Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Bento, Igor da Costa lattes
Orientador(a): Castro, Gisela Grangeiro da Silva lattes
Banca de defesa: Rocha, Rosamaria Luiza de Melo lattes, Primo, Alex Fernando Teixeira
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola Superior de Propaganda e Marketing
Programa de Pós-Graduação: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Departamento: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.espm.br/handle/tede/207
Resumo: The process of symbiosis between information networks and the urban areas gives rise to an informational dimension of ubiquitous access to cyberspace that promotes the emergence of a myriad of new social practices from the appropriation of these networks and a variety of connection devices (cell phones, palms, MP3 players, etc.). Nomadic listening is one of the social practices identified in the current urban scene. It can be seen as a semiotic modulation, also social, cognitive, corporal and it works on the coupling between mobile devices and the act of roaming through the city. This new form of consumption focuses on listening to digital music and mounting customized playlists as soundtracks for the day to day. From a conceptual framework that focuses on the intersection between media and consumption, this paper aims to map the nomadic listening in the urban scene and to understand how the music industry has incorporated this practice into their promotion and commercialization strategies.
id ESPM_2202bf6a26a3de0402cb1a63cbaf94f9
oai_identifier_str oai:tede2.espm.br:tede/207
network_acronym_str ESPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
repository_id_str
spelling Castro, Gisela Grangeiro da Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707584A4Rocha, Rosamaria Luiza de Melohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762972Y2http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785137Y6Primo, Alex Fernando Teixeira64929809304http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256668Y3Bento, Igor da Costa2016-11-28T11:44:39Z2010-03-25Bento, Igor da Costa. Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana. 2010. 170 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2010.http://tede2.espm.br/handle/tede/207The process of symbiosis between information networks and the urban areas gives rise to an informational dimension of ubiquitous access to cyberspace that promotes the emergence of a myriad of new social practices from the appropriation of these networks and a variety of connection devices (cell phones, palms, MP3 players, etc.). Nomadic listening is one of the social practices identified in the current urban scene. It can be seen as a semiotic modulation, also social, cognitive, corporal and it works on the coupling between mobile devices and the act of roaming through the city. This new form of consumption focuses on listening to digital music and mounting customized playlists as soundtracks for the day to day. From a conceptual framework that focuses on the intersection between media and consumption, this paper aims to map the nomadic listening in the urban scene and to understand how the music industry has incorporated this practice into their promotion and commercialization strategies.O processo de simbiose entre as redes telemáticas e a malha urbana enseja uma dimensão informacional de acesso ubíquo ao ciberespaço, que propicia o surgimento de uma miríade de novas práticas sociais a partir da apropriação destas redes e dos mais variados dispositivos de conexão (celulares, palms, MP3 players, etc.). A escuta nômade é uma das práticas sociais identificadas na cena urbana atual. Ela pode ser entendida como uma modulação semiótica, social, cognitiva e corporal, e funciona no acoplamento entre aos dispositivos móveis e o vagar pela cidade. Esta nova forma de consumo privilegia a escuta de música digital e a montagem de playlists personalizadas como trilhas sonoras para o dia a dia. Partindo de uma estrutura conceitual que privilegia a interseção entre mídia e consumo, este trabalho pretende mapear a escuta nômade na cena urbana e compreender de que modo a indústria da música tem incorporado esta prática às suas estratégias de promoção e comercialização.Submitted by Odilio Hilario Moreira Júnior (odilio@espm.br) on 2016-11-28T11:43:17Z No. of bitstreams: 1 Igor da Costa Bento.pdf: 1998113 bytes, checksum: 2d92fce83dcc4fa643a078f0ea361b40 (MD5)Approved for entry into archive by Odilio Hilario Moreira Júnior (odilio@espm.br) on 2016-11-28T11:43:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Igor da Costa Bento.pdf: 1998113 bytes, checksum: 2d92fce83dcc4fa643a078f0ea361b40 (MD5)Approved for entry into archive by Debora Cristina Bonfim Aquarone (deborabonfim@espm.br) on 2016-11-28T11:44:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Igor da Costa Bento.pdf: 1998113 bytes, checksum: 2d92fce83dcc4fa643a078f0ea361b40 (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-28T11:44:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Igor da Costa Bento.pdf: 1998113 bytes, checksum: 2d92fce83dcc4fa643a078f0ea361b40 (MD5) Previous issue date: 2010-03-25application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/527/Igor%20da%20Costa%20Bento.pdf.jpgporEscola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado Profissional em Comportamento do ConsumidorESPMBrasilESPM::Pós-Graduação Stricto Sensucomunicação e consumo; dispositivos móveis; música digital; posturas de escuta; culturas urbanascommunication and consumption; mobile devices; digital music; listening postures; urban cultureCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOOuvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistanaMarket