Análise genética da restauração da fertilidade em milho (Zea mays L.) com macho-esterilidade citoplasmática tipo C.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1988
Autor(a) principal: SOUZA, I. R. P. de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/474305
Resumo: Este trabalho, conduzido na Universidade Federal de Vicosa, compreendeu o estudo de: a) Mecanismo genetico controlador da restauracao da fertilidade em plantas com citoplasma macho-esteril tipo C, em milho. Para isto, foram utilizados a geracao F2 e o RC1 de hibridos MF e PF, oriundos do cruzamento entre linhagem com citoplasma normal e linhagem macho-esteril com citoplasma C. Por meio da segregacao da geracao F2 e do RC1 foram analisadas, pela formula do X2 ajustado, as proporcoes de plantas (MF + PF): ME que permitiram determinar quantos genes estao envolvidos na restauracao da fertilidade de plantas com citoplasmas macho-esteril do tipo C. b) Efeito de dois anos sobre a segregacao dos tipos de pendoes da geracao F2. As espigas das familias de geracao F2, oriundas de um mesmo cruzamento, foram divididas ao meio e plantadas em epocas distintas. c) Efeito de tres niveis diferentes de adubacao nitrogenada (13, 27 e 40 kg de nitrogenio/ha) sobre a segregacao dos tipos de pendoes da geracao F2. As espigas das familias de geracao F2 foram divididas em tres partes, tendo sido cada uma submetida a um dos niveis de adubacao. d) Inicio da liberacao de polen em plantas da geracao F2, oriundas da autofecundacao de hibridos PF2, que apresentaram inicio de liberacao de polen cedo ou quebras tardia da esterilidade masculina. A avaliacao do inicio de liberacao de polen e tipo de pendao na progenie de geracao F2 desses hibridos PF2, com e sem quebra tardia da esterilidade masculina, foi realizada, diariamente, por todo (...)
id EMBR_2caf9117b5acc47b486c04d7065e2e62
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/474305
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str
spelling Análise genética da restauração da fertilidade em milho (Zea mays L.) com macho-esterilidade citoplasmática tipo C.Macho esterilidadeMaizeFertilityMale sterilityFertilidadeGenéticaMelhoramentoMilhoZea MaysbreedinggeneticsEste trabalho, conduzido na Universidade Federal de Vicosa, compreendeu o estudo de: a) Mecanismo genetico controlador da restauracao da fertilidade em plantas com citoplasma macho-esteril tipo C, em milho. Para isto, foram utilizados a geracao F2 e o RC1 de hibridos MF e PF, oriundos do cruzamento entre linhagem com citoplasma normal e linhagem macho-esteril com citoplasma C. Por meio da segregacao da geracao F2 e do RC1 foram analisadas, pela formula do X2 ajustado, as proporcoes de plantas (MF + PF): ME que permitiram determinar quantos genes estao envolvidos na restauracao da fertilidade de plantas com citoplasmas macho-esteril do tipo C. b) Efeito de dois anos sobre a segregacao dos tipos de pendoes da geracao F2. As espigas das familias de geracao F2, oriundas de um mesmo cruzamento, foram divididas ao meio e plantadas em epocas distintas. c) Efeito de tres niveis diferentes de adubacao nitrogenada (13, 27 e 40 kg de nitrogenio/ha) sobre a segregacao dos tipos de pendoes da geracao F2. As espigas das familias de geracao F2 foram divididas em tres partes, tendo sido cada uma submetida a um dos niveis de adubacao. d) Inicio da liberacao de polen em plantas da geracao F2, oriundas da autofecundacao de hibridos PF2, que apresentaram inicio de liberacao de polen cedo ou quebras tardia da esterilidade masculina. A avaliacao do inicio de liberacao de polen e tipo de pendao na progenie de geracao F2 desses hibridos PF2, com e sem quebra tardia da esterilidade masculina, foi realizada, diariamente, por todo (...)Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Viçosa, Viçosa, MG.ISABEL REGINA PRAZERES DE SOUZA, CNPMS.SOUZA, I. R. P. de2023-10-19T13:22:40Z2023-10-19T13:22:40Z1997-04-231988info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis83 p.1988.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/474305porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-10-19T13:22:40Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/474305Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-10-19T13:22:40falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-10-19T13:22:40Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise genética da restauração da fertilidade em milho (Zea mays L.) com macho-esterilidade citoplasmática tipo C.
