Agricultura orgânica do estado do Espírito Santo: diversidade e comercialização de seus produtos na região metropolitana de Vitória.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: SPOSITO, E. C.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065400
Resumo: Resumo: O presente estudo apresenta a análise da diversidade das formas de comercialização de produtos orgânicos em Vitória (ES), além da discussão sobre essa temática da pesquisa. O objetivo é entender como e em que condições o mercado valoriza a produção local, fortalece a produção familiar ecológica e a soberania alimentar. A metodologia da pesquisa levou em consideração dados quantitativos e qualitativos, utilizando informações públicas disponíveis e dados adquiridos na pesquisa de campo. A avaliação mostra que os produtos orgânicos são comercializados por vendas diretas, em feiras livres de orgânicos e feiras de exposição, e por vendas indiretas em supermercados, lojas especializadas e restaurantes. Dentre os canais de comercialização avaliados, foram as feiras livres de produtos orgânicos que apresentaram a maior diversidade de produtos, além do melhor preço, que foi até cinco vezes menor do que nos supermercados. Ainda, os preços dos produtos orgânicos, quando comparado com os convencionais equivalentes, apresentaram-se sempre com valores maiores em canais de comercialização indiretos. Porém, entre feiras livres convencionais e orgânicas encontraram-se preços de produtos orgânicos maiores, iguais ou menores que seus equivalentes convencionais. Portanto, conclui-se que esse canal de comercialização valoriza a produção familiar orgânica, promovendo o empoderamento dos produtores familiares e o acesso à alimentação saudável para o consumidor local.
id EMBR_48c50df72b5de8cdfeb65342e8af2ca7
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1065400
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str
spelling Agricultura orgânica do estado do Espírito Santo: diversidade e comercialização de seus produtos na região metropolitana de Vitória.AgroecologiaAgrobiodiversidadeEcologia vegetalAgricultura familiarAgroecologyBiodiversityFamily farmsResumo: O presente estudo apresenta a análise da diversidade das formas de comercialização de produtos orgânicos em Vitória (ES), além da discussão sobre essa temática da pesquisa. O objetivo é entender como e em que condições o mercado valoriza a produção local, fortalece a produção familiar ecológica e a soberania alimentar. A metodologia da pesquisa levou em consideração dados quantitativos e qualitativos, utilizando informações públicas disponíveis e dados adquiridos na pesquisa de campo. A avaliação mostra que os produtos orgânicos são comercializados por vendas diretas, em feiras livres de orgânicos e feiras de exposição, e por vendas indiretas em supermercados, lojas especializadas e restaurantes. Dentre os canais de comercialização avaliados, foram as feiras livres de produtos orgânicos que apresentaram a maior diversidade de produtos, além do melhor preço, que foi até cinco vezes menor do que nos supermercados. Ainda, os preços dos produtos orgânicos, quando comparado com os convencionais equivalentes, apresentaram-se sempre com valores maiores em canais de comercialização indiretos. Porém, entre feiras livres convencionais e orgânicas encontraram-se preços de produtos orgânicos maiores, iguais ou menores que seus equivalentes convencionais. Portanto, conclui-se que esse canal de comercialização valoriza a produção familiar orgânica, promovendo o empoderamento dos produtores familiares e o acesso à alimentação saudável para o consumidor local.Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) - Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural, UFSCar, Araras. Orientadora: Lucimar Santiago de Abreu (CNPMA).Elaine Caliman Sposito, Departamento de Agroecologia e Desenvolvimento Rural/UFSCar.SPOSITO, E. C.2017-02-23T11:11:11Z2017-02-23T11:11:11Z2017-02-2320162017-07-21T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis174 p.2016http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065400porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:14:04Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1065400Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:14:04falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:14:04Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Agricultura orgânica do estado do Espírito Santo: diversidade e comercialização de seus produtos na região metropolitana de Vitória.
title Agricultura orgânica do estado do Espírito Santo: diversidade e comercialização de seus produtos na região metropolitana de Vitória.
spellingShingle Agricultura orgânica do estado do Espírito Santo: diversidade e comercialização de seus produtos na região metropolitana de Vitória.
SPOSITO, E. C.
Agroecologia
Agrobiodiversidade
Ecologia vegetal
Agricultura familiar
Agroecology
Biodiversity
Family farms
title_short Agricultura orgânica do estado do Espírito Santo: diversidade e comercialização de seus produtos na região metropolitana de Vitória.
title_full Agricultura orgânica do estado do Espírito Santo: diversidade e comercialização de seus produtos na região metropolitana de Vitória.
title_fullStr Agricultura orgânica do estado do Espírito Santo: diversidade e comercialização de seus produtos na região metropolitana de Vitória.
title_full_unstemmed Agricultura orgânica do estado do Espírito Santo: diversidade e comercialização de seus produtos na região metropolitana de Vitória.
title_sort Agricultura orgânica do estado do Espírito Santo: diversidade e comercialização de seus produtos na região metropolitana de Vitória.
author SPOSITO, E. C.
author_facet SPOSITO, E. C.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Elaine Caliman Sposito, Departamento de Agroecologia e Desenvolvimento Rural/UFSCar.
dc.contributor.author.fl_str_mv SPOSITO, E. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Agroecologia
Agrobiodiversidade
Ecologia vegetal
Agricultura familiar
Agroecology
Biodiversity
Family farms
topic Agroecologia
Agrobiodiversidade
Ecologia vegetal
Agricultura familiar
Agroecology
Biodiversity
Family farms
description Resumo: O presente estudo apresenta a análise da diversidade das formas de comercialização de produtos orgânicos em Vitória (ES), além da discussão sobre essa temática da pesquisa. O objetivo é entender como e em que condições o mercado valoriza a produção local, fortalece a produção familiar ecológica e a soberania alimentar. A metodologia da pesquisa levou em consideração dados quantitativos e qualitativos, utilizando informações públicas disponíveis e dados adquiridos na pesquisa de campo. A avaliação mostra que os produtos orgânicos são comercializados por vendas diretas, em feiras livres de orgânicos e feiras de exposição, e por vendas indiretas em supermercados, lojas especializadas e restaurantes. Dentre os canais de comercialização avaliados, foram as feiras livres de produtos orgânicos que apresentaram a maior diversidade de produtos, além do melhor preço, que foi até cinco vezes menor do que nos supermercados. Ainda, os preços dos produtos orgânicos, quando comparado com os convencionais equivalentes, apresentaram-se sempre com valores maiores em canais de comercialização indiretos. Porém, entre feiras livres convencionais e orgânicas encontraram-se preços de produtos orgânicos maiores, iguais ou menores que seus equivalentes convencionais. Portanto, conclui-se que esse canal de comercialização valoriza a produção familiar orgânica, promovendo o empoderamento dos produtores familiares e o acesso à alimentação saudável para o consumidor local.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-02-23T11:11:11Z
2017-02-23T11:11:11Z
2017-02-23
2017-07-21T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2016
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065400
identifier_str_mv 2016
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 174 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503678832410624