Estratégias de produção comunicacional no ambiente de lojas de atacado fast fashion: a narrativa visual para o consumo no Megapolo Moda

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Omine, Heloísa Kazuko lattes
Orientador(a): Carrascoza, João Luiz Anzanello lattes
Banca de defesa: Hoff, Tania Marcia Cezar lattes, Garcia, Maria Carolina
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
Programa de Pós-Graduação: Programa em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM
Departamento: Comunicação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.espm.br/handle/tede/61
Resumo: This project study investigates the narratives process, specifically how visual effects are presents in fast fashion system wholesale stores, in this study, stores located in Shopping Megapolo Moda, Brazilian first fashion specialized wholesale shopping. The subject of investigation presents the store environment as a space where images and stories can be constructed being part of a fashion obsolescence phenomena, in which the fashion system accelerates products renovation. All the same, the narratives created in this environment showing ephemeral or permanents scenarios can be studied displaying the fashion trends as a cause of this programed obsolescence. This study intend to demonstrate the visual merchandising as a results of a narrative structured plan, even if, not always prearranged as a chronicle. As a results, the study presents possibility for a method development for visual narratives that can be applied as a model for fast fashion wholesale stores.
id ESPM_3da9a7a071ce34d67e80c33b1864f10e
oai_identifier_str oai:tede2.espm.br:tede/61
network_acronym_str ESPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
repository_id_str
spelling Carrascoza, João Luiz AnzanelloCPF:08207766883http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730646H4Hoff, Tania Marcia CezarCPF:03594346811http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768131Y9Garcia, Maria CarolinaCPF:62926675887http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250856E4Omine, Heloísa Kazuko2016-10-13T14:10:21Z2015-04-062015-03-31OMINE, Heloísa Kazuko. Communicational production strategies in the wholesale fast fashion stores environment: a visual narrative for consumption Megapolo Fashion. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2015.http://tede2.espm.br/handle/tede/61This project study investigates the narratives process, specifically how visual effects are presents in fast fashion system wholesale stores, in this study, stores located in Shopping Megapolo Moda, Brazilian first fashion specialized wholesale shopping. The subject of investigation presents the store environment as a space where images and stories can be constructed being part of a fashion obsolescence phenomena, in which the fashion system accelerates products renovation. All the same, the narratives created in this environment showing ephemeral or permanents scenarios can be studied displaying the fashion trends as a cause of this programed obsolescence. This study intend to demonstrate the visual merchandising as a results of a narrative structured plan, even if, not always prearranged as a chronicle. As a results, the study presents possibility for a method development for visual narratives that can be applied as a model for fast fashion wholesale stores.Este projeto de pesquisa tem por intuito investigar como as narrativas visuais são aportadas nas lojas de atacado de moda fast fashion, situadas no Megapolo Moda, primeiro shopping center de atacado especializado em moda do país. Seleciona o segmento de moda, e mais especificamente, a loja de atacado de moda fast fashion para a investigação, uma vez que nelas se apresenta o fenômeno da moda como prática de obsolescência programada e acelerada de produtos; sendo esses ambientes, locais propícios para se investigar a produção comunicacional através da construção de narrativas visuais permanentes ou efêmeras que vinculadas aos temas de tendências de moda da estação e adotando os recursos de visual merchandising estabelece o processo de obsolescência programada. O trabalho apresenta como resultado a estruturação de um quadro esquemático de narrativa visual que permite verificar como essas narrativas estão contidas nos ambientes de loja de atacado de moda fast fashion, mesmo não tendo sido intencional. O resultado demonstra que há sim, a possibilidade do desenvolver uma metodologia de narrativas visuais, a partir do quadro esquemático, e efetuar a aplicação da mesma como estratégia comunicacional da loja de atacado fast fashion.Made available in DSpace on 2016-10-13T14:10:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Heloisa Kazuko Omine.pdf: 4223131 bytes, checksum: 630ed4cd4d50174f7c30da42afe57ce8 (MD5) Previous issue date: 2015-03-31application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/255/Heloisa%20Kazuko%20Omine.pdf.jpgporAssociação Escola Superior de Propaganda e MarketingPrograma em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPMESPMBRComunicaçãocomunicaçãomodaloja de atacadonarrativavisual merchandisingcommunicationfashionwholesale storenarrativevisual merchandisingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEstratégias de produção comunicacional no ambiente de lojas de atacado fast fashion: a narrativa visual para o consumo no Megapolo ModaCommunicational production strategies in the wholesale fast fashion stores environment: a visual narrative for consumption Megapolo Fashioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMORIGINALHeloisa Kazuko Omine.pdfapplication/pdf4223131http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/61/1/Heloisa+Kazuko+Omine.pdf630ed4cd4d50174f7c30da42afe57ce8MD51TEXTHeloisa Kazuko Omine.pdf.txtHeloisa Kazuko Omine.pdf.txttext/plain235352http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/61/2/Heloisa+Kazuko+Omine.pdf.txtf0a595c8d7eb23d71a09987edf2ff6ebMD52THUMBNAILHeloisa Kazuko Omine.pdf.jpgHeloisa Kazuko Omine.pdf.jpgimage/jpeg2015http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/61/3/Heloisa+Kazuko+Omine.pdf.jpge7ab8607137b9674d8650aabe2424f5fMD53tede/612016-10-14 01:02:36.742oai:tede2.espm.br:tede/61Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-10-14T04:02:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.por.fl_str_mv Estratégias de produção comunicacional no ambiente de lojas de atacado fast fashion: a narrativa visual para o consumo no Megapolo Moda
