assume more openly this vanity. The metrosexual term was coined to refer to men more concerned with beauty than the average. The fact is that nowadays, even men who do not consider themselves metrosexuals, are more beauty conscious and became the new patrons of spaces for personal care. This study analyzes men perception of spas, and check if the structure of these establishments is prepared to receive this consumer appropriately and with hospitality. In the research, a group of 119 men were interviewed and 3 spas in the city of São Paulo were studied. The results show that these establishments are well prepared to receive the male audience and that men gradually cease to be sporadic customers to become spas customers, using, in particular, well-being the services.
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The metrosexual term was coined to refer to men more concerned with beauty than the average. The fact is that nowadays, even men who do not consider themselves metrosexuals, are more beauty conscious and became the new patrons of spaces for personal care. This study analyzes men perception of spas, and check if the structure of these establishments is prepared to receive this consumer appropriately and with hospitality. In the research, a group of 119 men were interviewed and 3 spas in the city of São Paulo were studied. The results show that these establishments are well prepared to receive the male audience and that men gradually cease to be sporadic customers to become spas customers, using, in particular, well-being the services.A preocupação com a beleza e bem estar foi praticamente uma exclusividade feminina, até recentemente. O surgimento de cargos administrativos que passaram a exigir dos homens, até então trabalhadores braçais em sua maioria, que demostrassem traquejo social e boa aparência para lidar com clientes e fornecedores fez com que estes profissionais começassem a perceber que uma imagem bem cuidada poderia ajuda-los a crescer dentro das empresas e até mesmo elevar seus salários. Teve início então, o consumo de serviços de beleza e bem estar por parte do público masculino, ainda que de forma tímida e restrita. Este interesse foi crescendo aos poucos, até que na década de 90, uma parcela dos homens passou a assumir mais declaradamente esta vaidade, surgindo, inclusive, o termo metrossexual para designar os homens mais preocupados com a beleza que a média. O fato é, que atualmente, mesmo os homens que não se consideram metrossexuais estão mais vaidosos e passaram a ser os novos frequentadores de espaços de cuidados pessoais. Este estudo analisa a visão dos homens sobre os spas, e observar se a estrutura destes estabelecimentos está preparara para receber este consumidor de forma hospitaleira e adequada. Para isto, 119 homens foram entrevistados e 3 spas na cidade de São Paulo visitados. Os resultados deste estudo mostram que estes estabelecimentos estão muito bem preparados para receber o público masculino e que os homens aos poucos, deixam de ser clientes esporádicos para tornarem-se clientes usuais dos spas, incorporando em especial os serviços de bem-estar ao seu dia a dia.Submitted by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2017-06-20T20:55:44Z No. of bitstreams: 1 Fabiana PADOVEZ.pdf: 4117833 bytes, checksum: d4c58584e21e2c2fc4818dcdd4ba6d33 (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2017-06-30T17:32:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Fabiana PADOVEZ.pdf: 4117833 bytes, checksum: d4c58584e21e2c2fc4818dcdd4ba6d33 (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2017-07-05T19:07:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Fabiana PADOVEZ.pdf: 4117833 bytes, checksum: d4c58584e21e2c2fc4818dcdd4ba6d33 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-05T19:07:34Z (GMT). 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A preocupação com a beleza e bem estar foi praticamente uma exclusividade feminina, até recentemente. O surgimento de cargos administrativos que passaram a exigir dos homens, até então trabalhadores braçais em sua maioria, que demostrassem traquejo social e boa aparência para lidar com clientes e fornecedores fez com que estes profissionais começassem a perceber que uma imagem bem cuidada poderia ajuda-los a crescer dentro das empresas e até mesmo elevar seus salários. Teve início então, o consumo de serviços de beleza e bem estar por parte do público masculino, ainda que de forma tímida e restrita. Este interesse foi crescendo aos poucos, até que na década de 90, uma parcela dos homens passou a assumir mais declaradamente esta vaidade, surgindo, inclusive, o termo metrossexual para designar os homens mais preocupados com a beleza que a média. O fato é, que atualmente, mesmo os homens que não se consideram metrossexuais estão mais vaidosos e passaram a ser os novos frequentadores de espaços de cuidados pessoais. Este estudo analisa a visão dos homens sobre os spas, e observar se a estrutura destes estabelecimentos está preparara para receber este consumidor de forma hospitaleira e adequada. Para isto, 119 homens foram entrevistados e 3 spas na cidade de São Paulo visitados. Os resultados deste estudo mostram que estes estabelecimentos estão muito bem preparados para receber o público masculino e que os homens aos poucos, deixam de ser clientes esporádicos para tornarem-se clientes usuais dos spas, incorporando em especial os serviços de bem-estar ao seu dia a dia.
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