O discurso da sustentabilidade e da responsabilidade social na estratégia corporativa: comunicação em rede, consumo e cidadania
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM
|
Departamento: |
Comunicação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.espm.br/handle/tede/102 |
Resumo: | The end of the XX century and the beginning of the XXI is an important period for the scholars of the communication field since from this time on some quite significant transformations are shaped in the contemporary society, resulting in cultural changes for both the citizens, the private enterprise and the government. Leaving from these transformations, this study aims to promote a multiperspective reflection (KELLNER, 2004), articulating the study of contemporary culture to understand how the society of the consumption is reflecting and refracting values and social praxis considering the speech of sustainability and the concept of citizenship, with the propositions of the studies of the cyberculture which conceives the cyberspace like environment of mobilization of the social actors in the construction of a collaborative culture (JENKINS, 2009). On account of the amplitude of the study, we will do use of a multi methodological approach combining bibliographical inquiry, collaborative observation of a netnographic character and documentary inquiry with the objective of understanding the multiple discursive strategies that compose the consolidation of an institutional brand. To compose a cultural and marketing analysis we study more specifically strategies of Bradesco s Banco do Planeta. |
id |
ESPM_2bb7db4a56df146ce62e743a3d0442da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.espm.br:tede/102 |
network_acronym_str |
ESPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, Gisela Grangeiro da SilvaCPF:59435895700http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707584A4Casaqui, VanderCPF:13039487884http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738139A5Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796340Y5CPF:83881808434http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4212886A5Oliveira, Chirles Virginia Antas de2016-10-13T14:10:34Z2012-03-022011-03-25http://tede2.espm.br/handle/tede/102The end of the XX century and the beginning of the XXI is an important period for the scholars of the communication field since from this time on some quite significant transformations are shaped in the contemporary society, resulting in cultural changes for both the citizens, the private enterprise and the government. Leaving from these transformations, this study aims to promote a multiperspective reflection (KELLNER, 2004), articulating the study of contemporary culture to understand how the society of the consumption is reflecting and refracting values and social praxis considering the speech of sustainability and the concept of citizenship, with the propositions of the studies of the cyberculture which conceives the cyberspace like environment of mobilization of the social actors in the construction of a collaborative culture (JENKINS, 2009). On account of the amplitude of the study, we will do use of a multi methodological approach combining bibliographical inquiry, collaborative observation of a netnographic character and documentary inquiry with the objective of understanding the multiple discursive strategies that compose the consolidation of an institutional brand. To compose a cultural and marketing analysis we study more specifically strategies of Bradesco s Banco do Planeta.O fim do século XX e o início do século XXI é um período importante para os estudiosos do campo da comunicação, pois, a partir dessa época, configuram-se algumas transformações bastante significativas na sociedade contemporânea, resultando em mudanças culturais tanto dos cidadãos, como da iniciativa privada e do governo. Partindo dessas transformações, esta pesquisa visa promover uma reflexão multiperspectívica (KELLNER, 2004), articulando o estudo da cultura contemporânea para entender como a sociedade do consumo está refletindo e refratando seus valores e sua práxis social diante do discurso da sustentabilidade e do conceito de cidadania, com as proposições dos estudos da cibercultura, que concebe o ciberespaço como ambiente de mobilização dos atores sociais, na construção de uma cultura participativa (JENKINS, 2009). Em razão da amplitude do estudo, utiliza-se uma abordagem multimetodológica combinando pesquisa bibliográfica, observação participativa de caráter netnográfico e pesquisa documental, tendo como objetivo a compreensão das múltiplas estratégias discursivas que compõem a consolidação de uma marca institucional. Para compor uma análise cultural e mercadológica do tema estudado, enfocamos mais especificamente estratégias do Banco do Planeta, do Bradesco.Made available in DSpace on 2016-10-13T14:10:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ChirlesVirginiaAdeOliveira.pdf: 2439663 bytes, checksum: c4e1b6126666edb1b52a907a4e7a4ef9 (MD5) Previous issue date: 2011-03-25application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/314/ChirlesVirginiaAdeOliveira.pdf.jpgporAssociação Escola Superior de Propaganda e MarketingPrograma em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPMESPMBRComunicaçãocomunicação e consumociberculturasustentabilidaderesponsabilidade socialmarca institucionalcommunication and consumptioncyberculturesustainabilitysocial responsibilityinstitutional brandCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO discurso da sustentabilidade e da responsabilidade social na estratégia corporativa: comunicação em rede, consumo e cidadaniaThe discourse of sustainability and social responsibility in corporate strategy: network communication, consumption and citizenshipinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMORIGINALChirlesVirginiaAdeOliveira.pdfapplication/pdf2439663http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/102/1/ChirlesVirginiaAdeOliveira.pdfc4e1b6126666edb1b52a907a4e7a4ef9MD51TEXTChirlesVirginiaAdeOliveira.pdf.txtChirlesVirginiaAdeOliveira.pdf.txttext/plain376989http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/102/2/ChirlesVirginiaAdeOliveira.pdf.txt773978b32e98963f3e533c27dd694182MD52THUMBNAILChirlesVirginiaAdeOliveira.pdf.jpgChirlesVirginiaAdeOliveira.pdf.jpgimage/jpeg2183http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/102/3/ChirlesVirginiaAdeOliveira.pdf.jpg82480fea3f8c5bbe337630dd5fc07c0bMD53tede/1022016-10-14 01:03:59.151oai:tede2.espm.br:tede/102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-10-14T04:03:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O discurso da sustentabilidade e da responsabilidade social na estratégia corporativa: comunicação em rede, consumo e cidadania |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The discourse of sustainability and social responsibility in corporate strategy: network communication, consumption and citizenship |
title |
O discurso da sustentabilidade e da responsabilidade social na estratégia corporativa: comunicação em rede, consumo e cidadania |
spellingShingle |
O discurso da sustentabilidade e da responsabilidade social na estratégia corporativa: comunicação em rede, consumo e cidadania Oliveira, Chirles Virginia Antas de comunicação e consumo cibercultura sustentabilidade responsabilidade social marca institucional communication and consumption cyberculture sustainability social responsibility institutional brand CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
O discurso da sustentabilidade e da responsabilidade social na estratégia corporativa: comunicação em rede, consumo e cidadania |
title_full |
O discurso da sustentabilidade e da responsabilidade social na estratégia corporativa: comunicação em rede, consumo e cidadania |
title_fullStr |
O discurso da sustentabilidade e da responsabilidade social na estratégia corporativa: comunicação em rede, consumo e cidadania |
title_full_unstemmed |
O discurso da sustentabilidade e da responsabilidade social na estratégia corporativa: comunicação em rede, consumo e cidadania |
title_sort |
O discurso da sustentabilidade e da responsabilidade social na estratégia corporativa: comunicação em rede, consumo e cidadania |
author |
Oliveira, Chirles Virginia Antas de |
author_facet |
Oliveira, Chirles Virginia Antas de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castro, Gisela Grangeiro da Silva |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:59435895700 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707584A4 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Casaqui, Vander |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:13039487884 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738139A5 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796340Y5 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:83881808434 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4212886A5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Chirles Virginia Antas de |
contributor_str_mv |
Castro, Gisela Grangeiro da Silva Casaqui, Vander Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação e consumo cibercultura sustentabilidade responsabilidade social marca institucional |
topic |
comunicação e consumo cibercultura sustentabilidade responsabilidade social marca institucional communication and consumption cyberculture sustainability social responsibility institutional brand CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
communication and consumption cyberculture sustainability social responsibility institutional brand |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
The end of the XX century and the beginning of the XXI is an important period for the scholars of the communication field since from this time on some quite significant transformations are shaped in the contemporary society, resulting in cultural changes for both the citizens, the private enterprise and the government. Leaving from these transformations, this study aims to promote a multiperspective reflection (KELLNER, 2004), articulating the study of contemporary culture to understand how the society of the consumption is reflecting and refracting values and social praxis considering the speech of sustainability and the concept of citizenship, with the propositions of the studies of the cyberculture which conceives the cyberspace like environment of mobilization of the social actors in the construction of a collaborative culture (JENKINS, 2009). On account of the amplitude of the study, we will do use of a multi methodological approach combining bibliographical inquiry, collaborative observation of a netnographic character and documentary inquiry with the objective of understanding the multiple discursive strategies that compose the consolidation of an institutional brand. To compose a cultural and marketing analysis we study more specifically strategies of Bradesco s Banco do Planeta. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-03-25 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-03-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-13T14:10:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br/handle/tede/102 |
url |
http://tede2.espm.br/handle/tede/102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
ESPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/102/1/ChirlesVirginiaAdeOliveira.pdf http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/102/2/ChirlesVirginiaAdeOliveira.pdf.txt http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/102/3/ChirlesVirginiaAdeOliveira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c4e1b6126666edb1b52a907a4e7a4ef9 773978b32e98963f3e533c27dd694182 82480fea3f8c5bbe337630dd5fc07c0b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br |
_version_ |
1796785132354404352 |