Comunicação e consumo de cultura fast-food: uma experiência Giraffas na praça de alimentação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Koutsantonis, Marina Pechlivanis lattes
Orientador(a): Rocha, Rosamaria Luiza de Melo lattes
Banca de defesa: Baccega, Maria Aparecida
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola Superior de Propaganda e Marketing
Programa de Pós-Graduação: Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo
Departamento: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.espm.br/handle/tede/217
Resumo: The purpose of this research is to investigate the communication and consume relations that are established in the restaurants of the Giraffas fast food network in food courts of shopping centers, meaningful meeting and socialization points of contemporaneity. Conceptually, the articulation among authors like Walter Benjamin, Roger Silverstone, Michel Maffesoli e Massimo Canevacci, building the experience of the fast-food culture. Methodologically, the view experience, allowing the analysis of different opinions about the communication impacts of the Giraffas network: the “geography” of the food court, the “ethnography” of the consuming practice and the “biography” of the consumer. For the corpus structure of the research, the West Plaza and Frei Caneca shopping centers, in São Paulo, selected by its geographical proximity (8 kilometers) and distance of cultural consumption.
id ESPM_5f116326beb6bc26134facf6f9643089
oai_identifier_str oai:tede2.espm.br:tede/217
network_acronym_str ESPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
repository_id_str
spelling Rocha, Rosamaria Luiza de Melohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785137Y6Baccega, Maria Aparecida15400024890http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228359D1Koutsantonis, Marina Pechlivanis2016-11-28T17:36:18Z2008-04-17Koutsantonis, Marina Pechlivanis. Comunicação e consumo de cultura fast-food: uma experiência Giraffas na praça de alimentação. 2008. 307 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2008.http://tede2.espm.br/handle/tede/217The purpose of this research is to investigate the communication and consume relations that are established in the restaurants of the Giraffas fast food network in food courts of shopping centers, meaningful meeting and socialization points of contemporaneity. Conceptually, the articulation among authors like Walter Benjamin, Roger Silverstone, Michel Maffesoli e Massimo Canevacci, building the experience of the fast-food culture. Methodologically, the view experience, allowing the analysis of different opinions about the communication impacts of the Giraffas network: the “geography” of the food court, the “ethnography” of the consuming practice and the “biography” of the consumer. For the corpus structure of the research, the West Plaza and Frei Caneca shopping centers, in São Paulo, selected by its geographical proximity (8 kilometers) and distance of cultural consumption.O objetivo desta pesquisa é investigar as relações de comunicação e consumo que se estabelecem em lojas da rede de fast-food Giraffas em praças de alimentação de shopping centers, significativos pontos de encontro e de socialidade da contemporaneidade. Conceitualmente, a articulação entre autores como Walter Benjamin, Roger Silverstone, Michel Maffesoli e Massimo Canevacci, construindo a experiência da cultura fast-food. Metodologicamente, a experiência do olhar, permitindo a análise das diferentes grafias dos impactos da comunicação da rede Giraffas: a “geografia” da praça de alimentação, a “etnografia” da prática de consumo e a “biografia” do consumidor. Para a estrutura do corpus da pesquisa, os shoppings West Plaza e Frei Caneca, em São Paulo, selecionados por sua proximidade geográfica (oito quilômetros) e distância de consumo cultural.Submitted by Odilio Hilario Moreira Júnior (odilio@espm.br) on 2016-11-28T17:33:24Z No. of bitstreams: 1 Marina P Koutsantonis.pdf: 4035384 bytes, checksum: 8af0be8105d2aff9362730ac1065e0a2 (MD5)Approved for entry into archive by Odilio Hilario Moreira Júnior (odilio@espm.br) on 2016-11-28T17:33:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Marina P Koutsantonis.pdf: 4035384 bytes, checksum: 8af0be8105d2aff9362730ac1065e0a2 (MD5)Approved for entry into archive by Debora Cristina Bonfim Aquarone (deborabonfim@espm.br) on 2016-11-28T17:36:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Marina P Koutsantonis.pdf: 4035384 bytes, checksum: 8af0be8105d2aff9362730ac1065e0a2 (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-28T17:36:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marina P Koutsantonis.pdf: 4035384 bytes, checksum: 8af0be8105d2aff9362730ac1065e0a2 (MD5) Previous issue date: 2008-04-17application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/539/Marina%20P%20Koutsantonis.pdf.jpgporEscola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado em Comunicação e Práticas de ConsumoESPMBrasilESPM::Pós-Graduação Stricto Sensucomunicação; consumo cultural; fast-food; shopping center; etnografia do consumocommunication; cultural consumption; fast food; shopping center; consume ethnographyCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunicação e consumo de cultura fast-food: uma experiência Giraffas na praça de alimentaçãoCommunication and consumption of fast-food culture: an experience giraffas in the square powerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1478719854366591830500500600-4455193753091852328-4056021055502874573info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81912http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/217/1/license.txt652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ceMD51ORIGINALMarina P Koutsantonis.pdfMarina P Koutsantonis.pdfapplication/pdf4035384http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/217/2/Marina+P+Koutsantonis.pdf8af0be8105d2aff9362730ac1065e0a2MD52TEXTMarina P Koutsantonis.pdf.txtMarina P Koutsantonis.pdf.txttext/plain627005http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/217/3/Marina+P+Koutsantonis.pdf.txtbb2ba123543d35cd87f247871f6e9a04MD53THUMBNAILMarina P Koutsantonis.pdf.jpgMarina P Koutsantonis.pdf.jpgimage/jpeg3418http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/217/4/Marina+P+Koutsantonis.pdf.jpg6cf2fd82036aa83bc273541605459a66MD54tede/2172016-11-29 01:00:25.126oai:tede2.espm.