Comunicação e consumo em crowdfunding: estratégias discursivas do empreendedorismo social e a construção do consumidor-investidor

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Batista, Eduardo Manente lattes
Orientador(a): Casaqui, Vander lattes
Banca de defesa: Castro, Gisela Grangeiro da Silva lattes, Martino, Luís Mauro Sá lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
Programa de Pós-Graduação: Programa em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM
Departamento: Comunicação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.espm.br/handle/tede/75
Resumo: This research aims to discuss the social entrepreneurship involved the in the crowdfunding platforms, researched from its communicational aspect. The social entrepreneurship configures itself as the new spirit of capitalism (BOLTANSKI; CHIAPELLO, 2009) adjusting its projects within the commodity aesthetics (HAUG, 1997) to convince the public to consume/investment in its cause. We consider the crowdfunding platforms as a discursive market (FAIRCLOUGH, 2001), whose commodities are the projects launched for funding purposes, constituting its forms of symbolic consumption. In that way, we pursue to comprehend the meanings of discursive strategies of social entrepreneurship on these platforms. The research methodology is based on the Critical Analysis of Discourse of Fairclough (idem).
id ESPM_0dcbd7335419c4d79409bb07417c440a
oai_identifier_str oai:tede2.espm.br:tede/75
network_acronym_str ESPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
repository_id_str
spelling Casaqui, VanderCPF:13039487884http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738139A5Castro, Gisela Grangeiro da SilvaCPF:59435895700http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707584A4Martino, Luís Mauro Sáhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777699J9CPF:22755372887http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8747565Y8Batista, Eduardo Manente2016-10-13T14:10:26Z2016-04-112016-03-14BATISTA, Eduardo Manente. Communication and consumption in crowdfunding: discursive strategies of social entrepreneurship and consumer-investor construction. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2016.http://tede2.espm.br/handle/tede/75This research aims to discuss the social entrepreneurship involved the in the crowdfunding platforms, researched from its communicational aspect. The social entrepreneurship configures itself as the new spirit of capitalism (BOLTANSKI; CHIAPELLO, 2009) adjusting its projects within the commodity aesthetics (HAUG, 1997) to convince the public to consume/investment in its cause. We consider the crowdfunding platforms as a discursive market (FAIRCLOUGH, 2001), whose commodities are the projects launched for funding purposes, constituting its forms of symbolic consumption. In that way, we pursue to comprehend the meanings of discursive strategies of social entrepreneurship on these platforms. The research methodology is based on the Critical Analysis of Discourse of Fairclough (idem).Esta pesquisa tem como tema o empreendedorismo social nas plataformas de financiamento coletivo, também conhecidas como crowdfunding, investigado sob seu aspecto comunicacional. O empreendedorismo social configura-se como o novo espírito do capitalismo (BOLTANSKI; CHIAPELLO, 2009) adequando seus projetos com a estética da mercadoria (HAUG, 1997) para convencer o público ao consumo-investimento de sua causa. Consideramos as plataformas de crowdfunding como um mercado discursivo (FAIRCLOUGH, 2001) cujas mercadorias são os projetos lançados para o financiamento, constituindo suas formas de consumo simbólico. Por isso, buscamos compreender os significados das estratégias discursivas do empreendedorismo social nestas plataformas. A metodologia de pesquisa é fundamentada na Análise Crítica do Discurso de Fairclough (idem).Made available in DSpace on 2016-10-13T14:10:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eduardo Manente Batista.pdf: 4649864 bytes, checksum: c666dfe73d91b1e9578186467c15d93b (MD5) Previous issue date: 2016-03-14application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/171/Eduardo%20Manente%20Batista.pdf.jpgporAssociação Escola Superior de Propaganda e MarketingPrograma em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPMESPMBRComunicaçãocrowdfundingempreendedorismo socialespírito do capitalismoestética da mercadoriacomunicação e consumocrowdfundingsocial entrepreneurshipspirit of capitalismcommodity aestheticscommunication and consumptionCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunicação e consumo em crowdfunding: estratégias discursivas do empreendedorismo social e a construção do consumidor-investidorCommunication and consumption in crowdfunding: discursive strategies of social entrepreneurship and consumer-investor constructioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMORIGINALEduardo Manente Batista.pdfapplication/pdf4649864http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/75/1/Eduardo+Manente+Batista.pdfc666dfe73d91b1e9578186467c15d93bMD51TEXTEduardo Manente Batista.pdf.txtEduardo Manente Batista.pdf.txttext/plain247740http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/75/2/Eduardo+Manente+Batista.pdf.txt4cc625be6afb33bfd725a7c68836836cMD52THUMBNAILEduardo Manente Batista.pdf.jpgEduardo Manente Batista.pdf.jpgimage/jpeg2147http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/75/3/Eduardo+Manente+Batista.pdf.jpgdb164a6a8aa0e3f9f7a9c9fb9f2a9e13MD53tede/752016-10-14 01:00:58.916oai:tede2.espm.br:tede/75Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-10-14T04:00:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.por.fl_str_mv Comunicação e consumo em crowdfunding: estratégias discursivas do empreendedorismo social e a construção do consumidor-investidor
