A África do Sul de Mandela bioética, biopolítica e biopoder: considerações sobre o exercício da representação social e política - relação entre representantes e representados

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Simplicio, Jairly Guimarães
Orientador(a): Schramm, Fermin Roland
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/47587
Resumo: O presente trabalho intenta estudar e analisar as relações entre representante(s) e representado(s) dentro do Estado, sob uma perspectiva bioética. Neste trabalho serão estudadas as três principais Teorias Contratualistas do Estado, produzidas pelos pensadores Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau e John Locke. Estas teorias apresentam o "Estado de Natureza" onde todos poderiam tudo sem qualquer limite, gerando um ambiente social hostil, instável, inseguro e violento. Era esse o contexto social que antecedeu e motivou o surgimento do Pacto e/ou Contrato Social, celebrado pelo Corpo Político, tendo como resultado o advento do Estado Soberano. Junto com o Estado surgem as relações de representação como uma delegação da função representativa, atribuída pelo(s) representado(s) ao(s) representante(s), a fim de que estes expressem as vontades daqueles perante o Estado. Da mesma forma, em uma sociedade funcional, o papel desempenhado pelo(s) representante(s) do Estado junto a estas sociedades deve coadunar-se com os objetivos definidos no contrato social constituinte do Estado \2013 a promoção do bem-estar coletivo. A não correspondência no exercício destes mandatos aos propósitos, originalmente pactuados, representa um desvio ético, pois implica um conflito de interesses na dinâmica da representação. A persistência no desvio da finalidade da representação desencadeará a corrosão do sistema de representação sócio-político desta sociedade. No entanto, este trabalho optou por analisar uma relação de representação social e política, eticamente bem exercida e por isso bem-sucedida em transformar sua dura realidade. Devido ao êxito, amplamente reconhecido, esse emblemático movimento-processo social e político tornou-se o objeto deste trabalho. Esse extraordinário evento social e político foi: "O Movimento pelo fim do regime do apartheid e a democratização da África do Sul", representado pela liderança e trajetória política de Nelson Rolihlahla Mandela, primeiro presidente negro da África do Sul. Este trabalho destaca o potencial e a potência da Bioética como "caixa de ferramentas e instrumentos" de análise, de resistência, de ação normalizadora, normatizadora e reguladora, de intervenção, da proteção contra a biopolítica, o biopoder, e por fim, de harmonização da vida (bíos).
id CRUZ_045fce00106f9cc1a22745e4835f0804
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/47587
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str
spelling Simplicio, Jairly GuimarãesSchramm, Fermin Roland2021-06-09T23:40:25Z2021-06-09T23:40:25Z2020SIMPLICIO, Jairly Guimarães. A África do Sul de Mandela bioética, biopolítica e biopoder: considerações sobre o exercício da representação social e política - relação entre representantes e representados. 2020. 127 f. Dissertação (Mestrado em Bioética Ética Aplicada e Saúde Coletiva) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/47587O presente trabalho intenta estudar e analisar as relações entre representante(s) e representado(s) dentro do Estado, sob uma perspectiva bioética. Neste trabalho serão estudadas as três principais Teorias Contratualistas do Estado, produzidas pelos pensadores Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau e John Locke. Estas teorias apresentam o "Estado de Natureza" onde todos poderiam tudo sem qualquer limite, gerando um ambiente social hostil, instável, inseguro e violento. Era esse o contexto social que antecedeu e motivou o surgimento do Pacto e/ou Contrato Social, celebrado pelo Corpo Político, tendo como resultado o advento do Estado Soberano. Junto com o Estado surgem as relações de representação como uma delegação da função representativa, atribuída pelo(s) representado(s) ao(s) representante(s), a fim de que estes expressem as vontades daqueles perante o Estado. Da mesma forma, em uma sociedade funcional, o papel desempenhado pelo(s) representante(s) do Estado junto a estas sociedades deve coadunar-se com os objetivos definidos no contrato social constituinte do Estado \2013 a promoção do bem-estar coletivo. A não correspondência no exercício destes mandatos aos propósitos, originalmente pactuados, representa um desvio ético, pois implica um conflito de interesses na dinâmica da representação. A persistência no desvio da finalidade da representação desencadeará a corrosão do sistema de representação sócio-político desta sociedade. No entanto, este trabalho optou por analisar uma relação de representação social e política, eticamente bem exercida e por isso bem-sucedida em transformar sua dura realidade. Devido ao êxito, amplamente reconhecido, esse emblemático movimento-processo social e político tornou-se o objeto deste trabalho. Esse extraordinário evento social e político foi: "O Movimento pelo fim do regime do apartheid e a democratização da África do Sul", representado pela liderança e trajetória política de Nelson Rolihlahla Mandela, primeiro presidente negro da África do Sul. Este trabalho destaca o potencial e a potência da Bioética como "caixa de ferramentas e instrumentos" de análise, de resistência, de ação normalizadora, normatizadora e reguladora, de