Comunicação e consumo em crowdfunding: estratégias discursivas do empreendedorismo social e a construção do consumidor-investidor
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM
|
Departamento: |
Comunicação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.espm.br/handle/tede/75 |
Resumo: | This research aims to discuss the social entrepreneurship involved the in the crowdfunding platforms, researched from its communicational aspect. The social entrepreneurship configures itself as the new spirit of capitalism (BOLTANSKI; CHIAPELLO, 2009) adjusting its projects within the commodity aesthetics (HAUG, 1997) to convince the public to consume/investment in its cause. We consider the crowdfunding platforms as a discursive market (FAIRCLOUGH, 2001), whose commodities are the projects launched for funding purposes, constituting its forms of symbolic consumption. In that way, we pursue to comprehend the meanings of discursive strategies of social entrepreneurship on these platforms. The research methodology is based on the Critical Analysis of Discourse of Fairclough (idem). |
id |
ESPM_0dcbd7335419c4d79409bb07417c440a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.espm.br:tede/75 |
network_acronym_str |
ESPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
repository_id_str |
|
spelling |
Casaqui, VanderCPF:13039487884http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738139A5Castro, Gisela Grangeiro da SilvaCPF:59435895700http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707584A4Martino, Luís Mauro Sáhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777699J9CPF:22755372887http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8747565Y8Batista, Eduardo Manente2016-10-13T14:10:26Z2016-04-112016-03-14BATISTA, Eduardo Manente. Communication and consumption in crowdfunding: discursive strategies of social entrepreneurship and consumer-investor construction. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2016.http://tede2.espm.br/handle/tede/75This research aims to discuss the social entrepreneurship involved the in the crowdfunding platforms, researched from its communicational aspect. The social entrepreneurship configures itself as the new spirit of capitalism (BOLTANSKI; CHIAPELLO, 2009) adjusting its projects within the commodity aesthetics (HAUG, 1997) to convince the public to consume/investment in its cause. We consider the crowdfunding platforms as a discursive market (FAIRCLOUGH, 2001), whose commodities are the projects launched for funding purposes, constituting its forms of symbolic consumption. In that way, we pursue to comprehend the meanings of discursive strategies of social entrepreneurship on these platforms. The research methodology is based on the Critical Analysis of Discourse of Fairclough (idem).Esta pesquisa tem como tema o empreendedorismo social nas plataformas de financiamento coletivo, também conhecidas como crowdfunding, investigado sob seu aspecto comunicacional. O empreendedorismo social configura-se como o novo espírito do capitalismo (BOLTANSKI; CHIAPELLO, 2009) adequando seus projetos com a estética da mercadoria (HAUG, 1997) para convencer o público ao consumo-investimento de sua causa. Consideramos as plataformas de crowdfunding como um mercado discursivo (FAIRCLOUGH, 2001) cujas mercadorias são os projetos lançados para o financiamento, constituindo suas formas de consumo simbólico. Por isso, buscamos compreender os significados das estratégias discursivas do empreendedorismo social nestas plataformas. A metodologia de pesquisa é fundamentada na Análise Crítica do Discurso de Fairclough (idem).Made available in DSpace on 2016-10-13T14:10:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eduardo Manente Batista.pdf: 4649864 bytes, checksum: c666dfe73d91b1e9578186467c15d93b (MD5) Previous issue date: 2016-03-14application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/171/Eduardo%20Manente%20Batista.pdf.jpgporAssociação Escola Superior de Propaganda e MarketingPrograma em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPMESPMBRComunicaçãocrowdfundingempreendedorismo socialespírito do capitalismoestética da mercadoriacomunicação e consumocrowdfundingsocial entrepreneurshipspirit of capitalismcommodity aestheticscommunication and consumptionCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunicação e consumo em crowdfunding: estratégias discursivas do empreendedorismo social e a construção do consumidor-investidorCommunication and consumption in crowdfunding: discursive strategies of social entrepreneurship and consumer-investor constructioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMORIGINALEduardo Manente Batista.pdfapplication/pdf4649864http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/75/1/Eduardo+Manente+Batista.pdfc666dfe73d91b1e9578186467c15d93bMD51TEXTEduardo Manente Batista.pdf.txtEduardo Manente Batista.pdf.txttext/plain247740http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/75/2/Eduardo+Manente+Batista.pdf.txt4cc625be6afb33bfd725a7c68836836cMD52THUMBNAILEduardo Manente Batista.pdf.jpgEduardo Manente Batista.pdf.jpgimage/jpeg2147http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/75/3/Eduardo+Manente+Batista.pdf.jpgdb164a6a8aa0e3f9f7a9c9fb9f2a9e13MD53tede/752016-10-14 01:00:58.916oai:tede2.espm.br:tede/75Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-10-14T04:00:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Comunicação e consumo em crowdfunding: estratégias discursivas do empreendedorismo social e a construção do consumidor-investidor |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Communication and consumption in crowdfunding: discursive strategies of social entrepreneurship and consumer-investor construction |
