Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Gontijo, Maria Eugênia
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Ciências
UNIFRAN
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/923
Resumo: In this work, the objective was to analyze the contributions of questionable methodology, based on three pedagogical moments of Delizoicov to a group of professional technical course in Chemistry College CECON / Divinópolis, MG. For the three pedagogical moments were developed three classes and an activity that should be developed at home were necessary. At first it was presented to the students a problem that has been specially developed for the application of this work. The problem is linked to real situations of the city in which the college is located. In the second stage, students should develop an information booklet about what was proposed in the initial problem. In the third phase, students should respond at home to a list of problems which was also developed for the application of this work. In the analysis of the results was done using a categorization data as theoretical work of Bogdan and Biklen (1994). The results showed that students are not prepared to work with this methodology, which generates a little scared at the beginning of the process. But in short, the methodology presented here demonstrates the potential to contribute to the process of citizenship, humanization, and political development of student character and chemical knowledge through questioning. Keywords: Problematization, problematization methodology, chemical education
id CUB_8142fdeeadcf7f912357da037502ae75
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/923
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicosAnalysis of the application, in technical education, of a teaching strategy based on the methodology of the three pedagogical momentsProblematizaçãoMetodologia problematizadoraEnsino de químicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAIn this work, the objective was to analyze the contributions of questionable methodology, based on three pedagogical moments of Delizoicov to a group of professional technical course in Chemistry College CECON / Divinópolis, MG. For the three pedagogical moments were developed three classes and an activity that should be developed at home were necessary. At first it was presented to the students a problem that has been specially developed for the application of this work. The problem is linked to real situations of the city in which the college is located. In the second stage, students should develop an information booklet about what was proposed in the initial problem. In the third phase, students should respond at home to a list of problems which was also developed for the application of this work. In the analysis of the results was done using a categorization data as theoretical work of Bogdan and Biklen (1994). The results showed that students are not prepared to work with this methodology, which generates a little scared at the beginning of the process. But in short, the methodology presented here demonstrates the potential to contribute to the process of citizenship, humanization, and political development of student character and chemical knowledge through questioning. Keywords: Problematization, problematization methodology, chemical educationNeste trabalho, o objetivo foi analisar as contribuições da metodologia problematizadora, fundamentada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, para uma turma do curso técnico profissionalizante em química do Colégio CECON/ Divinópolis, MG. Para quê, os três momentos pedagógicos fossem desenvolvidos, foram necessárias três aulas e uma atividade que deveria ser desenvolvida em casa. No primeiro momento, foi apresentado aos alunos um problema desenvolvido especialmente para a aplicação do trabalho. O problema está ligado a situações reais da cidade na qual, o colégio está inserido. No segundo momento, os alunos deveriam desenvolver uma cartilha informativa sobre o que foi proposto no problema inicial. No terceiro momento, os alunos deveriam responder em casa a uma lista de problemas, que também foi desenvolvida para a aplicação do mesmo. Na análise dos resultados foi feito uma categorização de dados utilizando como referencial teórico os trabalhos de Bogdan e Biklen (1994). Os resultados mostraram que os alunos não estão preparados para trabalhar com esta metodologia, o que gera um pouco de medo no início do processo. Porém, em suma, a metodologia aqui apresentada demonstra potencial para contribuir para o processo de cidadania, humanização, e desenvolvimento do caráter político do aluno e do conhecimento químico por meio da problematização. Palavras-chave: Problematização, metodologia problematizadora, ensino de química.Universidade de FrancaBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Mestrado em CiênciasUNIFRANReis, Márcio José dos3519284490175859http://lattes.cnpq.br/3519284490175859Escremin, João Vicente0515181030724238http://lattes.cnpq.br/0515181030724238Ricci, Gustavo Pimenta3830339860454567http://lattes.cnpq.br/3830339860454567Gontijo, Maria Eugênia2020-08-26T14:09:43Z2020-08-26T14:09:43Z2014-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONTIJO, Maria Eugênia. Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos. Franca, 2014. 62 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2014.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/923porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2020-08-26T14:10:47Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/923Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2020-08-26T14:10:47Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos
Analysis of the application, in technical education, of a teaching strategy based on the methodology of the three pedagogical moments
title Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos
spellingShingle Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos
Gontijo, Maria Eugênia
Problematização
Metodologia problematizadora
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos
title_full Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos
title_fullStr Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos
title_full_unstemmed Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos
title_sort Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos
author Gontijo, Maria Eugênia
author_facet Gontijo, Maria Eugênia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Márcio José dos
3519284490175859
http://lattes.cnpq.br/3519284490175859
Escremin, João Vicente
0515181030724238
http://lattes.cnpq.br/0515181030724238
Ricci, Gustavo Pimenta
3830339860454567
http://lattes.cnpq.br/3830339860454567
dc.contributor.author.fl_str_mv Gontijo, Maria Eugênia
dc.subject.por.fl_str_mv Problematização
Metodologia problematizadora
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Problematização
Metodologia problematizadora
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description In this work, the objective was to analyze the contributions of questionable methodology, based on three pedagogical moments of Delizoicov to a group of professional technical course in Chemistry College CECON / Divinópolis, MG. For the three pedagogical moments were developed three classes and an activity that should be developed at home were necessary. At first it was presented to the students a problem that has been specially developed for the application of this work. The problem is linked to real situations of the city in which the college is located. In the second stage, students should develop an information booklet about what was proposed in the initial problem. In the third phase, students should respond at home to a list of problems which was also developed for the application of this work. In the analysis of the results was done using a categorization data as theoretical work of Bogdan and Biklen (1994). The results showed that students are not prepared to work with this methodology, which generates a little scared at the beginning of the process. But in short, the methodology presented here demonstrates the potential to contribute to the process of citizenship, humanization, and political development of student character and chemical knowledge through questioning. Keywords: Problematization, problematization methodology, chemical education
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-19
2020-08-26T14:09:43Z
2020-08-26T14:09:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONTIJO, Maria Eugênia. Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos. Franca, 2014. 62 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2014.
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/923
identifier_str_mv GONTIJO, Maria Eugênia. Análise da aplicação, no ensino técnico, de uma estratégia de ensino fundamentada na metodologia dos três momentos pedagógicos. Franca, 2014. 62 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2014.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Ciências
UNIFRAN
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Ciências
UNIFRAN
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1794507704446746624