A marca como geradora de negócios para veículos de comunicação: estudo de caso da Rede Atlântida FM

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Duarte, Fernando Morgado lattes
Orientador(a): Santa Cruz, Lucia Maria Marcellino de lattes
Banca de defesa: Silva , João Luiz de Figueiredo, Ferraretto, Luiz Artur
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola Superior de Propaganda e Marketing
Programa de Pós-Graduação: Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa
Departamento: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Palavras-chave em Espanhol:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.espm.br/handle/tede/343
Resumo: This dissertation deals with brand extension in the media sector through the example of Atlântida FM, a regional radio network present in the states of Rio Grande do Sul and Santa Catarina. From the methods of documentary analysis and case study, it verifies if extending the brand of a communication company to new markets is an effective alternative or not to the traditional business model of commercial broadcasting. In the end, it concludes that such a strategy has positive results for Atlântida FM, but points out that the maintenance of this success in the coming years depends on a higher growth of advertising investment in digital media, in order to compensate for what is still guaranteed by analogical means. Otherwise, audience numbers recorded on the Internet will continue to be used in commercial projects as a complement to FM radio, which, despite all the changes in consumer behavior, still preserves high levels of attraction for listeners and advertisers
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In the end, it concludes that such a strategy has positive results for Atlântida FM, but points out that the maintenance of this success in the coming years depends on a higher growth of advertising investment in digital media, in order to compensate for what is still guaranteed by analogical means. Otherwise, audience numbers recorded on the Internet will continue to be used in commercial projects as a complement to FM radio, which, despite all the changes in consumer behavior, still preserves high levels of attraction for listeners and advertisersEsta tesis trata de la extensión de marca en el sector de medios hecha a través del ejemplo de Atlântida FM, cadena regional de radio que transmite en los estados de Rio Grande do Sul y de Santa Catarina. A partir de los métodos de análisis documental y de estudio de caso, intenta comprobar si la idea de extender la marca de una empresa de comunicación hacia nuevos mercados es una alternativa eficaz o no dentro del modelo de negocio tradicional de la radiodifusión comercial. Al final, concluye que tal estrategia trae resultados positivos para Atlântida FM, pero se apunta también que el mantenimiento de ese éxito en los próximos años depende de un crecimiento más elevado de la inversión publicitaria en los medios digitales, ya que es preciso compensar lo que aún está garantizado por los medios analógicos. De lo contrario, los números de audiencia registrados en Internet seguirían siendo empleados em proyectos comerciales como complemento a la radio FM que, a pesar de todos los cambios em el comportamiento de consumo del público, todavía preserva niveles elevados de atracción entre los oyentes y los anunciantesEsta dissertação trata da extensão de marca no setor de mídia através do exemplo da Atlântida FM, rede regional de rádio presente nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A partir dos métodos de análise documental e de estudo de caso, verifica se estender a marca de uma empresa de comunicação para novos mercados é alternativa eficaz ou não ao modelo de negócio tradicional da radiodifusão comercial. Ao final, conclui que tal estratégia traz resultados positivos para a Atlântida, mas aponta que a manutenção desse sucesso nos próximos anos depende de um crescimento mais elevado do investimento publicitário nos meios digitais, de forma a compensar o que ainda é garantido pelos meios analógicos. Caso contrário, os números de audiência registrados na Internet continuarão sendo empregados em projetos comerciais como complemento ao rádio FM, que, a despeito de todas as mudanças no comportamento de consumo do público, ainda preserva patamares elevados de atração de ouvintes e de anunciantesSubmitted by Tamara Cecilia Lombardi (tamara.lombardi@espm.br) on 2019-10-09T21:05:33Z No. of bitstreams: 1 DUARTE, Fernando Morgado. 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