Modos de apresentação de si no Facebook: construção da identidade de jovens estudantes em um site de rede social digital

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Hiller, Marcos Roberto lattes
Orientador(a): Castro, Gisela Grangeiro da Silva lattes
Banca de defesa: Hoff, Tania Marcia Cezar lattes, Primo, Alex Fernando Teixeira lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
Programa de Pós-Graduação: Programa em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM
Departamento: Comunicação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.espm.br/handle/tede/132
Resumo: In a world guided by cyberculture and consumption society, in which the media contribute to shaping identity practices, we see a significant portion of young people who, through the production of content in digital social networks, share their ways of being and living. We investigated the construction of these identities by college students of two institutions of higher education in the city of São Paulo with contrasts in socioeconomic levels. Through empirical research with netnographic character, supplemented by personal interviews, it proposes an understanding of the connections between communication and consumption in the logical construction of identities within the virtual environment of digital network Facebook. The results showed that there are differences and similarities between the strategies of identity construction; however, the differences between the strategies of appropriation of social network are the most noticeable. In this investigation journey, they deserve our reflection.
id ESPM_8c9a96da9bf382e655df53136e08123f
oai_identifier_str oai:tede2.espm.br:tede/132
network_acronym_str ESPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
repository_id_str
spelling Castro, Gisela Grangeiro da SilvaCPF:59435895700http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707584A4Hoff, Tania Marcia CezarCPF:03594346811http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768131Y9Primo, Alex Fernando Teixeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762972Y2CPF:26904800085http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4463450H9Hiller, Marcos Roberto2016-10-13T14:10:43Z2014-04-142014-03-20HILLER, Marcos Roberto. Modes of self-presentation on Facebook: identity construction of young students in a digital social networking site. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2014.http://tede2.espm.br/handle/tede/132In a world guided by cyberculture and consumption society, in which the media contribute to shaping identity practices, we see a significant portion of young people who, through the production of content in digital social networks, share their ways of being and living. We investigated the construction of these identities by college students of two institutions of higher education in the city of São Paulo with contrasts in socioeconomic levels. Through empirical research with netnographic character, supplemented by personal interviews, it proposes an understanding of the connections between communication and consumption in the logical construction of identities within the virtual environment of digital network Facebook. The results showed that there are differences and similarities between the strategies of identity construction; however, the differences between the strategies of appropriation of social network are the most noticeable. In this investigation journey, they deserve our reflection.Em um mundo norteado pela cibercultura e pela socidedade do consumo, em que os meios de comunicação contribuem para modelar práticas identitárias, evidencia-se uma parcela significativa de jovens que, por meio da produção de conteúdos em redes sociais digitais, compartilham seus modos de ser e viver. Investigou-se nesse estudo a construção de identidades por parte de estudantes universitários de duas instituições de ensino superior da grande São Paulo com perfis socioeconômicos contrastantes. Por meio de uma pesquisa empírica de caráter netnográfico, complementada por entrevistas pessoais, propõe-se um entendimento sobre as articulações entre comunicação e consumo nas lógicas de construção de identidades dentro do ambiente virtual da rede social digital Facebook. Os resultados mostraram que há diferenças e semelhanças entre as estratégias de construção de identidade. No entanto, as diferenças entre as estratégias de apropriação da rede social são as mais notadas. Nessa jornada investigativa, elas merecem nossa reflexão.Made available in DSpace on 2016-10-13T14:10:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcos Roberto Hiller.pdf: 7008036 bytes, checksum: 8221f3d617e638b78db6a3b0bd4bbf5a (MD5) Previous issue date: 2014-03-20application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/340/Marcos%20Roberto%20Hiller.pdf.jpgporAssociação Escola Superior de Propaganda e MarketingPrograma em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPMESPMBRComunicaçãocomunicaçãoconsumoidentidadeFacebook, ciberculturacommunicationconsumptionidentityFacebookcybercultureCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOModos de apresentação de si no Facebook: construção da identidade de jovens estudantes em um site de rede social digitalModes of self-presentation on Facebook: identity construction of young students in a digital social networking siteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMORIGINALMarcos Roberto Hiller.pdfapplication/pdf7008036http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/132/1/Marcos+Roberto+Hiller.pdf8221f3d617e638b78db6a3b0bd4bbf5aMD51TEXTMarcos Roberto Hiller.pdf.txtMarcos Roberto Hiller.pdf.txttext/plain227113http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/132/2/Marcos+Roberto+Hiller.pdf.txtf88187178c4558e5ae35032c5d94c4baMD52THUMBNAILMarcos Roberto Hiller.pdf.jpgMarcos Roberto Hiller.pdf.jpgimage/jpeg3451http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/132/3/Marcos+Roberto+Hiller.pdf.jpg869c205445c1b76c6e83da76f16e1f63MD53tede/1322016-10-14 01:04:43.801oai:tede2.espm.br:tede/132Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-10-14T04:04:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.por.fl_str_mv Modos de apresentação de si no Facebook: construção da identidade de jovens estudantes em um site de rede social digital
