Comunicação midiática e o consumo do corpo modificado

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Felix, Viviane Ribeiro lattes
Orientador(a): Hoff, Tania Marcia Cezar lattes
Banca de defesa: Castro, Gisela Grangeiro da Silva lattes, Heller, Bárbara lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
Programa de Pós-Graduação: Programa em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM
Departamento: Comunicação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.espm.br/handle/tede/96
Resumo: This Project has as a theme the male consumption of esthetic interventions presented in the discourse of Dr. Hollywood´s television programme which is weekly on Rede TV Channel. The programme shows the new plastic surgery techniques and body esthetic procedures, promoting the body change. We investigated how the possibilities of body changes as proposed in the programme, affect the male consumption of esthetic interventions. The Discourse Analysis as proposed by the French studies consists of an important theoretical-methodological reference for the analysis of the programme discourse and of the male public. Similarly, authors who dedicate themselves to the media studies, to consumption and body representations base our reflection of the media discourse of body modifications as well as the consumption of esthetic interventions. As for the material to be analysed, we carried out a qualitative empirical research in October 2010, using the focus group technique with a group of men who belong to upper classes, citizens of São Paulo City, graduated, and with ages that vary from 30 to 40 years old and that watched the programme.
id ESPM_e758e348d6dae83418869a9f73977480
oai_identifier_str oai:tede2.espm.br:tede/96
network_acronym_str ESPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
repository_id_str
spelling Hoff, Tania Marcia CezarCPF:03594346811http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768131Y9Castro, Gisela Grangeiro da SilvaCPF:59435895700http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707584A4Heller, Bárbarahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785752U8CPF:13416945859http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797030U6Felix, Viviane Ribeiro2016-10-13T14:10:32Z2012-01-302011-03-23http://tede2.espm.br/handle/tede/96This Project has as a theme the male consumption of esthetic interventions presented in the discourse of Dr. Hollywood´s television programme which is weekly on Rede TV Channel. The programme shows the new plastic surgery techniques and body esthetic procedures, promoting the body change. We investigated how the possibilities of body changes as proposed in the programme, affect the male consumption of esthetic interventions. The Discourse Analysis as proposed by the French studies consists of an important theoretical-methodological reference for the analysis of the programme discourse and of the male public. Similarly, authors who dedicate themselves to the media studies, to consumption and body representations base our reflection of the media discourse of body modifications as well as the consumption of esthetic interventions. As for the material to be analysed, we carried out a qualitative empirical research in October 2010, using the focus group technique with a group of men who belong to upper classes, citizens of São Paulo City, graduated, and with ages that vary from 30 to 40 years old and that watched the programme.O projeto tem como tema o consumo masculino de intervenções estéticas a partir das representações de corpo modificado presentes no discurso do programa de televisão Dr. Hollywood, apresentado semanalmente pela Rede TV. O programa mostra as novas técnicas em cirurgias plásticas e procedimentos de estética corporal, divulgando as possibilidades de modificação do corpo. Investigamos como as possibilidades de modificações do corpo, propostas pelo programa, afetam o consumo de intervenções estéticas pelo público masculino. A análise de discurso de linha francesa consiste num importante referencial teórico-metodológico para análise do discurso do programa e do público masculino. De modo semelhante, autores que se dedicam ao estudo da mídia, do consumo e das representações do corpo embasam nossas reflexões tanto do discurso midiático das modificações do corpo quanto das práticas de consumo de intervenções estéticas. Para a coleta do material a ser analisado, realizamos no mês de outubro de 2010 uma pesquisa empírica qualitativa, empregando a técnica do focus group, junto a um grupo de homens pertencentes às classes A e B, moradores da cidade de São Paulo, com nível superior completo, idades entre 30 e 40 anos e que assistiram ao referido programa.Made available in DSpace on 2016-10-13T14:10:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Viviane Ribeiro Felix.pdf: 1922541 bytes, checksum: 0177ae854c36c08ab59027d22f1978fc (MD5) Previous issue date: 2011-03-23application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/303/Viviane%20Ribeiro%20Felix.pdf.jpgporAssociação Escola Superior de Propaganda e MarketingPrograma em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPMESPMBRComunicaçãocomunicação midiáticaconsumo masculinocorpo modificadoanálise