A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Escola Superior de Propaganda e Marketing
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo
|
Departamento: |
ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.espm.br/handle/tede/216 |
Resumo: | With the subject of this dissertation: “The reception by paulistanos of the Bahia’s touristics messages” follow by State of Bahia’s advertising campaigns. Thinking of `Bahia’s touristic massages’ we will analyze the stereotype’s impacts on the baiano citizen by the paulistanos citizens trough the campaigns and search for the receivers: paulistas, people who was born in São Paulo. It will be indentified the moral arguments presents on the paulista’s speeches. The adopted methodology has it bases on the French Scholl. For this research will be adopted the following procedures: 1) People born in São Paulo will be chosen; 2) They will be invited to watch three Bahiatursa`s touristcs campaigns; 3) The participants will report what are their thoughts of Bahia after watching the campaigns; 4) The reports will be recorded and the material transcribed in order to catalogue the campaign`s impacts on the paulistanos interviewed. |
id |
ESPM_191ef0206614beb2488801ae7c89c98b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.espm.br:tede/216 |
network_acronym_str |
ESPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
repository_id_str |
|
spelling |
Barros Filho, Clóvis deHoff, Tânia Márcia Cezarhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768131Y9Batista, Leandro Leonardo29766494568http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=W1925230&tipo=completo&idiomaExibicao=1Carvalho, Maria do Perpétuo Socorro M. F. de2016-11-28T17:28:17Z2009-03-27Carvalho, Maria do Perpétuo Socorro M. F. de. A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia. 2009. 269 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, são Paulo, 2009.http://tede2.espm.br/handle/tede/216With the subject of this dissertation: “The reception by paulistanos of the Bahia’s touristics messages” follow by State of Bahia’s advertising campaigns. Thinking of `Bahia’s touristic massages’ we will analyze the stereotype’s impacts on the baiano citizen by the paulistanos citizens trough the campaigns and search for the receivers: paulistas, people who was born in São Paulo. It will be indentified the moral arguments presents on the paulista’s speeches. The adopted methodology has it bases on the French Scholl. For this research will be adopted the following procedures: 1) People born in São Paulo will be chosen; 2) They will be invited to watch three Bahiatursa`s touristcs campaigns; 3) The participants will report what are their thoughts of Bahia after watching the campaigns; 4) The reports will be recorded and the material transcribed in order to catalogue the campaign`s impacts on the paulistanos interviewed.O objeto de estudo desta dissertação: “A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia”, são campanhas publicitárias do governo do estado da Bahia (Bahiatursa). Ao refletir sobre as campanhas publicitárias “Campanhas deTurismo Receptivo Estado da Bahia”, pretendemos analisar os possíveis impactos no “estereótipo” do sujeito baiano pelo paulistano através das campanhas midiáticas e buscar do público receptor, paulistas nascidos em São Paulo, o impacto da recepção destas mensagens publicitárias, o olhar, o imaginário dos paulistanos do “Estado da Bahia”. Identificaremos os argumentos morais presentes nos discursos dos paulistanos. A metodologia adotada tem por base a Escola de Análise de Discurso de Linha Francesa. Para esta pesquisa serão adotados os seguintes procedimentos: 1) seleção de pessoas nascidas na cidade de São Paulo; 2) os selecionados serão convidados a assistir três campanhas publicitárias da Bahiatursa; 3) em continuidade a este processo, os participantes irão relatar a recepção, o olhar que estes sujeitos paulistanos obtiveram do Estado da Bahia a partir dessas mídias; 4) Estas entrevistas em profundidade serão gravadas e transcritas com a finalidade de buscar o impacto dessas mensagens midiáticas por estes paulistanos entrevistados.Submitted by Odilio Hilario Moreira Júnior (odilio@espm.br) on 2016-11-28T17:26:39Z No. of bitstreams: 1 Maria P.Socorro M.F.Carvalho.pdf: 12237122 bytes, checksum: 5ca851deff82b7f9466f140c94656736 (MD5)Approved for entry into archive by Odilio Hilario Moreira Júnior (odilio@espm.br) on 2016-11-28T17:26:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Maria P.Socorro M.F.Carvalho.pdf: 12237122 bytes, checksum: 5ca851deff82b7f9466f140c94656736 (MD5)Approved for entry into archive by Debora Cristina Bonfim Aquarone (deborabonfim@espm.br) on 2016-11-28T17:27:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Maria P.Socorro M.F.Carvalho.pdf: 12237122 bytes, checksum: 5ca851deff82b7f9466f140c94656736 (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-28T17:28:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria P.Socorro M.F.Carvalho.pdf: 12237122 bytes, checksum: 5ca851deff82b7f9466f140c94656736 (MD5) Previous issue date: 2009-03-27application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/553/Maria%20P.Socorro%20M.F.Carvalho.pdf.jpgporEscola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado em Comunicação e Práticas de ConsumoESPMBrasilESPM::Pós-Graduação Stricto Sensurecepção; paulistanos; mensagens, turismo; Bahiareception; paulistanos; messages; campaigns; BahiaCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na BahiaThe