Avaliação da aprendizagem na educação superior com apoio de software: SISPROVAS - aplicativo para elaboração, pontuação e devolutivas de provas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Martins, Wilson Amaral
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade da Cidade de São Paulo
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais
UNICID
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/322
Resumo: This paper presents the process of Requirements Gathering, Business Modeling, Analysis, Design, Implementation, Testing, Configuration and Deployment of SISPROVAS, a software application with the general objective of assisting the university professor in the tasks of item registration, generation of tests and return of return talks to undergraduate students. In light of Sommerville (2011), we considered the design and writing methodology of computational algorithms for the implementation of the system and, in light of Bloxham (2007) and Biggs (2011), the characteristics of student evaluations through the application From there, the computer program was written in the Pascal and Interbase Database programming language to make it possible for the teacher to keep track of items by discipline and to generate individual tests for students by lottery. items randomly from the item database previously registered in the system.
id CUB_0c836c18d1fac0c0f6b4315cd18d7909
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/322
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem na educação superior com apoio de software: SISPROVAS - aplicativo para elaboração, pontuação e devolutivas de provasEducação superior - AprendizagemSoftware educativo - SISPROVASElaboração de provasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis paper presents the process of Requirements Gathering, Business Modeling, Analysis, Design, Implementation, Testing, Configuration and Deployment of SISPROVAS, a software application with the general objective of assisting the university professor in the tasks of item registration, generation of tests and return of return talks to undergraduate students. In light of Sommerville (2011), we considered the design and writing methodology of computational algorithms for the implementation of the system and, in light of Bloxham (2007) and Biggs (2011), the characteristics of student evaluations through the application From there, the computer program was written in the Pascal and Interbase Database programming language to make it possible for the teacher to keep track of items by discipline and to generate individual tests for students by lottery. items randomly from the item database previously registered in the system.Este trabalho apresenta o processo de Levantamento de Requisitos, Modelagem de negócios, Análise, Projeto, Implementação, Testes, Configuração e Implantação do SISPROVAS, um aplicativo de software com o objetivo geral de auxiliar o professor universitário nas tarefas de cadastro de itens, geração de provas e devolução das tratativas de retorno aos alunos da graduação. Considerou-se, à luz de Sommerville (2011), a metodologia de concepção e escrita dos algoritmos computacionais para a implementação do sistema e à luz de Bloxham (2007) e Biggs (2011), as características das avaliações de alunos por meio da aplicação de provas, e a partir daí, o programa de computador foi escrito em linguagem de programação Pascal e Banco de Dados Interbase, de modo a tornar possível ao professor manter o controle de itens por disciplina e gerar provas individuais aos alunos por meio de sorteio de itens randomicamente a partir do banco de itens previamente cadastrado no sistema.Universidade da Cidade de São PauloBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Mestrado Profissional em Formação de Gestores EducacionaisUNICIDRibeiro, Vanda Mendeshttp://lattes.cnpq.br/8388465478503636Alavarse, Ocimarhttp://lattes.cnpq.br/9343561539084695Martins, Wilson Amaral2020-02-07T18:40:12Z2020-02-07T18:40:12Z2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, Wilson Amaral. Avaliação da aprendizagem na educação superior com apoio de software: SISPROVAS - aplicativo para elaboração, pontuação e devolutivas de provas. Orientadora: Profa. Dra. Vanda Mendes Ribeiro. 2019. 54f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2019.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/322porBIGGS, John B. Teaching for quality learning at university: What the student does. Reino Unido: McGraw-hill education, 2011. BIGGS, John B.; TANG, Catherine. Teaching for quality learning at university: what the student does. 4th ed. Berkshire: McGraw-Hill: Society for Research into Higher Education: Open University Press, 2011. BLACK, Paul; WILIAM, Dylan. Assessment and Classroom Learning, Assessment in Education. Volume 5. Reino Unido: King’s College London, 1998. BLACK, Paul; WILIAM, Dylan. Inside the Black Box: Raising Standards through Classroom Assessment. Reino Unido: NFER/Nelson, 1998 b. BLOXHAM, Sue; BOYD, Pete. Developing effective assessment in higher education: a practical guide. Berkshire: Open University Press, 2007. BOUD, Davi. Sustainable assessment: rethinking assessment for the learning society, Studies in Continuing Education. Volume 22. Reino Unido, 2000. CHUEIRI, Mary Stela. Concepções sobre a Avaliação Escolar. Estudos em Avaliação Educacional. 2008. CROOK, Charles; GROSS, Harriet; DYMOTT, Roy. Assessment relationships in higher education: the tension of process and practice. Reino Unido: British Educational Research Journal, 2006. ELTON, Lewis; JOHNSTON, Brenda. Assessment in Universities: A Critical Review of Research. Nova Yorke: Higher Education Academy, 2002. EARL, Lorna M. Assessment as Learning. The keys to effective schools: Educational reform as continuous improvement. 