Advertainment entretenimento e ação publicitária no YouTube
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM
|
Departamento: |
Comunicação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.espm.br/handle/tede/116 |
Resumo: | YouTube is currently configured as a platform to launch the so-called viral marketing, among other uses. This piece of research investigates the development of actions designed as entertainment and advertising produced to generate content that spread like virus over the Internet. Considering that the phenomenon of viralization necessarily implies a certain amount of unpredictability, this study analises successful campaigns such as Pôneis Malditos, VW The Force and Sem Papel examining their production strategies and the logics of reception and consumption. In the intercross between production and reception that is typical of this type of communication in the digital environment, we find developments in the form of spoofs, quotes and other related productions whose development was monitors. We hoped that study can contribute to furthering our understanding of this type of action in the current media scene. |
id |
ESPM_80dc4c1422cf00460e95f11a58362ac2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.espm.br:tede/116 |
network_acronym_str |
ESPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, Gisela Grangeiro da SilvaCPF:59435895700http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707584A4Amaral, Adriana da Rosahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794845U3Tondato, Marcia PerencinCPF:15600451830http://lattes.cnpq.br/9242834336115520CPF:21253693897http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4442656J5Marangoni, Matheus Matsuda2016-10-13T14:10:39Z2012-05-072012-03-23MARANGONI, Matheus Matsuda. Entertainment and advertainment advertising action on YouTube. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2012.http://tede2.espm.br/handle/tede/116YouTube is currently configured as a platform to launch the so-called viral marketing, among other uses. This piece of research investigates the development of actions designed as entertainment and advertising produced to generate content that spread like virus over the Internet. Considering that the phenomenon of viralization necessarily implies a certain amount of unpredictability, this study analises successful campaigns such as Pôneis Malditos, VW The Force and Sem Papel examining their production strategies and the logics of reception and consumption. In the intercross between production and reception that is typical of this type of communication in the digital environment, we find developments in the form of spoofs, quotes and other related productions whose development was monitors. We hoped that study can contribute to furthering our understanding of this type of action in the current media scene.O YouTube configura-se atualmente como plataforma para lançamentos da chamada comunicação viral, dentre outros usos. Esta pesquisa investigou o desenvolvimento de ações publicitárias concebidas como entretenimento e produzidas de modo a gerar conteúdos que possam ser viralizados na internet. Tendo em vista que o fenômeno da viralização implica necessariamente em certa dose de imprevisibilidade, parte-se do estudo de campanhas bem sucedidas como Pôneis Malditos, VW The Force e Sem Papel do Banco Itaú, examinando suas estratégias de produção e lógicas de recepção e consumo. No intercruzamento entre produção e recepção que é característico desse tipo de comunicação no ambiente digital, encontramos desdobramentos na forma de paródias, citações e outras produções conexas cujo desenvolvimento a pesquisa monitorou. Espera-se que este estudo possa contribuir para ampliar nossa compreensão dessa modalidade de ação na cena midiática atual.Made available in DSpace on 2016-10-13T14:10:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Matheus Matsuda Marangoni.pdf: 4833409 bytes, checksum: df69910f0f497433c878820a10bd3586 (MD5) Previous issue date: 2012-03-23application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/372/Matheus%20Matsuda%20Marangoni.pdf.jpgporAssociação Escola Superior de Propaganda e MarketingPrograma em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPMESPMBRComunicaçãocomunicação e consumociberculturaentretenimentoYouTubecomunicação viralcommunication and consumecybercultureentertainmentYouTubeviral communicationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOAdvertainment entretenimento e ação publicitária no YouTubeEntertainment and advertainment advertising action on YouTubeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMORIGINALMatheus Matsuda Marangoni.pdfapplication/pdf4833409http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/116/1/Matheus+Matsuda+Marangoni.pdfdf69910f0f497433c878820a10bd3586MD51TEXTMatheus Matsuda Marangoni.pdf.txtMatheus Matsuda Marangoni.pdf.txttext/plain260657http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/116/2/Matheus+Matsuda+Marangoni.pdf.txtf987f82ecf369a68385615d1a9b3043bMD52THUMBNAILMatheus Matsuda Marangoni.pdf.jpgMatheus Matsuda Marangoni.pdf.jpgimage/jpeg3373http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/116/3/Matheus+Matsuda+Marangoni.pdf.jpgf64d8b804607d8f4a455c0f749e77ac3MD53tede/1162016-10-14 01:05:28.918oai:tede2.espm.br:tede/116Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-10-14T04:05:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Advertainment entretenimento e ação publicitária no YouTube |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Entertainment and advertainment advertising action on YouTube |
title |
Advertainment entretenimento e ação publicitária no YouTube |
spellingShingle |
Advertainment entretenimento e ação publicitária no YouTube Marangoni, Matheus Matsuda comunicação e consumo cibercultura entretenimento YouTube comunicação viral communication and consume cyberculture entertainment YouTube viral communication CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Advertainment entretenimento e ação publicitária no YouTube |
title_full |
Advertainment entretenimento e ação publicitária no YouTube |
title_fullStr |
Advertainment entretenimento e ação publicitária no YouTube |
title_full_unstemmed |
Advertainment entretenimento e ação publicitária no YouTube |
title_sort |
Advertainment entretenimento e ação publicitária no YouTube |
author |
Marangoni, Matheus Matsuda |
author_facet |
Marangoni, Matheus Matsuda |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castro, Gisela Grangeiro da Silva |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:59435895700 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707584A4 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Amaral, Adriana da Rosa |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794845U3 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Tondato, Marcia Perencin |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:15600451830 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9242834336115520 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:21253693897 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4442656J5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marangoni, Matheus Matsuda |
contributor_str_mv |
Castro, Gisela Grangeiro da Silva Amaral, Adriana da Rosa Tondato, Marcia Perencin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação e consumo cibercultura entretenimento YouTube comunicação viral |
topic |
comunicação e consumo cibercultura entretenimento YouTube comunicação viral communication and consume cyberculture entertainment YouTube viral communication CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
communication and consume cyberculture entertainment YouTube viral communication |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
YouTube is currently configured as a platform to launch the so-called viral marketing, among other uses. This piece of research investigates the development of actions designed as entertainment and advertising produced to generate content that spread like virus over the Internet. Considering that the phenomenon of viralization necessarily implies a certain amount of unpredictability, this study analises successful campaigns such as Pôneis Malditos, VW The Force and Sem Papel examining their production strategies and the logics of reception and consumption. In the intercross between production and reception that is typical of this type of communication in the digital environment, we find developments in the form of spoofs, quotes and other related productions whose development was monitors. We hoped that study can contribute to furthering our understanding of this type of action in the current media scene. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-05-07 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-13T14:10:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARANGONI, Matheus Matsuda. Entertainment and advertainment advertising action on YouTube. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br/handle/tede/116 |
identifier_str_mv |
MARANGONI, Matheus Matsuda. Entertainment and advertainment advertising action on YouTube. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2012. |
url |
http://tede2.espm.br/handle/tede/116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
ESPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/116/1/Matheus+Matsuda+Marangoni.pdf http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/116/2/Matheus+Matsuda+Marangoni.pdf.txt http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/116/3/Matheus+Matsuda+Marangoni.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
df69910f0f497433c878820a10bd3586 f987f82ecf369a68385615d1a9b3043b f64d8b804607d8f4a455c0f749e77ac3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br |
_version_ |
1796785132898615296 |