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-11-29T03:00:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.por.fl_str_mv Comunicação e consumo de cultura fast-food: uma experiência Giraffas na praça de alimentação
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Communication and consumption of fast-food culture: an experience giraffas in the square power
title Comunicação e consumo de cultura fast-food: uma experiência Giraffas na praça de alimentação
spellingShingle Comunicação e consumo de cultura fast-food: uma experiência Giraffas na praça de alimentação
Koutsantonis, Marina Pechlivanis
comunicação; consumo cultural; fast-food; shopping center; etnografia do consumo
communication; cultural consumption; fast food; shopping center; consume ethnography
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Comunicação e consumo de cultura fast-food: uma experiência Giraffas na praça de alimentação
title_full Comunicação e consumo de cultura fast-food: uma experiência Giraffas na praça de alimentação
title_fullStr Comunicação e consumo de cultura fast-food: uma experiência Giraffas na praça de alimentação
title_full_unstemmed Comunicação e consumo de cultura fast-food: uma experiência Giraffas na praça de alimentação
title_sort Comunicação e consumo de cultura fast-food: uma experiência Giraffas na praça de alimentação
author Koutsantonis, Marina Pechlivanis
author_facet Koutsantonis, Marina Pechlivanis
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Rosamaria Luiza de Melo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785137Y6
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Baccega, Maria Aparecida
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 15400024890
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228359D1
dc.contributor.author.fl_str_mv Koutsantonis, Marina Pechlivanis
contributor_str_mv Rocha, Rosamaria Luiza de Melo
Baccega, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação; consumo cultural; fast-food; shopping center; etnografia do consumo
topic comunicação; consumo cultural; fast-food; shopping center; etnografia do consumo
communication; cultural consumption; fast food; shopping center; consume ethnography
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv communication; cultural consumption; fast food; shopping center; consume ethnography
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description The purpose of this research is to investigate the communication and consume relations that are established in the restaurants of the Giraffas fast food network in food courts of shopping centers, meaningful meeting and socialization points of contemporaneity. Conceptually, the articulation among authors like Walter Benjamin, Roger Silverstone, Michel Maffesoli e Massimo Canevacci, building the experience of the fast-food culture. Methodologically, the view experience, allowing the analysis of different opinions about the communication impacts of the Giraffas network: the “geography” of the food court, the “ethnography” of the consuming practice and the “biography” of the consumer. For the corpus structure of the research, the West Plaza and Frei Caneca shopping centers, in São Paulo, selected by its geographical proximity (8 kilometers) and distance of cultural consumption.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-04-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-28T17:36:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Koutsantonis, Marina Pechlivanis. Comunicação e consumo de cultura fast-food: uma experiência Giraffas na praça de alimentação. 2008. 307 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.espm.br/handle/tede/217
identifier_str_mv Koutsantonis, Marina Pechlivanis. Comunicação e consumo de cultura fast-food: uma experiência Giraffas na praça de alimentação. 2008. 307 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2008.
url http://tede2.espm.br/handle/tede/217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 1478719854366591830
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -4455193753091852328
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -4056021055502874573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo
dc.publisher.initials.fl_str_mv ESPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/217/1/license.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/217/2/Marina+P+Koutsantonis.pdf
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/217/3/Marina+P+Koutsantonis.pdf.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/217/4/Marina+P+Koutsantonis.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ce
8af0be8105d2aff9362730ac1065e0a2
bb2ba123543d35cd87f247871f6e9a04
6cf2fd82036aa83bc273541605459a66
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br
_version_ 1796785133161807872