2. ed. Califórnia: Thousand Oaks, Corwin Press, 2007. ENTWISTLE, Noel J. The Experience of Learning: Implications for Teaching and Studying in Higher Education. Edinburgo: Scottish Academic Press, 1997. GIBBS, Graham. Why assessment is changing. In: BRYAN, Cordelia; CLEGG, Karen (Ed.). Innovative assessment in higher education. Oxon: Routledge, 2006. p. 11-22. GIBBS, Graham; SIMPSON, Claire. Conditions under which assessment supports students’ learning. Learning and Teaching in Higher Education, n. 1, p. 3-31, 2005. HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação Mediadora: Uma relação dialógica na construção do conhecimento. (Disponível em http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ pdf/ideias_22_p051-059_c.pdf) - último acesso em 22 de out de 2019. KNEALE, Pauline. The rise of the "strategic student": how can we adapt to cope? Reino Unido: Kogan Page, 1997 KNIGHT, Peter T.; YORKE, Mantz. Employability and good learning in Higher Education. Teaching in Higher Education, v. 8, n. 1, p. 1-14, 2003. KRAUSE, Kerri-Lee. The university essay writing experience: a pathway for academic integration during transition. Higher Education Research & Development, v. 20, n. 2, p. 147-168, 2001. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem. Jornal do Brasil. 2000. (Disponível em http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev - último acesso em 22 de out de 2019. MORGAN, Alistair; BEATY, Lyz. The Experience of Learning. Edinburgo: Scottish Academic Press, 1997. MURPHY, Roger. Evaluating new priorities for assessment in higher education. In: BRYAN, Cordelia; CLEGG, Karen (Ed.). Innovative assessment in higher education. Oxon: Routledge, 2006. p. 37-47. NORTHEDGE, Andy; MCARTHUR, Jan. Guiding students into a discipline. The university and its disciplines: Teaching and learning within and beyond disciplinary boundaries. Reino Unido: Routledge Falmer, 2008. PROSSER, Michael; TRIGWELL, Keith. Understanding Learning and Teaching: The Experience in Higher Education. Reino Unido: Open University Press, 1999. RAMSDEN, Paul. Learning to teach in higher education. 2nd ed. London: Routledge Falmer, 2003. SNYDER, Benson. The Hidden Curriculum. Nova Yorke: Knopf, 1971. SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 11. ed. São Paulo: Pearson, 2011. TOPPING, Keith J. Formative peer assessment of academic writing between postgraduate students, Assessment and Evaluation in Higher Education. Volume 25. Reino Unido: Society for Research into Higher Education, 2000. YORKE, Mantz. Formative assessment in higher education: moves towards theory and the enhancement of pedagogic practice. Higher Education, v. 45, n. 4, p. 477-501, June 2003. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução de Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2020-03-30T14:59:49Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/322Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2020-03-30T14:59:49Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem na educação superior com apoio de software: SISPROVAS - aplicativo para elaboração, pontuação e devolutivas de provas
title Avaliação da aprendizagem na educação superior com apoio de software: SISPROVAS - aplicativo para elaboração, pontuação e devolutivas de provas
spellingShingle Avaliação da aprendizagem na educação superior com apoio de software: SISPROVAS - aplicativo para elaboração, pontuação e devolutivas de provas
Martins, Wilson Amaral
Educação superior - Aprendizagem
Software educativo - SISPROVAS
Elaboração de provas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Avaliação da aprendizagem na educação superior com apoio de software: SISPROVAS - aplicativo para elaboração, pontuação e devolutivas de provas
title_full Avaliação da aprendizagem na educação superior com apoio de software: SISPROVAS - aplicativo para elaboração, pontuação e devolutivas de provas
title_fullStr Avaliação da aprendizagem na educação superior com apoio de software: SISPROVAS - aplicativo para elaboração, pontuação e devolutivas de provas
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem na educação superior com apoio de software: SISPROVAS - aplicativo para elaboração, pontuação e devolutivas de provas
title_sort Avaliação da aprendizagem na educação superior com apoio de software: SISPROVAS - aplicativo para elaboração, pontuação e devolutivas de provas
author Martins, Wilson Amaral
author_facet Martins, Wilson Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Vanda Mendes
http://lattes.cnpq.br/8388465478503636
Alavarse, Ocimar
http://lattes.cnpq.br/9343561539084695
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Wilson Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior - Aprendizagem
Software educativo - SISPROVAS
Elaboração de provas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação superior - Aprendizagem
Software educativo - SISPROVAS
Elaboração de provas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This paper presents the process of Requirements Gathering, Business Modeling, Analysis, Design, Implementation, Testing, Configuration and Deployment of SISPROVAS, a software application with the general objective of assisting the university professor in the tasks of item registration, generation of tests and return of return talks to undergraduate students. In light of Sommerville (2011), we considered the design and writing methodology of computational algorithms for the implementation of the system and, in light of Bloxham (2007) and Biggs (2011), the characteristics of student evaluations through the application From there, the computer program was written in the Pascal and Interbase Database programming language to make it possible for the teacher to keep track of items by discipline and to generate individual tests for students by lottery. items randomly from the item database previously registered in the system.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
2020-02-07T18:40:12Z
2020-02-07T18:40:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Wilson Amaral. Avaliação da aprendizagem na educação superior com apoio de software: SISPROVAS - aplicativo para elaboração, pontuação e devolutivas de provas. Orientadora: Profa. Dra. Vanda Mendes Ribeiro. 2019. 54f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2019.
