Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Faculdades EST
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Teologia
|
Departamento: |
Teologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/263 |
Resumo: | This work demonstrates a descriptive and analytical that Brazil has an educational context and cultural diversity of a large area and breaks traditional paradigms. Technological innovations have led an unprecedented impact on our society in the second half of the twentieth century. We call the society we live in today's information society and distance assumes an important role in the educational context and the training of teachers in this type of education. The implementation of undergraduate courses in the distance at public universities reveals a concern with inclusion and accessibility to public higher education. But it is still in full to register twenty-first century media in the globalization of information, this type of education presents difficulties when it comes to teacher training by the Open University of Brazil Polo Valencia in Southern Bahia. Teachers who attend graduate students in distance education to play multiple roles and contrary to common sense, are essential for success in student learning. The complexity in the process of teaching and learning in distance education lies in the interaction and the individual that are related to internal factors such as motivation, interest in building an effective pedagogical practice and construction of an autonomy, as well as external factors such as distance, time and inability to handle the technological apparatus and the relation between theory and practice. |
id |
EST_a6b10d45ccbdfe05bfafe22e10928f89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/263 |
network_acronym_str |
EST |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-07-25T15:24:52Z2012-01-252016-07-25T15:24:52Z2011-10-27SILVA, Adilton Mendes da. Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia. 2011. 81 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/263This work demonstrates a descriptive and analytical that Brazil has an educational context and cultural diversity of a large area and breaks traditional paradigms. Technological innovations have led an unprecedented impact on our society in the second half of the twentieth century. We call the society we live in today's information society and distance assumes an important role in the educational context and the training of teachers in this type of education. The implementation of undergraduate courses in the distance at public universities reveals a concern with inclusion and accessibility to public higher education. But it is still in full to register twenty-first century media in the globalization of information, this type of education presents difficulties when it comes to teacher training by the Open University of Brazil Polo Valencia in Southern Bahia. Teachers who attend graduate students in distance education to play multiple roles and contrary to common sense, are essential for success in student learning. The complexity in the process of teaching and learning in distance education lies in the interaction and the individual that are related to internal factors such as motivation, interest in building an effective pedagogical practice and construction of an autonomy, as well as external factors such as distance, time and inability to handle the technological apparatus and the relation between theory and practice.O presente trabalho demonstra de forma descritiva e analítica que o Brasil possui um contexto educacional e uma diversidade cultural de grande extensão e de tradicionais quebras de paradigmas. As inovações tecnológicas provocaram um impacto sem precedentes em nossa sociedade na segunda metade do século XX. Chamamos a sociedade em que vivemos hoje de sociedade de informação e a educação a distância assume um papel relevante no contexto educacional e na formação de docentes nesta modalidade de ensino. A implementação de cursos de graduação na modalidade a distância nas universidades públicas revela a preocupação com a inclusão e acessibilidade ao ensino superior público. Porém faz- se necessário registrar ainda em pleno século XXl em meios a globalização das informações, essa modalidade de ensino apresenta dificuldades no que tange a formação de docentes pela Universidade Aberta do Brasil- Polo de Valença no Baixo Sul da Bahia. Os professores- alunos que cursam licenciatura na educação a distância desempenham múltiplos papéis e ao contrário do senso comum, são imprescindíveis para o sucesso na aprendizagem do aluno. A complexidade no processo de ensino-aprendizagem na modalidade a distância reside na interação e formação do individuo que estão relacionados a fatores interno como motivação, interesse na construção de uma prática pedagógica eficaz e construção de uma autonomia, como também fatores externo como distância, tempo e inabilidade de manuseio dos aparatos tecnológicos e na relação teoria-prática.Made available in DSpace on 2016-07-25T15:24:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 silva_am_tmp193.PDF: 511583 bytes, checksum: a6e3f437ac05a821168c472c48cc7fa1 (MD5) Previous issue date: 2011-10-27application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaEducação a distânciaFormação docenteTecnologiaEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEDistance educationTeacher trainingTechnologyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAEducação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisStreck, Gisela Isolde Waechterhttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471CPF:72747161072CPF:81259859568http://lattes.cnpq.br/5795423276587192Silva, Adilton Mendes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTsilva_am_tmp193.PDF.txtsilva_am_tmp193.PDF.txtExtracted texttext/plain168955http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/263/2/silva_am_tmp193.PDF.txt64a2641ca6989e233b81f81f9dd99323MD52ORIGINALsilva_am_tmp193.PDFapplication/pdf511583http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/263/1/silva_am_tmp193.PDFa6e3f437ac05a821168c472c48cc7fa1MD51BR-SlFE/2632016-07-25 13:39:06.144oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/263Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-07-25T16:39:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse |
dc.title.por.fl_str_mv |
Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia |
title |
Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia |
spellingShingle |
Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia Silva, Adilton Mendes da Educação a distância Formação docente Tecnologia EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE Distance education Teacher training Technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
title_short |
Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia |
title_full |
Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia |
title_fullStr |
Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia |
title_full_unstemmed |
Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia |
title_sort |
Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia |
author |
Silva, Adilton Mendes da |
author_facet |
Silva, Adilton Mendes da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Streck, Gisela Isolde Waechter |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:72747161072 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:81259859568 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5795423276587192 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adilton Mendes da |
contributor_str_mv |
Streck, Gisela Isolde Waechter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Formação docente Tecnologia EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE |
topic |
Educação a distância Formação docente Tecnologia EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE Distance education Teacher training Technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance education Teacher training Technology |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
description |
This work demonstrates a descriptive and analytical that Brazil has an educational context and cultural diversity of a large area and breaks traditional paradigms. Technological innovations have led an unprecedented impact on our society in the second half of the twentieth century. We call the society we live in today's information society and distance assumes an important role in the educational context and the training of teachers in this type of education. The implementation of undergraduate courses in the distance at public universities reveals a concern with inclusion and accessibility to public higher education. But it is still in full to register twenty-first century media in the globalization of information, this type of education presents difficulties when it comes to teacher training by the Open University of Brazil Polo Valencia in Southern Bahia. Teachers who attend graduate students in distance education to play multiple roles and contrary to common sense, are essential for success in student learning. The complexity in the process of teaching and learning in distance education lies in the interaction and the individual that are related to internal factors such as motivation, interest in building an effective pedagogical practice and construction of an autonomy, as well as external factors such as distance, time and inability to handle the technological apparatus and the relation between theory and practice. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-10-27 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-01-25 2016-07-25T15:24:52Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-25T15:24:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Adilton Mendes da. Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia. 2011. 81 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/263 |
identifier_str_mv |
SILVA, Adilton Mendes da. Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia. 2011. 81 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. |
url |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Teologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
EST |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Teologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/263/2/silva_am_tmp193.PDF.txt http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/263/1/silva_am_tmp193.PDF |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
64a2641ca6989e233b81f81f9dd99323 a6e3f437ac05a821168c472c48cc7fa1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@est.edu.br|| |
_version_ |
1797421624308269056 |