intervenção, da proteção contra a biopolítica, o biopoder, e por fim, de harmonização da vida (bíos).This study intends to study and to analyze the relations between representative[s] and represented[s] inside of the State, from a Bioethics perspective. In this paper, the top three Contract Theory of State produced by the thinkers Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau and John Locke will be studied. These theories present the "State of Nature" where everyone could do everything without any limit, generating a hostile, unstable, insecure and violent social environment. This was the social context that preceded and motivated the emergence of the Pact and/or Social Contract, celebrated by the Political Body, resulting in the advent of the Sovereign State. Along with the State, representation relations arise as a delegation of the representative function, attributed by the represented(s) to the representative(s), so that the latters can express the formers\2019 wills towards the State. Similarly, in a functioning society, the role played by the representative[s] before these societies must be in line with the objectives set out in the State's constituent Social Contract \2013 the promotion of collective well-being. The non-correspondence in the exercise of these mandates to the originally agreed-upon purposes represents in itself an ethical deviation, as it exposes a conflict of interest in the dynamics of representation. Persistent deviation from the purpose of representation will trigger the corrosion of this society. However, this paper has chosen to analyze one ethically well-exercised relation of social and political representation, and therefore successful in transforming its harsh realitity. Due to the widely recognized success, this emblematic social and political movement-process became the object of this work. This extraordinary social and political event, was: "The Movement to End Apartheid Regimen and to the Democratization of South Africa\201D, represented by the leadership and political trajectory of Nelson Rolihlahla Mandela, South Africa's first black president. This work highlights the potential and the potency of Bioethics as "toolbox and instruments" of analysis, of resistance, of normalize, normative and regulatory action, of intervention, of protection against biopolitics, biopower, and finally, the harmonization of life (bíos).Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porBioéticaBiopolíticaBiopoderRepresentaçãoTeoria do EstadoPacto/Contrato SocialNelson MandelaBioethicsBiopoliticsBiopowerRepresentationState TheorySocial Pact/ContractNelson MandelaBioéticaÉticaPolítica SocialDemocraciaBiopolíticaBiopoderRepresentaçãoContrato SocialRelatos de CasosÁfrica do SulA África do Sul de Mandela bioética, biopolítica e biopoder: considerações sobre o exercício da representação social e política - relação entre representantes e representadosMandela's South Africa: bioethics, biopolitics and biopower: considerations on the exercise of social and political representation – relationship between representatives and representedinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2020-09-23Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.Mestrado AcadêmicoRio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Bioética Ética Aplicada e Saúde Coletivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/47587/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINALjairly_guimaraes_simplicio_ensp_mest_2020.pdfapplication/pdf1694425https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/47587/2/jairly_guimaraes_simplicio_ensp_mest_2020.pdfa0fcd99b6f9f0c871d720c8e7e1cf902MD52TEXTjairly_guimaraes_simplicio_ensp_mest_2020.pdf.txtjairly_guimaraes_simplicio_ensp_mest_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain292488https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/47587/3/jairly_guimaraes_simplicio_ensp_mest_2020.pdf.txt7e6c5c710af3bb2de679a0d5b8992eb8MD53icict/475872021-06-10 02:01:21.923oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352021-06-10T05:01:21Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A África do Sul de Mandela bioética, biopolítica e biopoder: considerações sobre o exercício da representação social e política - relação entre representantes e representados
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Mandela's South Africa: bioethics, biopolitics and biopower: considerations on the exercise of social and political representation – relationship between representatives and represented
title A África do Sul de Mandela bioética, biopolítica e biopoder: considerações sobre o exercício da representação social e política - relação entre representantes e representados
spellingShingle A África do Sul de Mandela bioética, biopolítica e biopoder: considerações sobre o exercício da representação social e política - relação entre representantes e representados
Simplicio, Jairly Guimarães
Bioética
Biopolítica
Biopoder
Representação
Teoria do Estado
Pacto/Contrato Social
Nelson Mandela
Bioethics
Biopolitics
Biopower
Representation
State Theory
Social Pact/Contract
Nelson Mandela
Bioética
Ética
Política Social
Democracia
Biopolítica
Biopoder
Representação
Contrato Social
Relatos de Casos
África do Sul
title_short A África do Sul de Mandela bioética, biopolítica e biopoder: considerações sobre o exercício da representação social e política - relação entre representantes e representados
