Capacidades dinâmicas e as estratégias de internacionalização de vinícolas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Tripoli, Angela Cristina Kochinski
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Positivo
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Administração
UP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2041
Resumo: The aim of this research was to identify a relationship between Dynamic Capabilities and internationalization strategies of Brazilian wineries. Through quantitative research carried out with wineries, as members of the Wines of Brazil project, which is the main internationalization agent at this sector, it was possible to identify dynamic exports, strategies, and performance of the wineries internationalization processes. Additionally, a qualitative step was performed to deepen the results, which were found in the quantitative part. The main results were: the number of wineries with international actions is very limited and concentrated in table wines and sparkling wines. On the part of fine wines, they do not have the capacity and interest of competitors, due to the characteristics of the international wine industry being extremely fractional, which emphasizes how local characteristics such as grape variety and terroir. Therefore, basic internationalization strategies are limited to the early, direct and indirect stages. In cases of successful exportations, it was possible to identify two main applications: cooperation; coordination and skills to use the new knowledge acquired.
id CUB_72dba951470958d4aff9192fcee8e170
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/2041
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling Capacidades dinâmicas e as estratégias de internacionalização de vinícolas brasileirasAdministraçãoVinícolas - BrasilComércio internacionalCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOThe aim of this research was to identify a relationship between Dynamic Capabilities and internationalization strategies of Brazilian wineries. Through quantitative research carried out with wineries, as members of the Wines of Brazil project, which is the main internationalization agent at this sector, it was possible to identify dynamic exports, strategies, and performance of the wineries internationalization processes. Additionally, a qualitative step was performed to deepen the results, which were found in the quantitative part. The main results were: the number of wineries with international actions is very limited and concentrated in table wines and sparkling wines. On the part of fine wines, they do not have the capacity and interest of competitors, due to the characteristics of the international wine industry being extremely fractional, which emphasizes how local characteristics such as grape variety and terroir. Therefore, basic internationalization strategies are limited to the early, direct and indirect stages. In cases of successful exportations, it was possible to identify two main applications: cooperation; coordination and skills to use the new knowledge acquired.O objetivo desta pesquisa foi o de identificar a relação entre Capacidades Dinâmicas e as estratégias de internacionalização de Vinícolas Brasileiras. Através de uma pesquisa quantitativa realizada com vinícolas integrantes do projeto Wines of Brasil, principal agente de internacionalização de indústrias Brasileiras, foram identificadas as capacidades dinâmicas, estratégias e o desempenho da internacionalização das vinícolas. Adicionalmente foi realizada uma etapa qualitativa para aprofundamento dos resultados encontrados na parte quantitativa. Os principais resultados são: O número de vinícolas com ação internacional é bastante limitado e concentrado em vinhos de mesa e espumantes. Na parte de vinhos finos, devido as características da indústria vinícola internacional ser extremamente fracionada, que enfatiza as características locais como casta e terroir, as vinícolas brasileiras não possuem capacidade e interesse de competir. As estratégias de internacionalização basicamente se limitam aos estágios iniciais, exportação direta e indireta. Nos casos de sucesso de exportação foi identificada duas principais capacidades: cooperação e coordenação e competências para usar o conhecimento novo adquirido.Universidade PositivoBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUPSteiner Neto, Pedro Joséhttp://lattes.cnpq.br/8347081803216649Tripoli, Angela Cristina Kochinski2021-04-30T18:48:52Z20192021-04-30T18:48:52Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2041porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2021-05-21T12:36:00Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/2041Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2021-05-21T12:36Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacidades dinâmicas e as estratégias de internacionalização de vinícolas brasileiras
title Capacidades dinâmicas e as estratégias de internacionalização de vinícolas brasileiras
spellingShingle Capacidades dinâmicas e as estratégias de internacionalização de vinícolas brasileiras
Tripoli, Angela Cristina Kochinski
Administração
Vinícolas - Brasil
Comércio internacional
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Capacidades dinâmicas e as estratégias de internacionalização de vinícolas brasileiras
title_full Capacidades dinâmicas e as estratégias de internacionalização de vinícolas brasileiras
title_fullStr Capacidades dinâmicas e as estratégias de internacionalização de vinícolas brasileiras
title_full_unstemmed Capacidades dinâmicas e as estratégias de internacionalização de vinícolas brasileiras
title_sort Capacidades dinâmicas e as estratégias de internacionalização de vinícolas brasileiras
author Tripoli, Angela Cristina Kochinski
author_facet Tripoli, Angela Cristina Kochinski
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Steiner Neto, Pedro José
http://lattes.cnpq.br/8347081803216649
dc.contributor.author.fl_str_mv Tripoli, Angela Cristina Kochinski
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Vinícolas - Brasil
Comércio internacional
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Administração
Vinícolas - Brasil
Comércio internacional
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description The aim of this research was to identify a relationship between Dynamic Capabilities and internationalization strategies of Brazilian wineries. Through quantitative research carried out with wineries, as members of the Wines of Brazil project, which is the main internationalization agent at this sector, it was possible to identify dynamic exports, strategies, and performance of the wineries internationalization processes. Additionally, a qualitative step was performed to deepen the results, which were found in the quantitative part. The main results were: the number of wineries with international actions is very limited and concentrated in table wines and sparkling wines. On the part of fine wines, they do not have the capacity and interest of competitors, due to the characteristics of the international wine industry being extremely fractional, which emphasizes how local characteristics such as grape variety and terroir. Therefore, basic internationalization strategies are limited to the early, direct and indirect stages. In cases of successful exportations, it was possible to identify two main applications: cooperation; coordination and skills to use the new knowledge acquired.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019
2021-04-30T18:48:52Z
2021-04-30T18:48:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2041
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Positivo
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Administração
UP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Positivo
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Administração
UP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1794507692022169600