Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de Franca
Brasil Pós-Graduação Programa de Mestrado em Ciências UNIFRAN |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/923 |
Resumo: | In this work, the objective was to analyze the contributions of questionable methodology, based on three pedagogical moments of Delizoicov to a group of professional technical course in Chemistry College CECON / Divinópolis, MG. For the three pedagogical moments were developed three classes and an activity that should be developed at home were necessary. At first it was presented to the students a problem that has been specially developed for the application of this work. The problem is linked to real situations of the city in which the college is located. In the second stage, students should develop an information booklet about what was proposed in the initial problem. In the third phase, students should respond at home to a list of problems which was also developed for the application of this work. In the analysis of the results was done using a categorization data as theoretical work of Bogdan and Biklen (1994). The results showed that students are not prepared to work with this methodology, which generates a little scared at the beginning of the process. But in short, the methodology presented here demonstrates the potential to contribute to the process of citizenship, humanization, and political development of student character and chemical knowledge through questioning. Keywords: Problematization, problematization methodology, chemical education |
id |
CUB_8142fdeeadcf7f912357da037502ae75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/923 |
network_acronym_str |
CUB |
network_name_str |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicosAnalysis of the application, in technical education, of a teaching strategy based on the methodology of the three pedagogical momentsProblematizaçãoMetodologia problematizadoraEnsino de químicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAIn this work, the objective was to analyze the contributions of questionable methodology, based on three pedagogical moments of Delizoicov to a group of professional technical course in Chemistry College CECON / Divinópolis, MG. For the three pedagogical moments were developed three classes and an activity that should be developed at home were necessary. At first it was presented to the students a problem that has been specially developed for the application of this work. The problem is linked to real situations of the city in which the college is located. In the second stage, students should develop an information booklet about what was proposed in the initial problem. In the third phase, students should respond at home to a list of problems which was also developed for the application of this work. In the analysis of the results was done using a categorization data as theoretical work of Bogdan and Biklen (1994). The results showed that students are not prepared to work with this methodology, which generates a little scared at the beginning of the process. But in short, the methodology presented here demonstrates the potential to contribute to the process of citizenship, humanization, and political development of student character and chemical knowledge through questioning. Keywords: Problematization, problematization methodology, chemical educationNeste trabalho, o objetivo foi analisar as contribuições da metodologia problematizadora, fundamentada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, para uma turma do curso técnico profissionalizante em química do Colégio CECON/ Divinópolis, MG. Para quê, os três momentos pedagógicos fossem desenvolvidos, foram necessárias três aulas e uma atividade que deveria ser desenvolvida em casa. No primeiro momento, foi apresentado aos alunos um problema desenvolvido especialmente para a aplicação do trabalho. O problema está ligado a situações reais da cidade na qual, o colégio está inserido. No segundo momento, os alunos deveriam desenvolver uma cartilha informativa sobre o que foi proposto no problema inicial. No terceiro momento, os alunos deveriam responder em casa a uma lista de problemas, que também foi desenvolvida para a aplicação do mesmo. Na análise dos resultados foi feito uma categorização de dados utilizando como referencial teórico os trabalhos de Bogdan e Biklen (1994). Os resultados mostraram que os alunos não estão preparados para trabalhar com esta metodologia, o que gera um pouco de medo no início do processo. Porém, em suma, a metodologia aqui apresentada demonstra potencial para contribuir para o processo de cidadania, humanização, e desenvolvimento do caráter político do aluno e do conhecimento químico por meio da problematização. Palavras-chave: Problematização, metodologia problematizadora, ensino de química.Universidade de FrancaBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Mestrado em CiênciasUNIFRANReis, Márcio José dos3519284490175859http://lattes.cnpq.br/3519284490175859Escremin, João Vicente0515181030724238http://lattes.cnpq.br/0515181030724238Ricci, Gustavo Pimenta3830339860454567http://lattes.cnpq.br/3830339860454567Gontijo, Maria Eugênia2020-08-26T14:09:43Z2020-08-26T14:09:43Z2014-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONTIJO, Maria Eugênia. Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos. Franca, 2014. 62 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2014.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/923porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2020-08-26T14:10:47Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/923Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2020-08-26T14:10:47Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos Analysis of the application, in technical education, of a teaching strategy based on the methodology of the three pedagogical moments |
title |
Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos |
spellingShingle |
Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos Gontijo, Maria Eugênia Problematização Metodologia problematizadora Ensino de química CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
title_short |
Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos |
title_full |
Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos |
title_fullStr |
Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos |
title_full_unstemmed |
Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos |
title_sort |
Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos |
author |
Gontijo, Maria Eugênia |
author_facet |
Gontijo, Maria Eugênia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, Márcio José dos 3519284490175859 http://lattes.cnpq.br/3519284490175859 Escremin, João Vicente 0515181030724238 http://lattes.cnpq.br/0515181030724238 Ricci, Gustavo Pimenta 3830339860454567 http://lattes.cnpq.br/3830339860454567 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gontijo, Maria Eugênia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problematização Metodologia problematizadora Ensino de química CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
topic |
Problematização Metodologia problematizadora Ensino de química CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
In this work, the objective was to analyze the contributions of questionable methodology, based on three pedagogical moments of Delizoicov to a group of professional technical course in Chemistry College CECON / Divinópolis, MG. For the three pedagogical moments were developed three classes and an activity that should be developed at home were necessary. At first it was presented to the students a problem that has been specially developed for the application of this work. The problem is linked to real situations of the city in which the college is located. In the second stage, students should develop an information booklet about what was proposed in the initial problem. In the third phase, students should respond at home to a list of problems which was also developed for the application of this work. In the analysis of the results was done using a categorization data as theoretical work of Bogdan and Biklen (1994). The results showed that students are not prepared to work with this methodology, which generates a little scared at the beginning of the process. But in short, the methodology presented here demonstrates the potential to contribute to the process of citizenship, humanization, and political development of student character and chemical knowledge through questioning. Keywords: Problematization, problematization methodology, chemical education |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-19 2020-08-26T14:09:43Z 2020-08-26T14:09:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONTIJO, Maria Eugênia. Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos. Franca, 2014. 62 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2014. https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/923 |
identifier_str_mv |
GONTIJO, Maria Eugênia. Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos. Franca, 2014. 62 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2014. |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Franca Brasil Pós-Graduação Programa de Mestrado em Ciências UNIFRAN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Franca Brasil Pós-Graduação Programa de Mestrado em Ciências UNIFRAN |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB) instacron:CUB |
instname_str |
Centro Universitário Braz Cubas (CUB) |
instacron_str |
CUB |
institution |
CUB |
reponame_str |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
collection |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibli@brazcubas.edu.br |
_version_ |
1794507704446746624 |