title_full A África do Sul de Mandela bioética, biopolítica e biopoder: considerações sobre o exercício da representação social e política - relação entre representantes e representados
title_fullStr A África do Sul de Mandela bioética, biopolítica e biopoder: considerações sobre o exercício da representação social e política - relação entre representantes e representados
title_full_unstemmed A África do Sul de Mandela bioética, biopolítica e biopoder: considerações sobre o exercício da representação social e política - relação entre representantes e representados
title_sort A África do Sul de Mandela bioética, biopolítica e biopoder: considerações sobre o exercício da representação social e política - relação entre representantes e representados
author Simplicio, Jairly Guimarães
author_facet Simplicio, Jairly Guimarães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simplicio, Jairly Guimarães
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schramm, Fermin Roland
contributor_str_mv Schramm, Fermin Roland
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Bioética
Biopolítica
Biopoder
Representação
Teoria do Estado
Pacto/Contrato Social
Nelson Mandela
topic Bioética
Biopolítica
Biopoder
Representação
Teoria do Estado
Pacto/Contrato Social
Nelson Mandela
Bioethics
Biopolitics
Biopower
Representation
State Theory
Social Pact/Contract
Nelson Mandela
Bioética
Ética
Política Social
Democracia
Biopolítica
Biopoder
Representação
Contrato Social
Relatos de Casos
África do Sul
dc.subject.en.pt_BR.fl_str_mv Bioethics
Biopolitics
Biopower
Representation
State Theory
Social Pact/Contract
Nelson Mandela
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv Bioética
Ética
Política Social
Democracia
Biopolítica
Biopoder
Representação
Contrato Social
Relatos de Casos
África do Sul
description O presente trabalho intenta estudar e analisar as relações entre representante(s) e representado(s) dentro do Estado, sob uma perspectiva bioética. Neste trabalho serão estudadas as três principais Teorias Contratualistas do Estado, produzidas pelos pensadores Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau e John Locke. Estas teorias apresentam o "Estado de Natureza" onde todos poderiam tudo sem qualquer limite, gerando um ambiente social hostil, instável, inseguro e violento. Era esse o contexto social que antecedeu e motivou o surgimento do Pacto e/ou Contrato Social, celebrado pelo Corpo Político, tendo como resultado o advento do Estado Soberano. Junto com o Estado surgem as relações de representação como uma delegação da função representativa, atribuída pelo(s) representado(s) ao(s) representante(s), a fim de que estes expressem as vontades daqueles perante o Estado. Da mesma forma, em uma sociedade funcional, o papel desempenhado pelo(s) representante(s) do Estado junto a estas sociedades deve coadunar-se com os objetivos definidos no contrato social constituinte do Estado \2013 a promoção do bem-estar coletivo. A não correspondência no exercício destes mandatos aos propósitos, originalmente pactuados, representa um desvio ético, pois implica um conflito de interesses na dinâmica da representação. A persistência no desvio da finalidade da representação desencadeará a corrosão do sistema de representação sócio-político desta sociedade. No entanto, este trabalho optou por analisar uma relação de representação social e política, eticamente bem exercida e por isso bem-sucedida em transformar sua dura realidade. Devido ao êxito, amplamente reconhecido, esse emblemático movimento-processo social e político tornou-se o objeto deste trabalho. Esse extraordinário evento social e político foi: "O Movimento pelo fim do regime do apartheid e a democratização da África do Sul", representado pela liderança e trajetória política de Nelson Rolihlahla Mandela, primeiro presidente negro da África do Sul. Este trabalho destaca o potencial e a potência da Bioética como "caixa de ferramentas e instrumentos" de análise, de resistência, de ação normalizadora, normatizadora e reguladora, de intervenção, da proteção contra a biopolítica, o biopoder, e por fim, de harmonização da vida (bíos).
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-09T23:40:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-09T23:40:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SIMPLICIO, Jairly Guimarães. A África do Sul de Mandela bioética, biopolítica e biopoder: considerações sobre o exercício da representação social e política - relação entre representantes e representados. 2020. 127 f. Dissertação (Mestrado em Bioética Ética Aplicada e Saúde Coletiva) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/47587
identifier_str_mv SIMPLICIO, Jairly Guimarães. A África do Sul de Mandela bioética, biopolítica e biopoder: considerações sobre o exercício da representação social e política - relação entre representantes e representados. 2020. 127 f. Dissertação (Mestrado em Bioética Ética Aplicada e Saúde Coletiva) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020.
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/47587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/47587/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/47587/2/jairly_guimaraes_simplicio_ensp_mest_2020.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/47587/3/jairly_guimaraes_simplicio_ensp_mest_2020.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
a0fcd99b6f9f0c871d720c8e7e1cf902
7e6c5c710af3bb2de679a0d5b8992eb8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1794164219074052096