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Communication and consumption in crowdfunding: discursive strategies of social entrepreneurship and consumer-investor construction
title Comunicação e consumo em crowdfunding: estratégias discursivas do empreendedorismo social e a construção do consumidor-investidor
spellingShingle Comunicação e consumo em crowdfunding: estratégias discursivas do empreendedorismo social e a construção do consumidor-investidor
Batista, Eduardo Manente
crowdfunding
empreendedorismo social
espírito do capitalismo
estética da mercadoria
comunicação e consumo
crowdfunding
social entrepreneurship
spirit of capitalism
commodity aesthetics
communication and consumption
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Comunicação e consumo em crowdfunding: estratégias discursivas do empreendedorismo social e a construção do consumidor-investidor
title_full Comunicação e consumo em crowdfunding: estratégias discursivas do empreendedorismo social e a construção do consumidor-investidor
title_fullStr Comunicação e consumo em crowdfunding: estratégias discursivas do empreendedorismo social e a construção do consumidor-investidor
title_full_unstemmed Comunicação e consumo em crowdfunding: estratégias discursivas do empreendedorismo social e a construção do consumidor-investidor
title_sort Comunicação e consumo em crowdfunding: estratégias discursivas do empreendedorismo social e a construção do consumidor-investidor
author Batista, Eduardo Manente
author_facet Batista, Eduardo Manente
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Casaqui, Vander
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:13039487884
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738139A5
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Castro, Gisela Grangeiro da Silva
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:59435895700
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707584A4
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Martino, Luís Mauro Sá
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777699J9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:22755372887
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8747565Y8
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Eduardo Manente
contributor_str_mv Casaqui, Vander
Castro, Gisela Grangeiro da Silva
Martino, Luís Mauro Sá
dc.subject.por.fl_str_mv crowdfunding
empreendedorismo social
espírito do capitalismo
estética da mercadoria
comunicação e consumo
topic crowdfunding
empreendedorismo social
espírito do capitalismo
estética da mercadoria
comunicação e consumo
crowdfunding
social entrepreneurship
spirit of capitalism
commodity aesthetics
communication and consumption
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv crowdfunding
social entrepreneurship
spirit of capitalism
commodity aesthetics
communication and consumption
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This research aims to discuss the social entrepreneurship involved the in the crowdfunding platforms, researched from its communicational aspect. The social entrepreneurship configures itself as the new spirit of capitalism (BOLTANSKI; CHIAPELLO, 2009) adjusting its projects within the commodity aesthetics (HAUG, 1997) to convince the public to consume/investment in its cause. We consider the crowdfunding platforms as a discursive market (FAIRCLOUGH, 2001), whose commodities are the projects launched for funding purposes, constituting its forms of symbolic consumption. In that way, we pursue to comprehend the meanings of discursive strategies of social entrepreneurship on these platforms. The research methodology is based on the Critical Analysis of Discourse of Fairclough (idem).
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-13T14:10:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-11
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BATISTA, Eduardo Manente. Communication and consumption in crowdfunding: discursive strategies of social entrepreneurship and consumer-investor construction. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.espm.br/handle/tede/75
identifier_str_mv BATISTA, Eduardo Manente. Communication and consumption in crowdfunding: discursive strategies of social entrepreneurship and consumer-investor construction. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2016.
url http://tede2.espm.br/handle/tede/75
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM
dc.publisher.initials.fl_str_mv ESPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/75/1/Eduardo+Manente+Batista.pdf
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/75/2/Eduardo+Manente+Batista.pdf.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/75/3/Eduardo+Manente+Batista.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c666dfe73d91b1e9578186467c15d93b
4cc625be6afb33bfd725a7c68836836c
db164a6a8aa0e3f9f7a9c9fb9f2a9e13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br
_version_ 1796785132256886784