Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Belizário, Fernanda Branco
Orientador(a): Barros Filho, Clóvis de
Banca de defesa: Hoff, Tania Marcia Cezar lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola Superior de Propaganda e Marketing
Programa de Pós-Graduação: Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo
Departamento: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.espm.br/handle/tede/205
Resumo: It aims to understand how the reception of social responsibility discourse is realized in social projects sponsored by private companies. We know this discourse can be interpreted from 2 point of views, the functionalist, which institutionalizes the official discourse, and the strategic, which understands the company’s social activism as market strategy and intention to empower its social control. So, instead of analyze only what companies say about their social projects, we tried to identify what the benefited of these project have to say about them. After the discourse analysis of them, two main reflections are possible. The first one, characterizes and presents the implications of understanding these projects as gifts by the benefiters. The second one, presents the reflection before, inside a citizenship concept, which understands the public arena as a place which creates social actors with capability of exercising rights. This capability, in the communication’s point of view, defines such as private companies’ representations in public arena, as indicates paths to circulation of different models of value institutionalization in societies
id ESPM_3770504ced0d53a674e7b1117ddae1f7
oai_identifier_str oai:tede2.espm.br:tede/205
network_acronym_str ESPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
repository_id_str
spelling Barros Filho, Clóvis deHoff, Tania Marcia Cezarhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768131Y930064930874Belizário, Fernanda Branco2016-11-25T17:26:45Z2008-03-31Belizário, Fernanda Branco. Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas. 2008. 131 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2008.http://tede2.espm.br/handle/tede/205It aims to understand how the reception of social responsibility discourse is realized in social projects sponsored by private companies. We know this discourse can be interpreted from 2 point of views, the functionalist, which institutionalizes the official discourse, and the strategic, which understands the company’s social activism as market strategy and intention to empower its social control. So, instead of analyze only what companies say about their social projects, we tried to identify what the benefited of these project have to say about them. After the discourse analysis of them, two main reflections are possible. The first one, characterizes and presents the implications of understanding these projects as gifts by the benefiters. The second one, presents the reflection before, inside a citizenship concept, which understands the public arena as a place which creates social actors with capability of exercising rights. This capability, in the communication’s point of view, defines such as private companies’ representations in public arena, as indicates paths to circulation of different models of value institutionalization in societiesO objetivo deste trabalho é compreender como a recepção do discurso da responsabilidade social se dá no dia-a-dia dos projetos sociais realizados ou patrocinados por empresas privadas. Sabemos que este discurso pode ser interpretado a partir de dois pontos de vista diferentes, o funcionalista, que institucionaliza o discurso oficial ,e o estratégico, que enxerga o ativismo social empresarial como uma estratégia de mercado e aumento do controle social das empresas. Dessa forma, em vez de analisar somente o que as empresas falam sobre seus projetos, o trabalho buscou identificar o que os beneficiários desses projetos têm a dizer sobre eles. Após a análise da recepção desses discursos, duas reflexões são possíveis, a primeira caracteriza e discute as implicações do entendimento desses projetos como dádiva por parte dos beneficiários. A segunda, insere essa reflexão dentro de um conceito de cidadania que compreende o espaço público como espaço de constituição de atores sociais com capacidade de exercer direitos. Essa capacidade, do ponto de vista da comunicação, define tanto as representações das empresas privadas no espaço público, como indica caminhos para a circulação de novos modelos de institucionalização de valoresSubmitted by Odilio Hilario Moreira Júnior (odilio@espm.br) on 2016-11-25T17:23:39Z No. of bitstreams: 1 Fernanda Belizário.pdf: 428507 bytes, checksum: 43b48680503d6e6fe74a3da3c7776311 (MD5)Approved for entry into archive by Debora Cristina Bonfim Aquarone (deborabonfim@espm.br) on 2016-11-25T17:24:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Fernanda Belizário.pdf: 428507 bytes, checksum: 43b48680503d6e6fe74a3da3c7776311 (MD5)Approved for entry into archive by Debora Cristina Bonfim Aquarone (deborabonfim@espm.br) on 2016-11-25T17:26:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Fernanda Belizário.pdf: 428507 bytes, checksum: 43b48680503d6e6fe74a3da3c7776311 (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-25T17:26:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernanda Belizário.pdf: 428507 bytes, checksum: 43b48680503d6e6fe74a3da3c7776311 (MD5) Previous issue date: 2008-03-31application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/484/Fernanda%20Beliz%c3%a1rio.pdf.jpgporEscola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado em Comunicação e Práticas de ConsumoESPMBrasilESPM::Pós-Graduação Stricto Sensuresponsabilidade social; análise de discurso; dádiva; espaço público; cidadania; comunicaçãosocial responsibility; discourse