Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Lima, Lêda Pinto Bandeira lattes
Orientador(a): Streck, Gisela Isolde Waechter lattes
Banca de defesa: Wachs, Manfredo Carlos lattes, Andreola, Balduino Antonio lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdades EST
Programa de Pós-Graduação: Programa de Teologia
Departamento: Teologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/576
Resumo: Aiming at reflecting on the inclusion of people with psychological suffering in Young and Adult Education (EJA), I have considered, in this research. some basic notions, such as integration, inclusion, special education, inclusive education, curriculum and evaluation. Thence I was able to start the research in a confessional Methodist institution in Porto Alegre, which is committed, from its foundation, to include people with special educational needs. Through this research, it has been analyzed and concluded that there is the effective use of an adequate curriculum and a differentiated means of evaluation to these people through a committed teaching practice and an intitutional posture coherent to its principles and mission. Nevertheless, it is important to consider that inclusion is a continuous process and that the institutional practice should be always re-evaluated so that it is maintained according to its objectives and ideals.
id EST_18bb8cfad4d3cc4e4fc03c6459b1d891
oai_identifier_str oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/576
network_acronym_str EST
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
repository_id_str
spelling 2016-06-17T20:33:28Z2008-02-282016-06-17T20:33:28Z2007-12-06LIMA, Lêda Pinto Bandeira. Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/576Aiming at reflecting on the inclusion of people with psychological suffering in Young and Adult Education (EJA), I have considered, in this research. some basic notions, such as integration, inclusion, special education, inclusive education, curriculum and evaluation. Thence I was able to start the research in a confessional Methodist institution in Porto Alegre, which is committed, from its foundation, to include people with special educational needs. Through this research, it has been analyzed and concluded that there is the effective use of an adequate curriculum and a differentiated means of evaluation to these people through a committed teaching practice and an intitutional posture coherent to its principles and mission. Nevertheless, it is important to consider that inclusion is a continuous process and that the institutional practice should be always re-evaluated so that it is maintained according to its objectives and ideals.Com o propósito de refletir sobre a inclusão das pessoas portadoras de sofrimento psíquico na Educação de Jovens e Adultos EJA, realizei nesta pesquisa reflexões a respeito de alguns conceitos básicos, tais como: integração, inclusão, educação especial, educação inclusiva, currículo e avaliação. A partir dos mesmos, pude fundamentar-me para iniciar o trabalho numa instituição confessional Metodista em Porto Alegre, que desde o início de sua história têm um compromisso com a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. Através da pesquisa, foi analisado e concluído que existe a efetivação de um currículo adaptado e uma avaliação diferenciada às essas pessoas, através de uma prática docente compromissada e uma postura Institucional coerente com os seus princípios e sua missão. Entretanto, é importante considerar que a inclusão é um processo contínuo e que a prática Institucional deverá ser sempre reavaliada para se manter de acordo com os seus objetivos e ideais.Made available in DSpace on 2016-06-17T20:33:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 lima_lpb_tm171.pdf: 1728467 bytes, checksum: dee8818f7115f3a56510c1ef8d76d79f (MD5) Previous issue date: 2007-12-06application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaIntegraçãoInclusãoNecessidades educacionais especiaisEducação de jovens e adultosCurrículoAvaliaçãoPrática docenteRELIGIÃO E EDUCAÇÃOIntegrationInclusionSpecial educational needsYound and adult educationCurriculumEvaluationTeaching PracticeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAReflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisWachs, Manfredo Carloshttp://lattes.cnpq.br/8679182448370232Andreola, Balduino Antoniohttp://lattes.cnpq.br/6678521937817570Streck, Gisela Isolde Waechterhttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471http://lattes.cnpq.br/6018502255536200Lima, Lêda Pinto Bandeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTlima_lpb_tm171.pdf.txtlima_lpb_tm171.pdf.txtExtracted texttext/plain373140http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/576/2/lima_lpb_tm171.pdf.txt0afe5476ef6e906e72168f6e062dc8b8MD52ORIGINALlima_lpb_tm171.pdfapplication/pdf1728467http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/576/1/lima_lpb_tm171.pdfdee8818f7115f3a56510c1ef8d76d79fMD51BR-SlFE/5762016-06-18 03:29:04.405oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/576Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-06-18T06:29:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse
dc.title.por.fl_str_mv Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre
title Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre
spellingShingle Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre
Lima, Lêda Pinto Bandeira
Integração
Inclusão
Necessidades educacionais especiais
Educação de jovens e adultos
Currículo
Avaliação
Prática docente
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
Integration
Inclusion
Special educational needs
Yound and adult education
Curriculum
Evaluation
Teaching Practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre
title_full Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre
title_fullStr Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre
title_full_unstemmed Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre
title_sort Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre
author Lima, Lêda Pinto Bandeira
author_facet Lima, Lêda Pinto Bandeira
author_role author
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Wachs, Manfredo Carlos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8679182448370232
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Andreola, Balduino Antonio
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6678521937817570
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3906144692619471
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6018502255536200
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Lêda Pinto Bandeira
contributor_str_mv Wachs, Manfredo Carlos
Andreola, Balduino Antonio
Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.subject.por.fl_str_mv Integração
Inclusão
Necessidades educacionais especiais
Educação de jovens e adultos
Currículo
Avaliação
Prática docente
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
topic Integração
Inclusão
Necessidades educacionais especiais
Educação de jovens e adultos
Currículo
Avaliação
Prática docente
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
Integration
Inclusion
Special educational needs
Yound and adult education
Curriculum
Evaluation
Teaching Practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Integration
Inclusion
Special educational needs
Yound and adult education
Curriculum
Evaluation
Teaching Practice
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description Aiming at reflecting on the inclusion of people with psychological suffering in Young and Adult Education (EJA), I have considered, in this research. some basic notions, such as integration, inclusion, special education, inclusive education, curriculum and evaluation. Thence I was able to start the research in a confessional Methodist institution in Porto Alegre, which is committed, from its foundation, to include people with special educational needs. Through this research, it has been analyzed and concluded that there is the effective use of an adequate curriculum and a differentiated means of evaluation to these people through a committed teaching practice and an intitutional posture coherent to its principles and mission. Nevertheless, it is important to consider that inclusion is a continuous process and that the institutional practice should be always re-evaluated so that it is maintained according to its objectives and ideals.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-06
dc.date.available.fl_str_mv 2008-02-28
2016-06-17T20:33:28Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-17T20:33:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Lêda Pinto Bandeira. Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/576
identifier_str_mv LIMA, Lêda Pinto Bandeira. Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.
url http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Teologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EST
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Teologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/576/2/lima_lpb_tm171.pdf.txt
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/576/1/lima_lpb_tm171.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0afe5476ef6e906e72168f6e062dc8b8
dee8818f7115f3a56510c1ef8d76d79f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@est.edu.br||
_version_ 1797421622973431808