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/322
identifier_str_mv MARTINS, Wilson Amaral. Avaliação da aprendizagem na educação superior com apoio de software: SISPROVAS - aplicativo para elaboração, pontuação e devolutivas de provas. Orientadora: Profa. Dra. Vanda Mendes Ribeiro. 2019. 54f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2019.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BIGGS, John B. Teaching for quality learning at university: What the student does. Reino Unido: McGraw-hill education, 2011. BIGGS, John B.; TANG, Catherine. Teaching for quality learning at university: what the student does. 4th ed. Berkshire: McGraw-Hill: Society for Research into Higher Education: Open University Press, 2011. BLACK, Paul; WILIAM, Dylan. Assessment and Classroom Learning, Assessment in Education. Volume 5. Reino Unido: King’s College London, 1998. BLACK, Paul; WILIAM, Dylan. Inside the Black Box: Raising Standards through Classroom Assessment. Reino Unido: NFER/Nelson, 1998 b. BLOXHAM, Sue; BOYD, Pete. Developing effective assessment in higher education: a practical guide. Berkshire: Open University Press, 2007. BOUD, Davi. Sustainable assessment: rethinking assessment for the learning society, Studies in Continuing Education. Volume 22. Reino Unido, 2000. CHUEIRI, Mary Stela. Concepções sobre a Avaliação Escolar. Estudos em Avaliação Educacional. 2008. CROOK, Charles; GROSS, Harriet; DYMOTT, Roy. Assessment relationships in higher education: the tension of process and practice. Reino Unido: British Educational Research Journal, 2006. ELTON, Lewis; JOHNSTON, Brenda. Assessment in Universities: A Critical Review of Research. Nova Yorke: Higher Education Academy, 2002. EARL, Lorna M. Assessment as Learning. The keys to effective schools: Educational reform as continuous improvement. 2. ed. Califórnia: Thousand Oaks, Corwin Press, 2007. ENTWISTLE, Noel J. The Experience of Learning: Implications for Teaching and Studying in Higher Education. Edinburgo: Scottish Academic Press, 1997. GIBBS, Graham. Why assessment is changing. In: BRYAN, Cordelia; CLEGG, Karen (Ed.). Innovative assessment in higher education. Oxon: Routledge, 2006. p. 11-22. GIBBS, Graham; SIMPSON, Claire. Conditions under which assessment supports students’ learning. Learning and Teaching in Higher Education, n. 1, p. 3-31, 2005. HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação Mediadora: Uma relação dialógica na construção do conhecimento. (Disponível em http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ pdf/ideias_22_p051-059_c.pdf) - último acesso em 22 de out de 2019. KNEALE, Pauline. The rise of the "strategic student": how can we adapt to cope? Reino Unido: Kogan Page, 1997 KNIGHT, Peter T.; YORKE, Mantz. Employability and good learning in Higher Education. Teaching in Higher Education, v. 8, n. 1, p. 1-14, 2003. KRAUSE, Kerri-Lee. The university essay writing experience: a pathway for academic integration during transition. Higher Education Research & Development, v. 20, n. 2, p. 147-168, 2001. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem. Jornal do Brasil. 2000. (Disponível em http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev - último acesso em 22 de out de 2019. MORGAN, Alistair; BEATY, Lyz. The Experience of Learning. Edinburgo: Scottish Academic Press, 1997. MURPHY, Roger. Evaluating new priorities for assessment in higher education. In: BRYAN, Cordelia; CLEGG, Karen (Ed.). Innovative assessment in higher education. Oxon: Routledge, 2006. p. 37-47. NORTHEDGE, Andy; MCARTHUR, Jan. Guiding students into a discipline. The university and its disciplines: Teaching and learning within and beyond disciplinary boundaries. Reino Unido: Routledge Falmer, 2008. PROSSER, Michael; TRIGWELL, Keith. Understanding Learning and Teaching: The Experience in Higher Education. Reino Unido: Open University Press, 1999. RAMSDEN, Paul. Learning to teach in higher education. 2nd ed. London: Routledge Falmer, 2003. SNYDER, Benson. The Hidden Curriculum. Nova Yorke: Knopf, 1971. SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 11. ed. São Paulo: Pearson, 2011. TOPPING, Keith J. Formative peer assessment of academic writing between postgraduate students, Assessment and Evaluation in Higher Education. Volume 25. Reino Unido: Society for Research into Higher Education, 2000. YORKE, Mantz. Formative assessment in higher education: moves towards theory and the enhancement of pedagogic practice. Higher Education, v. 45, n. 4, p. 477-501, June 2003. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução de Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Cidade de São Paulo
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais
UNICID
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Cidade de São Paulo
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais
UNICID
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1794507704449892352