A formação e o desempenho profissional do professor

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Leite, Alissandra Vaneli Nogueira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Cidade de São Paulo
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
UNICID
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/210
Resumo: This paper aims to consider about the proposals for teacher training in Brazil since the creation of the first courses in Pedagogy. Then, it seeks to understand the evolution of legal devices, from the Public Policy Education, training courses for teachers and their reflection in the work professional performance. The methodological approach adopted is the document analysis, focused initially in the development process and implementation of educational laws, especially the LDB, which reveals considerable utopias in the proposals of teacher training. In the documentary analysis, the necessary data will be collected for the interpretation of the explicit and implicit meanings in the discussion. Finally, the paper aims to point to a possible understanding of an ideal training for the teacher and for a real identity construction of the education professional that is so devalued in our contemporary society.
id CUB_acbac5d73b2b6edbfd984a4c93c5585a
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/210
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling A formação e o desempenho profissional do professorFormação de professoresCurso de PedagogiaDesempenho profissional.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis paper aims to consider about the proposals for teacher training in Brazil since the creation of the first courses in Pedagogy. Then, it seeks to understand the evolution of legal devices, from the Public Policy Education, training courses for teachers and their reflection in the work professional performance. The methodological approach adopted is the document analysis, focused initially in the development process and implementation of educational laws, especially the LDB, which reveals considerable utopias in the proposals of teacher training. In the documentary analysis, the necessary data will be collected for the interpretation of the explicit and implicit meanings in the discussion. Finally, the paper aims to point to a possible understanding of an ideal training for the teacher and for a real identity construction of the education professional that is so devalued in our contemporary society.Este trabalho tem como objetivo primeiro refletir sobre as propostas de formação de professores, no Brasil, desde a criação dos primeiros cursos de Pedagogia. Para tanto, busca compreender a evolução dos dispositivos legais, a partir das Políticas Públicas de Educação, dos cursos de formação de professores e seu reflexo no desempenho profissional deste profissional. O procedimento metodológico adotado é o da análise documental, voltada, inicialmente, para o processo de elaboração e implementação das Leis Educacionais, principalmente a das Diretrizes e Bases, reveladoras de grandes utopias na proposta de formação docente. Pela análise documental, também, se coletará os dados necessários para a interpretação dos significados explícitos e implícitos no discutido. Por fim, o trabalho visa apontar para uma possível compreensão de uma formação ideal para o professor e, por assim dizer, para uma real construção identitária deste profissional tão desvalorizado em nossa sociedade.Universidade Cidade de São PauloBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Pós-Graduação Mestrado em EducaçãoUNICIDPereira, Potiguara Acácio05663008934http://lattes.cnpq.br/9883481342993584Leite, Alissandra Vaneli Nogueira2019-11-14T19:55:20Z2019-11-14T19:55:20Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEITE, Alissandra Vaneli Nogueira. A formação e o desempenho profissional do professor. Orientador: Professor Dr. Potiguara Acácio Pereira. 2009. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, 2009.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/210porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2020-03-30T13:52:53Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/210Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2020-03-30T13:52:53Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação e o desempenho profissional do professor
title A formação e o desempenho profissional do professor
spellingShingle A formação e o desempenho profissional do professor
Leite, Alissandra Vaneli Nogueira
Formação de professores
Curso de Pedagogia
Desempenho profissional.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A formação e o desempenho profissional do professor
title_full A formação e o desempenho profissional do professor
title_fullStr A formação e o desempenho profissional do professor
title_full_unstemmed A formação e o desempenho profissional do professor
title_sort A formação e o desempenho profissional do professor
author Leite, Alissandra Vaneli Nogueira
author_facet Leite, Alissandra Vaneli Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Potiguara Acácio
05663008934
http://lattes.cnpq.br/9883481342993584
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Alissandra Vaneli Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Curso de Pedagogia
Desempenho profissional.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Formação de professores
Curso de Pedagogia
Desempenho profissional.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This paper aims to consider about the proposals for teacher training in Brazil since the creation of the first courses in Pedagogy. Then, it seeks to understand the evolution of legal devices, from the Public Policy Education, training courses for teachers and their reflection in the work professional performance. The methodological approach adopted is the document analysis, focused initially in the development process and implementation of educational laws, especially the LDB, which reveals considerable utopias in the proposals of teacher training. In the documentary analysis, the necessary data will be collected for the interpretation of the explicit and implicit meanings in the discussion. Finally, the paper aims to point to a possible understanding of an ideal training for the teacher and for a real identity construction of the education professional that is so devalued in our contemporary society.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-27
2019-11-14T19:55:20Z
2019-11-14T19:55:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Alissandra Vaneli Nogueira. A formação e o desempenho profissional do professor. Orientador: Professor Dr. Potiguara Acácio Pereira. 2009. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, 2009.
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/210
identifier_str_mv LEITE, Alissandra Vaneli Nogueira. A formação e o desempenho profissional do professor. Orientador: Professor Dr. Potiguara Acácio Pereira. 2009. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, 2009.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
UNICID
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
UNICID
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1798311390009622528