Intelectuais Católicos, saúde e educação em Minas Gerais (1925-1930)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Vareto, Polyana Aparecida Valente
Orientador(a): Ferreira, Luiz Otávio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/20033
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar a atuação dos intelectuais católicos no processo de modernização de Minas Gerais, durante a República Velha. Particularmente, analisamos a atuação desse grupo nas reformas do ensino: Mello Vianna (1925) e Francisco Campos (1927), ambas ocorridas em governos cuja base era composta por militantes católicos. Nesse contexto, a educação e a saúde eram encaradas como elementos fundamentais para a transformação social do país e, não por acaso,vários grupos e movimentos disputavam seu controle. Dada a predominância católica da população e a representatividade dos intelectuais católicos na política, estes se tornaram porta-vozes da modernização do ensino no território mineiro. Dessa maneira, buscamos avaliar em que medida as reformas educacionais implementadas pelos católicos associavam o ensino a questões de higiene e saúde.
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spelling Vareto, Polyana Aparecida ValenteMarques, Rita de CássiaFonseca, Cristina Maria OliveiraNeves, Rosa Maria Corrêa dasWegner, RobertFerreira, Luiz Otávio2017-07-10T19:04:21Z2017-07-10T19:04:21Z2010VARETO, Polyana Aparecida Valente. Intelectuais Católicos, saúde e educação em Minas Gerais (1925-1930). 2010. 174 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2010.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/20033Esta dissertação tem por objetivo analisar a atuação dos intelectuais católicos no processo de modernização de Minas Gerais, durante a República Velha. Particularmente, analisamos a atuação desse grupo nas reformas do ensino: Mello Vianna (1925) e Francisco Campos (1927), ambas ocorridas em governos cuja base era composta por militantes católicos. Nesse contexto, a educação e a saúde eram encaradas como elementos fundamentais para a transformação social do país e, não por acaso,vários grupos e movimentos disputavam seu controle. Dada a predominância católica da população e a representatividade dos intelectuais católicos na política, estes se tornaram porta-vozes da modernização do ensino no território mineiro. Dessa maneira, buscamos avaliar em que medida as reformas educacionais implementadas pelos católicos associavam o ensino a questões de higiene e saúde.This these’s aims to analyze the role of Catholic intellectuals in the process of modernization of Minas Gerais, during the Old Republic. We analyze the performance of this group in educational reforms particularly: Mello Vianna (1925) and Francisco Campos (1927), both of them happening in governments whose base was composed of Catholic campaigners. In this context, education and health were seen as crucial to social transformation of the country and, not surprisingly, various groups and movements disputing their control. Because of Catholic population predominance and Catholic intellectuals’ representativeness in politics, they became spokesmen for the modernization of education in the state of Minas Gerais. Thus, we look for evaluating the extent of the educational reforms achieved by Catholic who associated teaching to the issues of hygiene and of health.Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, BrasilporMinas GeraisRepública VelhaIntelectuais CatólicosEducaçãoSaúdeMinas GeraisOld RepublicCatholic IntellectualsEducationHealthEducação/históriaReligião/históriaEnsino/históriaHistória do século XXIntelectuais Católicos, saúde e educação em Minas Gerais (1925-1930)Catholic intellectuals, health and education in Minas Gerais (1925-1930)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2010Fundação Oswaldo Cruz. 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