O discurso da sustentabilidade e da responsabilidade social na estratégia corporativa: comunicação em rede, consumo e cidadania

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Oliveira, Chirles Virginia Antas de lattes
Orientador(a): Castro, Gisela Grangeiro da Silva lattes
Banca de defesa: Casaqui, Vander lattes, Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
Programa de Pós-Graduação: Programa em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM
Departamento: Comunicação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.espm.br/handle/tede/102
Resumo: The end of the XX century and the beginning of the XXI is an important period for the scholars of the communication field since from this time on some quite significant transformations are shaped in the contemporary society, resulting in cultural changes for both the citizens, the private enterprise and the government. Leaving from these transformations, this study aims to promote a multiperspective reflection (KELLNER, 2004), articulating the study of contemporary culture to understand how the society of the consumption is reflecting and refracting values and social praxis considering the speech of sustainability and the concept of citizenship, with the propositions of the studies of the cyberculture which conceives the cyberspace like environment of mobilization of the social actors in the construction of a collaborative culture (JENKINS, 2009). On account of the amplitude of the study, we will do use of a multi methodological approach combining bibliographical inquiry, collaborative observation of a netnographic character and documentary inquiry with the objective of understanding the multiple discursive strategies that compose the consolidation of an institutional brand. To compose a cultural and marketing analysis we study more specifically strategies of Bradesco s Banco do Planeta.
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Leaving from these transformations, this study aims to promote a multiperspective reflection (KELLNER, 2004), articulating the study of contemporary culture to understand how the society of the consumption is reflecting and refracting values and social praxis considering the speech of sustainability and the concept of citizenship, with the propositions of the studies of the cyberculture which conceives the cyberspace like environment of mobilization of the social actors in the construction of a collaborative culture (JENKINS, 2009). On account of the amplitude of the study, we will do use of a multi methodological approach combining bibliographical inquiry, collaborative observation of a netnographic character and documentary inquiry with the objective of understanding the multiple discursive strategies that compose the consolidation of an institutional brand. To compose a cultural and marketing analysis we study more specifically strategies of Bradesco s Banco do Planeta.O fim do século XX e o início do século XXI é um período importante para os estudiosos do campo da comunicação, pois, a partir dessa época, configuram-se algumas transformações bastante significativas na sociedade contemporânea, resultando em mudanças culturais tanto dos cidadãos, como da iniciativa privada e do governo. Partindo dessas transformações, esta pesquisa visa promover uma reflexão multiperspectívica (KELLNER, 2004), articulando o estudo da cultura contemporânea para entender como a sociedade do consumo está refletindo e refratando seus valores e sua práxis social diante do discurso da sustentabilidade e do conceito de cidadania, com as proposições dos estudos da cibercultura, que concebe o ciberespaço como ambiente de mobilização dos atores sociais, na construção de uma cultura participativa (JENKINS, 2009). Em razão da amplitude do estudo, utiliza-se uma abordagem multimetodológica combinando pesquisa bibliográfica, observação participativa de caráter netnográfico e pesquisa documental, tendo como objetivo a compreensão das múltiplas estratégias discursivas que compõem a consolidação de uma marca institucional. Para compor uma análise cultural e mercadológica do tema estudado, enfocamos mais especificamente estratégias do Banco do Planeta, do Bradesco.Made available in DSpace on 2016-10-13T14:10:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ChirlesVirginiaAdeOliveira.pdf: 2439663 bytes, checksum: c4e1b6126666edb1b52a907a4e7a4ef9 (MD5) Previous issue date: 2011-03-25application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/314/ChirlesVirginiaAdeOliveira.pdf.jpgporAssociação Escola Superior de Propaganda e MarketingPrograma em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPMESPMBRComunicaçãocomunicação e consumociberculturasustentabilidaderesponsabilidade socialmarca institucionalcommunication and consumptioncyberculturesustainabilitysocial responsibilityinstitutional brandCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO discurso da sustentabilidade e da responsabilidade social na estratégia corporativa: comunicação em rede, consumo e cidadaniaThe discourse of sustainability and social responsibility in corporate strategy: network communication, consumption and citizenshipinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMORIGINALChirlesVirginiaAdeOliveira.pdfapplication/pdf2439663http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/102/1/ChirlesVirginiaAdeOliveira.pdfc4e1b6126666edb1b52a907a4e7a4ef9MD51TEXTChirlesVirginiaAdeOliveira.pdf.txtChirlesVirginiaAdeOliveira.pdf.txttext/plain376989http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/102/2/ChirlesVirginiaAdeOliveira.pdf.txt773978b32e98963f3e533c27dd694182MD52THUMBNAILChirlesVirginiaAdeOliveira.pdf.jpgChirlesVirginiaAdeOliveira.pdf.jpgimage/jpeg2183http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/102/3/ChirlesVirginiaAdeOliveira.pdf.jpg82480fea3f8c5bbe337630dd5fc07c0bMD53tede/1022016-10-14 01:03:59.151oai:tede2.espm.br:tede/102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-10-14T04:03:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
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