Ears: new configurations of communication and digital consumption in the scene of São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-5003969050085565866500500600-4455193753091852328-4056021055502874573info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81912http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/207/1/license.txt652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ceMD51ORIGINALIgor da Costa Bento.pdfIgor da Costa Bento.pdfapplication/pdf1998113http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/207/2/Igor+da+Costa+Bento.pdf2d92fce83dcc4fa643a078f0ea361b40MD52TEXTIgor da Costa Bento.pdf.txtIgor da Costa Bento.pdf.txttext/plain322261http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/207/3/Igor+da+Costa+Bento.pdf.txte66de5b9d5962043d5b5836de6dcb87aMD53THUMBNAILIgor da Costa Bento.pdf.jpgIgor da Costa Bento.pdf.jpgimage/jpeg2183http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/207/4/Igor+da+Costa+Bento.pdf.jpgee4eeb751bcc4f22653388f4ad0e1db4MD54tede/2072016-11-29 01:00:10.433oai:tede2.espm.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-11-29T03:00:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.por.fl_str_mv Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Market Ears: new configurations of communication and digital consumption in the scene of São Paulo
title Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana
spellingShingle Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana
Bento, Igor da Costa
comunicação e consumo; dispositivos móveis; música digital; posturas de escuta; culturas urbanas
communication and consumption; mobile devices; digital music; listening postures; urban culture
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana
title_full Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana
title_fullStr Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana
title_full_unstemmed Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana
title_sort Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana
author Bento, Igor da Costa
author_facet Bento, Igor da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Gisela Grangeiro da Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707584A4
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rocha, Rosamaria Luiza de Melo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762972Y2
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785137Y6
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Primo, Alex Fernando Teixeira
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 64929809304
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256668Y3
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Igor da Costa
contributor_str_mv Castro, Gisela Grangeiro da Silva
Rocha, Rosamaria Luiza de Melo
Primo, Alex Fernando Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação e consumo; dispositivos móveis; música digital; posturas de escuta; culturas urbanas
topic comunicação e consumo; dispositivos móveis; música digital; posturas de escuta; culturas urbanas
communication and consumption; mobile devices; digital music; listening postures; urban culture
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv communication and consumption; mobile devices; digital music; listening postures; urban culture
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description The process of symbiosis between information networks and the urban areas gives rise to an informational dimension of ubiquitous access to cyberspace that promotes the emergence of a myriad of new social practices from the appropriation of these networks and a variety of connection devices (cell phones, palms, MP3 players, etc.). Nomadic listening is one of the social practices identified in the current urban scene. It can be seen as a semiotic modulation, also social, cognitive, corporal and it works on the coupling between mobile devices and the act of roaming through the city. This new form of consumption focuses on listening to digital music and mounting customized playlists as soundtracks for the day to day. From a conceptual framework that focuses on the intersection between media and consumption, this paper aims to map the nomadic listening in the urban scene and to understand how the music industry has incorporated this practice into their promotion and commercialization strategies.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-28T11:44:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Bento, Igor da Costa. Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana. 2010. 170 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.espm.br/handle/tede/207
identifier_str_mv Bento, Igor da Costa. Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana. 2010. 170 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2010.
url http://tede2.espm.br/handle/tede/207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -5003969050085565866
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -4455193753091852328
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -4056021055502874573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
dc.publisher.initials.fl_str_mv ESPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/207/1/license.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/207/2/Igor+da+Costa+Bento.pdf
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/207/3/Igor+da+Costa+Bento.pdf.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/207/4/Igor+da+Costa+Bento.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ce
2d92fce83dcc4fa643a078f0ea361b40
e66de5b9d5962043d5b5836de6dcb87a
ee4eeb751bcc4f22653388f4ad0e1db4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br
_version_ 1796785133088407552