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Modes of self-presentation on Facebook: identity construction of young students in a digital social networking site
title Modos de apresentação de si no Facebook: construção da identidade de jovens estudantes em um site de rede social digital
spellingShingle Modos de apresentação de si no Facebook: construção da identidade de jovens estudantes em um site de rede social digital
Hiller, Marcos Roberto
comunicação
consumo
identidade
Facebook, cibercultura
communication
consumption
identity
Facebook
cyberculture
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Modos de apresentação de si no Facebook: construção da identidade de jovens estudantes em um site de rede social digital
title_full Modos de apresentação de si no Facebook: construção da identidade de jovens estudantes em um site de rede social digital
title_fullStr Modos de apresentação de si no Facebook: construção da identidade de jovens estudantes em um site de rede social digital
title_full_unstemmed Modos de apresentação de si no Facebook: construção da identidade de jovens estudantes em um site de rede social digital
title_sort Modos de apresentação de si no Facebook: construção da identidade de jovens estudantes em um site de rede social digital
author Hiller, Marcos Roberto
author_facet Hiller, Marcos Roberto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Gisela Grangeiro da Silva
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:59435895700
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707584A4
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Hoff, Tania Marcia Cezar
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:03594346811
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768131Y9
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Primo, Alex Fernando Teixeira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762972Y2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:26904800085
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4463450H9
dc.contributor.author.fl_str_mv Hiller, Marcos Roberto
contributor_str_mv Castro, Gisela Grangeiro da Silva
Hoff, Tania Marcia Cezar
Primo, Alex Fernando Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação
consumo
identidade
Facebook, cibercultura
topic comunicação
consumo
identidade
Facebook, cibercultura
communication
consumption
identity
Facebook
cyberculture
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv communication
consumption
identity
Facebook
cyberculture
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description In a world guided by cyberculture and consumption society, in which the media contribute to shaping identity practices, we see a significant portion of young people who, through the production of content in digital social networks, share their ways of being and living. We investigated the construction of these identities by college students of two institutions of higher education in the city of São Paulo with contrasts in socioeconomic levels. Through empirical research with netnographic character, supplemented by personal interviews, it proposes an understanding of the connections between communication and consumption in the logical construction of identities within the virtual environment of digital network Facebook. The results showed that there are differences and similarities between the strategies of identity construction; however, the differences between the strategies of appropriation of social network are the most noticeable. In this investigation journey, they deserve our reflection.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-04-14
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-13T14:10:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HILLER, Marcos Roberto. Modes of self-presentation on Facebook: identity construction of young students in a digital social networking site. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.espm.br/handle/tede/132
identifier_str_mv HILLER, Marcos Roberto. Modes of self-presentation on Facebook: identity construction of young students in a digital social networking site. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2014.
url http://tede2.espm.br/handle/tede/132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM
dc.publisher.initials.fl_str_mv ESPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/132/1/Marcos+Roberto+Hiller.pdf
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/132/2/Marcos+Roberto+Hiller.pdf.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/132/3/Marcos+Roberto+Hiller.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8221f3d617e638b78db6a3b0bd4bbf5a
f88187178c4558e5ae35032c5d94c4ba
869c205445c1b76c6e83da76f16e1f63
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br
_version_ 1796785132955238400