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Communicational production strategies in the wholesale fast fashion stores environment: a visual narrative for consumption Megapolo Fashion
title Estratégias de produção comunicacional no ambiente de lojas de atacado fast fashion: a narrativa visual para o consumo no Megapolo Moda
spellingShingle Estratégias de produção comunicacional no ambiente de lojas de atacado fast fashion: a narrativa visual para o consumo no Megapolo Moda
Omine, Heloísa Kazuko
comunicação
moda
loja de atacado
narrativa
visual merchandising
communication
fashion
wholesale store
narrative
visual merchandising
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Estratégias de produção comunicacional no ambiente de lojas de atacado fast fashion: a narrativa visual para o consumo no Megapolo Moda
title_full Estratégias de produção comunicacional no ambiente de lojas de atacado fast fashion: a narrativa visual para o consumo no Megapolo Moda
title_fullStr Estratégias de produção comunicacional no ambiente de lojas de atacado fast fashion: a narrativa visual para o consumo no Megapolo Moda
title_full_unstemmed Estratégias de produção comunicacional no ambiente de lojas de atacado fast fashion: a narrativa visual para o consumo no Megapolo Moda
title_sort Estratégias de produção comunicacional no ambiente de lojas de atacado fast fashion: a narrativa visual para o consumo no Megapolo Moda
author Omine, Heloísa Kazuko
author_facet Omine, Heloísa Kazuko
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrascoza, João Luiz Anzanello
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:08207766883
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730646H4
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Hoff, Tania Marcia Cezar
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:03594346811
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768131Y9
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Garcia, Maria Carolina
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:62926675887
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250856E4
dc.contributor.author.fl_str_mv Omine, Heloísa Kazuko
contributor_str_mv Carrascoza, João Luiz Anzanello
Hoff, Tania Marcia Cezar
Garcia, Maria Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação
moda
loja de atacado
narrativa
visual merchandising
topic comunicação
moda
loja de atacado
narrativa
visual merchandising
communication
fashion
wholesale store
narrative
visual merchandising
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv communication
fashion
wholesale store
narrative
visual merchandising
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This project study investigates the narratives process, specifically how visual effects are presents in fast fashion system wholesale stores, in this study, stores located in Shopping Megapolo Moda, Brazilian first fashion specialized wholesale shopping. The subject of investigation presents the store environment as a space where images and stories can be constructed being part of a fashion obsolescence phenomena, in which the fashion system accelerates products renovation. All the same, the narratives created in this environment showing ephemeral or permanents scenarios can be studied displaying the fashion trends as a cause of this programed obsolescence. This study intend to demonstrate the visual merchandising as a results of a narrative structured plan, even if, not always prearranged as a chronicle. As a results, the study presents possibility for a method development for visual narratives that can be applied as a model for fast fashion wholesale stores.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-04-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-13T14:10:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OMINE, Heloísa Kazuko. Communicational production strategies in the wholesale fast fashion stores environment: a visual narrative for consumption Megapolo Fashion. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.espm.br/handle/tede/61
identifier_str_mv OMINE, Heloísa Kazuko. Communicational production strategies in the wholesale fast fashion stores environment: a visual narrative for consumption Megapolo Fashion. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2015.
url http://tede2.espm.br/handle/tede/61
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM
dc.publisher.initials.fl_str_mv ESPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/61/1/Heloisa+Kazuko+Omine.pdf
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/61/2/Heloisa+Kazuko+Omine.pdf.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/61/3/Heloisa+Kazuko+Omine.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 630ed4cd4d50174f7c30da42afe57ce8
f0a595c8d7eb23d71a09987edf2ff6eb
e7ab8607137b9674d8650aabe2424f5f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br
_version_ 1796785132204457984