reception of messages by Paulistanos media for dissemination of tourism in Bahiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1478719854366591830500500600-4455193753091852328-4056021055502874573info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81912http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/216/1/license.txt652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ceMD51ORIGINALMaria P.Socorro M.F.Carvalho.pdfMaria P.Socorro M.F.Carvalho.pdfapplication/pdf12237122http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/216/2/Maria+P.Socorro+M.F.Carvalho.pdf5ca851deff82b7f9466f140c94656736MD52TEXTMaria P.Socorro M.F.Carvalho.pdf.txtMaria P.Socorro M.F.Carvalho.pdf.txttext/plain384307http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/216/3/Maria+P.Socorro+M.F.Carvalho.pdf.txte42706ac92d5ea84ff4cbcc324ce2f26MD53THUMBNAILMaria P.Socorro M.F.Carvalho.pdf.jpgMaria P.Socorro M.F.Carvalho.pdf.jpgimage/jpeg2272http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/216/4/Maria+P.Socorro+M.F.Carvalho.pdf.jpg1a3bada2f9a81283a5e0329c2a4042beMD54tede/2162016-11-29 01:00:40.064oai:tede2.espm.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-11-29T03:00:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The reception of messages by Paulistanos media for dissemination of tourism in Bahia |
title |
A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia |
spellingShingle |
A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia Carvalho, Maria do Perpétuo Socorro M. F. de recepção; paulistanos; mensagens, turismo; Bahia reception; paulistanos; messages; campaigns; Bahia CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia |
title_full |
A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia |
title_fullStr |
A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia |
title_full_unstemmed |
A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia |
title_sort |
A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia |
author |
Carvalho, Maria do Perpétuo Socorro M. F. de |
author_facet |
Carvalho, Maria do Perpétuo Socorro M. F. de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barros Filho, Clóvis de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Hoff, Tânia Márcia Cezar |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768131Y9 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Batista, Leandro Leonardo |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
29766494568 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=W1925230&tipo=completo&idiomaExibicao=1 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Maria do Perpétuo Socorro M. F. de |
contributor_str_mv |
Barros Filho, Clóvis de Hoff, Tânia Márcia Cezar Batista, Leandro Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
recepção; paulistanos; mensagens, turismo; Bahia |
topic |
recepção; paulistanos; mensagens, turismo; Bahia reception; paulistanos; messages; campaigns; Bahia CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
reception; paulistanos; messages; campaigns; Bahia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
With the subject of this dissertation: “The reception by paulistanos of the Bahia’s touristics messages” follow by State of Bahia’s advertising campaigns. Thinking of `Bahia’s touristic massages’ we will analyze the stereotype’s impacts on the baiano citizen by the paulistanos citizens trough the campaigns and search for the receivers: paulistas, people who was born in São Paulo. It will be indentified the moral arguments presents on the paulista’s speeches. The adopted methodology has it bases on the French Scholl. For this research will be adopted the following procedures: 1) People born in São Paulo will be chosen; 2) They will be invited to watch three Bahiatursa`s touristcs campaigns; 3) The participants will report what are their thoughts of Bahia after watching the campaigns; 4) The reports will be recorded and the material transcribed in order to catalogue the campaign`s impacts on the paulistanos interviewed. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-28T17:28:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Carvalho, Maria do Perpétuo Socorro M. F. de. A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia. 2009. 269 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, são Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br/handle/tede/216 |
identifier_str_mv |
Carvalho, Maria do Perpétuo Socorro M. F. de. A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia. 2009. 269 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, são Paulo, 2009. |
url |
http://tede2.espm.br/handle/tede/216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
1478719854366591830 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-4455193753091852328 |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-4056021055502874573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
ESPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/216/1/license.txt http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/216/2/Maria+P.Socorro+M.F.Carvalho.pdf http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/216/3/Maria+P.Socorro+M.F.Carvalho.pdf.txt http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/216/4/Maria+P.Socorro+M.F.Carvalho.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ce 5ca851deff82b7f9466f140c94656736 e42706ac92d5ea84ff4cbcc324ce2f26 1a3bada2f9a81283a5e0329c2a4042be |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br |
_version_ |
1796785133155516416 |