title Análise genética da restauração da fertilidade em milho (Zea mays L.) com macho-esterilidade citoplasmática tipo C.
spellingShingle Análise genética da restauração da fertilidade em milho (Zea mays L.) com macho-esterilidade citoplasmática tipo C.
SOUZA, I. R. P. de
Macho esterilidade
Maize
Fertility
Male sterility
Fertilidade
Genética
Melhoramento
Milho
Zea Mays
breeding
genetics
title_short Análise genética da restauração da fertilidade em milho (Zea mays L.) com macho-esterilidade citoplasmática tipo C.
title_full Análise genética da restauração da fertilidade em milho (Zea mays L.) com macho-esterilidade citoplasmática tipo C.
title_fullStr Análise genética da restauração da fertilidade em milho (Zea mays L.) com macho-esterilidade citoplasmática tipo C.
title_full_unstemmed Análise genética da restauração da fertilidade em milho (Zea mays L.) com macho-esterilidade citoplasmática tipo C.
title_sort Análise genética da restauração da fertilidade em milho (Zea mays L.) com macho-esterilidade citoplasmática tipo C.
author SOUZA, I. R. P. de
author_facet SOUZA, I. R. P. de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ISABEL REGINA PRAZERES DE SOUZA, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, I. R. P. de
dc.subject.por.fl_str_mv Macho esterilidade
Maize
Fertility
Male sterility
Fertilidade
Genética
Melhoramento
Milho
Zea Mays
breeding
genetics
topic Macho esterilidade
Maize
Fertility
Male sterility
Fertilidade
Genética
Melhoramento
Milho
Zea Mays
breeding
genetics
description Este trabalho, conduzido na Universidade Federal de Vicosa, compreendeu o estudo de: a) Mecanismo genetico controlador da restauracao da fertilidade em plantas com citoplasma macho-esteril tipo C, em milho. Para isto, foram utilizados a geracao F2 e o RC1 de hibridos MF e PF, oriundos do cruzamento entre linhagem com citoplasma normal e linhagem macho-esteril com citoplasma C. Por meio da segregacao da geracao F2 e do RC1 foram analisadas, pela formula do X2 ajustado, as proporcoes de plantas (MF + PF): ME que permitiram determinar quantos genes estao envolvidos na restauracao da fertilidade de plantas com citoplasmas macho-esteril do tipo C. b) Efeito de dois anos sobre a segregacao dos tipos de pendoes da geracao F2. As espigas das familias de geracao F2, oriundas de um mesmo cruzamento, foram divididas ao meio e plantadas em epocas distintas. c) Efeito de tres niveis diferentes de adubacao nitrogenada (13, 27 e 40 kg de nitrogenio/ha) sobre a segregacao dos tipos de pendoes da geracao F2. As espigas das familias de geracao F2 foram divididas em tres partes, tendo sido cada uma submetida a um dos niveis de adubacao. d) Inicio da liberacao de polen em plantas da geracao F2, oriundas da autofecundacao de hibridos PF2, que apresentaram inicio de liberacao de polen cedo ou quebras tardia da esterilidade masculina. A avaliacao do inicio de liberacao de polen e tipo de pendao na progenie de geracao F2 desses hibridos PF2, com e sem quebra tardia da esterilidade masculina, foi realizada, diariamente, por todo (...)
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988
1997-04-23
2023-10-19T13:22:40Z
2023-10-19T13:22:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1988.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/474305
identifier_str_mv 1988.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/474305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503712911130624