A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Carvalho, Maria do Perpétuo Socorro M. F. de lattes
Orientador(a): Barros Filho, Clóvis de
Banca de defesa: Hoff, Tânia Márcia Cezar lattes, Batista, Leandro Leonardo
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola Superior de Propaganda e Marketing
Programa de Pós-Graduação: Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo
Departamento: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.espm.br/handle/tede/216
Resumo: With the subject of this dissertation: “The reception by paulistanos of the Bahia’s touristics messages” follow by State of Bahia’s advertising campaigns. Thinking of `Bahia’s touristic massages’ we will analyze the stereotype’s impacts on the baiano citizen by the paulistanos citizens trough the campaigns and search for the receivers: paulistas, people who was born in São Paulo. It will be indentified the moral arguments presents on the paulista’s speeches. The adopted methodology has it bases on the French Scholl. For this research will be adopted the following procedures: 1) People born in São Paulo will be chosen; 2) They will be invited to watch three Bahiatursa`s touristcs campaigns; 3) The participants will report what are their thoughts of Bahia after watching the campaigns; 4) The reports will be recorded and the material transcribed in order to catalogue the campaign`s impacts on the paulistanos interviewed.
id ESPM_191ef0206614beb2488801ae7c89c98b
oai_identifier_str oai:tede2.espm.br:tede/216
network_acronym_str ESPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
repository_id_str
spelling Barros Filho, Clóvis deHoff, Tânia Márcia Cezarhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768131Y9Batista, Leandro Leonardo29766494568http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=W1925230&tipo=completo&idiomaExibicao=1Carvalho, Maria do Perpétuo Socorro M. F. de2016-11-28T17:28:17Z2009-03-27Carvalho, Maria do Perpétuo Socorro M. F. de. A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia. 2009. 269 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, são Paulo, 2009.http://tede2.espm.br/handle/tede/216With the subject of this dissertation: “The reception by paulistanos of the Bahia’s touristics messages” follow by State of Bahia’s advertising campaigns. Thinking of `Bahia’s touristic massages’ we will analyze the stereotype’s impacts on the baiano citizen by the paulistanos citizens trough the campaigns and search for the receivers: paulistas, people who was born in São Paulo. It will be indentified the moral arguments presents on the paulista’s speeches. The adopted methodology has it bases on the French Scholl. For this research will be adopted the following procedures: 1) People born in São Paulo will be chosen; 2) They will be invited to watch three Bahiatursa`s touristcs campaigns; 3) The participants will report what are their thoughts of Bahia after watching the campaigns; 4) The reports will be recorded and the material transcribed in order to catalogue the campaign`s impacts on the paulistanos interviewed.O objeto de estudo desta dissertação: “A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia”, são campanhas publicitárias do governo do estado da Bahia (Bahiatursa). Ao refletir sobre as campanhas publicitárias “Campanhas deTurismo Receptivo Estado da Bahia”, pretendemos analisar os possíveis impactos no “estereótipo” do sujeito baiano pelo paulistano através das campanhas midiáticas e buscar do público receptor, paulistas nascidos em São Paulo, o impacto da recepção destas mensagens publicitárias, o olhar, o imaginário dos paulistanos do “Estado da Bahia”. Identificaremos os argumentos morais presentes nos discursos dos paulistanos. A metodologia adotada tem por base a Escola de Análise de Discurso de Linha Francesa. Para esta pesquisa serão adotados os seguintes procedimentos: 1) seleção de pessoas nascidas na cidade de São Paulo; 2) os selecionados serão convidados a assistir três campanhas publicitárias da Bahiatursa; 3) em continuidade a este processo, os participantes irão relatar a recepção, o olhar que estes sujeitos paulistanos obtiveram do Estado da Bahia a partir dessas mídias; 4) Estas entrevistas em profundidade serão gravadas e transcritas com a finalidade de buscar o impacto dessas mensagens midiáticas por estes paulistanos entrevistados.Submitted by Odilio Hilario Moreira Júnior (odilio@espm.br) on 2016-11-28T17:26:39Z No. of bitstreams: 1 Maria P.Socorro M.F.Carvalho.pdf: 12237122 bytes, checksum: 5ca851deff82b7f9466f140c94656736 (MD5)Approved for entry into archive by Odilio Hilario Moreira Júnior (odilio@espm.br) on 2016-11-28T17:26:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Maria P.Socorro M.F.Carvalho.pdf: 12237122 bytes, checksum: 5ca851deff82b7f9466f140c94656736 (MD5)Approved for entry into archive by Debora Cristina Bonfim Aquarone (deborabonfim@espm.br) on 2016-11-28T17:27:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Maria P.Socorro M.F.Carvalho.pdf: 12237122 bytes, checksum: 5ca851deff82b7f9466f140c94656736 (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-28T17:28:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria P.Socorro M.F.Carvalho.pdf: 12237122 bytes, checksum: 5ca851deff82b7f9466f140c94656736 (MD5) Previous issue date: 2009-03-27application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/553/Maria%20P.Socorro%20M.F.Carvalho.pdf.jpgporEscola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado em Comunicação e Práticas de ConsumoESPMBrasilESPM::Pós-Graduação Stricto Sensurecepção; paulistanos; mensagens, turismo; Bahiareception; paulistanos; messages; campaigns; BahiaCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na