title |
Comunicação e consumo em crowdfunding: estratégias discursivas do empreendedorismo social e a construção do consumidor-investidor |
spellingShingle |
Comunicação e consumo em crowdfunding: estratégias discursivas do empreendedorismo social e a construção do consumidor-investidor Batista, Eduardo Manente crowdfunding empreendedorismo social espírito do capitalismo estética da mercadoria comunicação e consumo crowdfunding social entrepreneurship spirit of capitalism commodity aesthetics communication and consumption CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Comunicação e consumo em crowdfunding: estratégias discursivas do empreendedorismo social e a construção do consumidor-investidor |
title_full |
Comunicação e consumo em crowdfunding: estratégias discursivas do empreendedorismo social e a construção do consumidor-investidor |
title_fullStr |
Comunicação e consumo em crowdfunding: estratégias discursivas do empreendedorismo social e a construção do consumidor-investidor |
title_full_unstemmed |
Comunicação e consumo em crowdfunding: estratégias discursivas do empreendedorismo social e a construção do consumidor-investidor |
title_sort |
Comunicação e consumo em crowdfunding: estratégias discursivas do empreendedorismo social e a construção do consumidor-investidor |
author |
Batista, Eduardo Manente |
author_facet |
Batista, Eduardo Manente |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Casaqui, Vander |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:13039487884 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738139A5 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Castro, Gisela Grangeiro da Silva |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:59435895700 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707584A4 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Martino, Luís Mauro Sá |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777699J9 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:22755372887 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8747565Y8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Eduardo Manente |
contributor_str_mv |
Casaqui, Vander Castro, Gisela Grangeiro da Silva Martino, Luís Mauro Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
crowdfunding empreendedorismo social espírito do capitalismo estética da mercadoria comunicação e consumo |
topic |
crowdfunding empreendedorismo social espírito do capitalismo estética da mercadoria comunicação e consumo crowdfunding social entrepreneurship spirit of capitalism commodity aesthetics communication and consumption CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
crowdfunding social entrepreneurship spirit of capitalism commodity aesthetics communication and consumption |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
This research aims to discuss the social entrepreneurship involved the in the crowdfunding platforms, researched from its communicational aspect. The social entrepreneurship configures itself as the new spirit of capitalism (BOLTANSKI; CHIAPELLO, 2009) adjusting its projects within the commodity aesthetics (HAUG, 1997) to convince the public to consume/investment in its cause. We consider the crowdfunding platforms as a discursive market (FAIRCLOUGH, 2001), whose commodities are the projects launched for funding purposes, constituting its forms of symbolic consumption. In that way, we pursue to comprehend the meanings of discursive strategies of social entrepreneurship on these platforms. The research methodology is based on the Critical Analysis of Discourse of Fairclough (idem). |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-13T14:10:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-11 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-03-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BATISTA, Eduardo Manente. Communication and consumption in crowdfunding: discursive strategies of social entrepreneurship and consumer-investor construction. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br/handle/tede/75 |
identifier_str_mv |
BATISTA, Eduardo Manente. Communication and consumption in crowdfunding: discursive strategies of social entrepreneurship and consumer-investor construction. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2016. |
url |
http://tede2.espm.br/handle/tede/75 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
ESPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/75/1/Eduardo+Manente+Batista.pdf http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/75/2/Eduardo+Manente+Batista.pdf.txt http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/75/3/Eduardo+Manente+Batista.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c666dfe73d91b1e9578186467c15d93b 4cc625be6afb33bfd725a7c68836836c db164a6a8aa0e3f9f7a9c9fb9f2a9e13 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br |
_version_ |
1796785132256886784 |