Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Faculdades EST
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Teologia
|
Departamento: |
Teologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/576 |
Resumo: | Aiming at reflecting on the inclusion of people with psychological suffering in Young and Adult Education (EJA), I have considered, in this research. some basic notions, such as integration, inclusion, special education, inclusive education, curriculum and evaluation. Thence I was able to start the research in a confessional Methodist institution in Porto Alegre, which is committed, from its foundation, to include people with special educational needs. Through this research, it has been analyzed and concluded that there is the effective use of an adequate curriculum and a differentiated means of evaluation to these people through a committed teaching practice and an intitutional posture coherent to its principles and mission. Nevertheless, it is important to consider that inclusion is a continuous process and that the institutional practice should be always re-evaluated so that it is maintained according to its objectives and ideals. |
id |
EST_18bb8cfad4d3cc4e4fc03c6459b1d891 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/576 |
network_acronym_str |
EST |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-06-17T20:33:28Z2008-02-282016-06-17T20:33:28Z2007-12-06LIMA, Lêda Pinto Bandeira. Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/576Aiming at reflecting on the inclusion of people with psychological suffering in Young and Adult Education (EJA), I have considered, in this research. some basic notions, such as integration, inclusion, special education, inclusive education, curriculum and evaluation. Thence I was able to start the research in a confessional Methodist institution in Porto Alegre, which is committed, from its foundation, to include people with special educational needs. Through this research, it has been analyzed and concluded that there is the effective use of an adequate curriculum and a differentiated means of evaluation to these people through a committed teaching practice and an intitutional posture coherent to its principles and mission. Nevertheless, it is important to consider that inclusion is a continuous process and that the institutional practice should be always re-evaluated so that it is maintained according to its objectives and ideals.Com o propósito de refletir sobre a inclusão das pessoas portadoras de sofrimento psíquico na Educação de Jovens e Adultos EJA, realizei nesta pesquisa reflexões a respeito de alguns conceitos básicos, tais como: integração, inclusão, educação especial, educação inclusiva, currículo e avaliação. A partir dos mesmos, pude fundamentar-me para iniciar o trabalho numa instituição confessional Metodista em Porto Alegre, que desde o início de sua história têm um compromisso com a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. Através da pesquisa, foi analisado e concluído que existe a efetivação de um currículo adaptado e uma avaliação diferenciada às essas pessoas, através de uma prática docente compromissada e uma postura Institucional coerente com os seus princípios e sua missão. Entretanto, é importante considerar que a inclusão é um processo contínuo e que a prática Institucional deverá ser sempre reavaliada para se manter de acordo com os seus objetivos e ideais.Made available in DSpace on 2016-06-17T20:33:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 lima_lpb_tm171.pdf: 1728467 bytes, checksum: dee8818f7115f3a56510c1ef8d76d79f (MD5) Previous issue date: 2007-12-06application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaIntegraçãoInclusãoNecessidades educacionais especiaisEducação de jovens e adultosCurrículoAvaliaçãoPrática docenteRELIGIÃO E EDUCAÇÃOIntegrationInclusionSpecial educational needsYound and adult educationCurriculumEvaluationTeaching PracticeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAReflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisWachs, Manfredo Carloshttp://lattes.cnpq.br/8679182448370232Andreola, Balduino Antoniohttp://lattes.cnpq.br/6678521937817570Streck, Gisela Isolde Waechterhttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471http://lattes.cnpq.br/6018502255536200Lima, Lêda Pinto Bandeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTlima_lpb_tm171.pdf.txtlima_lpb_tm171.pdf.txtExtracted texttext/plain373140http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/576/2/lima_lpb_tm171.pdf.txt0afe5476ef6e906e72168f6e062dc8b8MD52ORIGINALlima_lpb_tm171.pdfapplication/pdf1728467http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/576/1/lima_lpb_tm171.pdfdee8818f7115f3a56510c1ef8d76d79fMD51BR-SlFE/5762016-06-18 03:29:04.405oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/576Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-06-18T06:29:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse |
dc.title.por.fl_str_mv |
Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre |
title |
Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre |
spellingShingle |
Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre Lima, Lêda Pinto Bandeira Integração Inclusão Necessidades educacionais especiais Educação de jovens e adultos Currículo Avaliação Prática docente RELIGIÃO E EDUCAÇÃO Integration Inclusion Special educational needs Yound and adult education Curriculum Evaluation Teaching Practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
title_short |
Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre |
title_full |
Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre |
title_fullStr |
Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre |
title_sort |
Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre |
author |
Lima, Lêda Pinto Bandeira |
author_facet |
Lima, Lêda Pinto Bandeira |
author_role |
author |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Wachs, Manfredo Carlos |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8679182448370232 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Andreola, Balduino Antonio |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6678521937817570 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Streck, Gisela Isolde Waechter |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6018502255536200 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Lêda Pinto Bandeira |
contributor_str_mv |
Wachs, Manfredo Carlos Andreola, Balduino Antonio Streck, Gisela Isolde Waechter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Integração Inclusão Necessidades educacionais especiais Educação de jovens e adultos Currículo Avaliação Prática docente RELIGIÃO E EDUCAÇÃO |
topic |
Integração Inclusão Necessidades educacionais especiais Educação de jovens e adultos Currículo Avaliação Prática docente RELIGIÃO E EDUCAÇÃO Integration Inclusion Special educational needs Yound and adult education Curriculum Evaluation Teaching Practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Integration Inclusion Special educational needs Yound and adult education Curriculum Evaluation Teaching Practice |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
description |
Aiming at reflecting on the inclusion of people with psychological suffering in Young and Adult Education (EJA), I have considered, in this research. some basic notions, such as integration, inclusion, special education, inclusive education, curriculum and evaluation. Thence I was able to start the research in a confessional Methodist institution in Porto Alegre, which is committed, from its foundation, to include people with special educational needs. Through this research, it has been analyzed and concluded that there is the effective use of an adequate curriculum and a differentiated means of evaluation to these people through a committed teaching practice and an intitutional posture coherent to its principles and mission. Nevertheless, it is important to consider that inclusion is a continuous process and that the institutional practice should be always re-evaluated so that it is maintained according to its objectives and ideals. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-12-06 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-02-28 2016-06-17T20:33:28Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-17T20:33:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Lêda Pinto Bandeira. Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/576 |
identifier_str_mv |
LIMA, Lêda Pinto Bandeira. Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007. |
url |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Teologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
EST |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Teologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/576/2/lima_lpb_tm171.pdf.txt http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/576/1/lima_lpb_tm171.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0afe5476ef6e906e72168f6e062dc8b8 dee8818f7115f3a56510c1ef8d76d79f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@est.edu.br|| |
_version_ |
1797421622973431808 |