analysis; gift; public arena; citizenship; communicationCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOApropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresasOwnership of cynicism and alienation in the discourse of social responsibility: a study of the reception of the beneficiaries of social projects of companiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1478719854366591830500500600-4455193753091852328-4056021055502874573info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81912http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/205/1/license.txt652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ceMD51ORIGINALFernanda Belizário.pdfFernanda Belizário.pdfapplication/pdf428507http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/205/2/Fernanda+Beliz%C3%A1rio.pdf43b48680503d6e6fe74a3da3c7776311MD52TEXTFernanda Belizário.pdf.txtFernanda Belizário.pdf.txttext/plain276346http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/205/3/Fernanda+Beliz%C3%A1rio.pdf.txt5dbc8f31d0f175cbb06e3e2e85722788MD53THUMBNAILFernanda Belizário.pdf.jpgFernanda Belizário.pdf.jpgimage/jpeg2114http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/205/4/Fernanda+Beliz%C3%A1rio.pdf.jpg282ea542c77e625702b6f5344c1044efMD54tede/2052016-11-26 01:00:09.376oai:tede2.espm.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-11-26T03:00:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.por.fl_str_mv Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Ownership of cynicism and alienation in the discourse of social responsibility: a study of the reception of the beneficiaries of social projects of companies
title Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas
spellingShingle Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas
Belizário, Fernanda Branco
responsabilidade social; análise de discurso; dádiva; espaço público; cidadania; comunicação
social responsibility; discourse analysis; gift; public arena; citizenship; communication
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas
title_full Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas
title_fullStr Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas
title_full_unstemmed Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas
title_sort Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas
author Belizário, Fernanda Branco
author_facet Belizário, Fernanda Branco
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barros Filho, Clóvis de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Hoff, Tania Marcia Cezar
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768131Y9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 30064930874
dc.contributor.author.fl_str_mv Belizário, Fernanda Branco
contributor_str_mv Barros Filho, Clóvis de
Hoff, Tania Marcia Cezar
dc.subject.por.fl_str_mv responsabilidade social; análise de discurso; dádiva; espaço público; cidadania; comunicação
topic responsabilidade social; análise de discurso; dádiva; espaço público; cidadania; comunicação
social responsibility; discourse analysis; gift; public arena; citizenship; communication
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv social responsibility; discourse analysis; gift; public arena; citizenship; communication
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description It aims to understand how the reception of social responsibility discourse is realized in social projects sponsored by private companies. We know this discourse can be interpreted from 2 point of views, the functionalist, which institutionalizes the official discourse, and the strategic, which understands the company’s social activism as market strategy and intention to empower its social control. So, instead of analyze only what companies say about their social projects, we tried to identify what the benefited of these project have to say about them. After the discourse analysis of them, two main reflections are possible. The first one, characterizes and presents the implications of understanding these projects as gifts by the benefiters. The second one, presents the reflection before, inside a citizenship concept, which understands the public arena as a place which creates social actors with capability of exercising rights. This capability, in the communication’s point of view, defines such as private companies’ representations in public arena, as indicates paths to circulation of different models of value institutionalization in societies
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-25T17:26:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Belizário, Fernanda Branco. Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas. 2008. 131 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.espm.br/handle/tede/205
identifier_str_mv Belizário, Fernanda Branco. Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas. 2008. 131 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2008.
url http://tede2.espm.br/handle/tede/205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 1478719854366591830
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -4455193753091852328
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -4056021055502874573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo
dc.publisher.initials.fl_str_mv ESPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/205/1/license.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/205/2/Fernanda+Beliz%C3%A1rio.pdf
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/205/3/Fernanda+Beliz%C3%A1rio.pdf.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/205/4/Fernanda+Beliz%C3%A1rio.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ce
43b48680503d6e6fe74a3da3c7776311
5dbc8f31d0f175cbb06e3e2e85722788
282ea542c77e625702b6f5344c1044ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br
_version_ 1796785133073727488