BahiaThe reception of messages by Paulistanos media for dissemination of tourism in Bahiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1478719854366591830500500600-4455193753091852328-4056021055502874573info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81912http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/216/1/license.txt652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ceMD51ORIGINALMaria P.Socorro M.F.Carvalho.pdfMaria P.Socorro M.F.Carvalho.pdfapplication/pdf12237122http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/216/2/Maria+P.Socorro+M.F.Carvalho.pdf5ca851deff82b7f9466f140c94656736MD52TEXTMaria P.Socorro M.F.Carvalho.pdf.txtMaria P.Socorro M.F.Carvalho.pdf.txttext/plain384307http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/216/3/Maria+P.Socorro+M.F.Carvalho.pdf.txte42706ac92d5ea84ff4cbcc324ce2f26MD53THUMBNAILMaria P.Socorro M.F.Carvalho.pdf.jpgMaria P.Socorro M.F.Carvalho.pdf.jpgimage/jpeg2272http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/216/4/Maria+P.Socorro+M.F.Carvalho.pdf.jpg1a3bada2f9a81283a5e0329c2a4042beMD54tede/2162016-11-29 01:00:40.064oai:tede2.espm.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-11-29T03:00:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.por.fl_str_mv A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The reception of messages by Paulistanos media for dissemination of tourism in Bahia
title A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia
spellingShingle A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia
Carvalho, Maria do Perpétuo Socorro M. F. de
recepção; paulistanos; mensagens, turismo; Bahia
reception; paulistanos; messages; campaigns; Bahia
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia
title_full A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia
title_fullStr A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia
title_full_unstemmed A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia
title_sort A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia
author Carvalho, Maria do Perpétuo Socorro M. F. de
author_facet Carvalho, Maria do Perpétuo Socorro M. F. de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barros Filho, Clóvis de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Hoff, Tânia Márcia Cezar
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768131Y9
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Batista, Leandro Leonardo
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 29766494568
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=W1925230&tipo=completo&idiomaExibicao=1
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria do Perpétuo Socorro M. F. de
contributor_str_mv Barros Filho, Clóvis de
Hoff, Tânia Márcia Cezar
Batista, Leandro Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv recepção; paulistanos; mensagens, turismo; Bahia
topic recepção; paulistanos; mensagens, turismo; Bahia
reception; paulistanos; messages; campaigns; Bahia
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv reception; paulistanos; messages; campaigns; Bahia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description With the subject of this dissertation: “The reception by paulistanos of the Bahia’s touristics messages” follow by State of Bahia’s advertising campaigns. Thinking of `Bahia’s touristic massages’ we will analyze the stereotype’s impacts on the baiano citizen by the paulistanos citizens trough the campaigns and search for the receivers: paulistas, people who was born in São Paulo. It will be indentified the moral arguments presents on the paulista’s speeches. The adopted methodology has it bases on the French Scholl. For this research will be adopted the following procedures: 1) People born in São Paulo will be chosen; 2) They will be invited to watch three Bahiatursa`s touristcs campaigns; 3) The participants will report what are their thoughts of Bahia after watching the campaigns; 4) The reports will be recorded and the material transcribed in order to catalogue the campaign`s impacts on the paulistanos interviewed.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-28T17:28:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Carvalho, Maria do Perpétuo Socorro M. F. de. A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia. 2009. 269 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, são Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.espm.br/handle/tede/216
identifier_str_mv Carvalho, Maria do Perpétuo Socorro M. F. de. A recepção pelos paulistanos das mensagens midiáticas de divulgação do turismo na Bahia. 2009. 269 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, são Paulo, 2009.
url http://tede2.espm.br/handle/tede/216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 1478719854366591830
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -4455193753091852328
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -4056021055502874573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo
dc.publisher.initials.fl_str_mv ESPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/216/1/license.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/216/2/Maria+P.Socorro+M.F.Carvalho.pdf
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/216/3/Maria+P.Socorro+M.F.Carvalho.pdf.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/216/4/Maria+P.Socorro+M.F.Carvalho.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ce
5ca851deff82b7f9466f140c94656736
e42706ac92d5ea84ff4cbcc324ce2f26
1a3bada2f9a81283a5e0329c2a4042be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br
_version_ 1796785133155516416