de discursoMedia Communicationmale consumptionmodified bodyDiscourse AnalysisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunicação midiática e o consumo do corpo modificadoCommunication and media consumption of the modified bodyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMORIGINALViviane Ribeiro Felix.pdfapplication/pdf1922541http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/96/1/Viviane+Ribeiro+Felix.pdf0177ae854c36c08ab59027d22f1978fcMD51TEXTViviane Ribeiro Felix.pdf.txtViviane Ribeiro Felix.pdf.txttext/plain305992http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/96/2/Viviane+Ribeiro+Felix.pdf.txtbd6a334fa5fa315905f16ea8a6fabcb6MD52THUMBNAILViviane Ribeiro Felix.pdf.jpgViviane Ribeiro Felix.pdf.jpgimage/jpeg2196http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/96/3/Viviane+Ribeiro+Felix.pdf.jpg650dc3eb62d67129805cc45dbbdff80bMD53tede/962016-10-14 01:03:40.303oai:tede2.espm.br:tede/96Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-10-14T04:03:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.por.fl_str_mv Comunicação midiática e o consumo do corpo modificado
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Communication and media consumption of the modified body
title Comunicação midiática e o consumo do corpo modificado
spellingShingle Comunicação midiática e o consumo do corpo modificado
Felix, Viviane Ribeiro
comunicação midiática
consumo masculino
corpo modificado
análise de discurso
Media Communication
male consumption
modified body
Discourse Analysis
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Comunicação midiática e o consumo do corpo modificado
title_full Comunicação midiática e o consumo do corpo modificado
title_fullStr Comunicação midiática e o consumo do corpo modificado
title_full_unstemmed Comunicação midiática e o consumo do corpo modificado
title_sort Comunicação midiática e o consumo do corpo modificado
author Felix, Viviane Ribeiro
author_facet Felix, Viviane Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hoff, Tania Marcia Cezar
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:03594346811
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768131Y9
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Castro, Gisela Grangeiro da Silva
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:59435895700
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707584A4
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Heller, Bárbara
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785752U8
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:13416945859
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797030U6
dc.contributor.author.fl_str_mv Felix, Viviane Ribeiro
contributor_str_mv Hoff, Tania Marcia Cezar
Castro, Gisela Grangeiro da Silva
Heller, Bárbara
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação midiática
consumo masculino
corpo modificado
análise de discurso
topic comunicação midiática
consumo masculino
corpo modificado
análise de discurso
Media Communication
male consumption
modified body
Discourse Analysis
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Media Communication
male consumption
modified body
Discourse Analysis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This Project has as a theme the male consumption of esthetic interventions presented in the discourse of Dr. Hollywood´s television programme which is weekly on Rede TV Channel. The programme shows the new plastic surgery techniques and body esthetic procedures, promoting the body change. We investigated how the possibilities of body changes as proposed in the programme, affect the male consumption of esthetic interventions. The Discourse Analysis as proposed by the French studies consists of an important theoretical-methodological reference for the analysis of the programme discourse and of the male public. Similarly, authors who dedicate themselves to the media studies, to consumption and body representations base our reflection of the media discourse of body modifications as well as the consumption of esthetic interventions. As for the material to be analysed, we carried out a qualitative empirical research in October 2010, using the focus group technique with a group of men who belong to upper classes, citizens of São Paulo City, graduated, and with ages that vary from 30 to 40 years old and that watched the programme.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-23
dc.date.available.fl_str_mv 2012-01-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-13T14:10:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.espm.br/handle/tede/96
url http://tede2.espm.br/handle/tede/96
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM
dc.publisher.initials.fl_str_mv ESPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/96/1/Viviane+Ribeiro+Felix.pdf
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/96/2/Viviane+Ribeiro+Felix.pdf.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/96/3/Viviane+Ribeiro+Felix.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0177ae854c36c08ab59027d22f1978fc
bd6a334fa5fa315905f16ea8a6fabcb6
650dc3eb62d67129805cc45dbbdff80b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br
_version_ 1796785132334481408