A evolução narrativa e audiovisual do videogame em Final Fantasy
Ano de defesa: | 2009 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Anhembi Morumbi
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Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado em Comunicação
|
Departamento: |
Comunicação contemporânea
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
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Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
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Essa pesquisa pretende demonstrar como os jogos eletrônicos, os games, se configuram como meio de comunicação e analisar como suas características narrativas e audiovisuais têm se transformado através da história. A partir do videogame, surgiu uma nova forma de narrativa audiovisual com a interatividade que proporciona. No início, suas narrativas eram rudimentares e, a interatividade, limitada. Com o avanço tecnológico, sua apresentação audiovisual evoluiu, trazendo imagens e som com melhor qualidade e definição. Juntamente com os avanços tecnológicos, houve a progressiva familiaridade dos produtores de games com essa nova forma de comunicação, passando a explorar novos caminhos, incorporando cutscenes (filmes estritamente narrativos), definindo gêneros e solidificando a indústria que se configurava. Os primeiros games de RPG, no fim dos anos 70 do Séc. XX, representavam um gênero que se caracterizava pela liberdade de exploração de ambientes virtuais e estão diretamente ligados a formas de hipertexto que vêm da literatura popular, como os jogos de RPG de tabuleiro e livros-jogo. A série Final Fantasy surge em 1987 como um RPG para videogames domésticos e, mesmo sendo produzida para o mercado japonês, possuía elementos de literatura fantástica e mitologias de diversas culturas. Com inovações de gameplay em relação a seus predecessores, tornou-se popular no mundo todo, rendendo produtos para diferentes sistemas, representados nesse trabalho pelas 10 primeiras versões, dirigidas por Hironobu Sakaguchi, idealizador da série. Após o seu sucesso, passou a utilizar todo potencial audiovisual dos sistemas domésticos para o qual era produzida, tornando-se um referencial de tecnologia de ponta na produção de games. Ao analisar essa evolução narrativa e audiovisual, pretendemos entender como o videogame se emancipa da influência de outros meios e passa a ser, em si, uma influência aos meios de comunicação. |
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