Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Silva, Adilton Mendes da lattes
Orientador(a): Streck, Gisela Isolde Waechter lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdades EST
Programa de Pós-Graduação: Programa de Teologia
Departamento: Teologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/263
Resumo: This work demonstrates a descriptive and analytical that Brazil has an educational context and cultural diversity of a large area and breaks traditional paradigms. Technological innovations have led an unprecedented impact on our society in the second half of the twentieth century. We call the society we live in today's information society and distance assumes an important role in the educational context and the training of teachers in this type of education. The implementation of undergraduate courses in the distance at public universities reveals a concern with inclusion and accessibility to public higher education. But it is still in full to register twenty-first century media in the globalization of information, this type of education presents difficulties when it comes to teacher training by the Open University of Brazil Polo Valencia in Southern Bahia. Teachers who attend graduate students in distance education to play multiple roles and contrary to common sense, are essential for success in student learning. The complexity in the process of teaching and learning in distance education lies in the interaction and the individual that are related to internal factors such as motivation, interest in building an effective pedagogical practice and construction of an autonomy, as well as external factors such as distance, time and inability to handle the technological apparatus and the relation between theory and practice.
id EST_a6b10d45ccbdfe05bfafe22e10928f89
oai_identifier_str oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/263
network_acronym_str EST
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
repository_id_str
spelling 2016-07-25T15:24:52Z2012-01-252016-07-25T15:24:52Z2011-10-27SILVA, Adilton Mendes da. Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia. 2011. 81 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/263This work demonstrates a descriptive and analytical that Brazil has an educational context and cultural diversity of a large area and breaks traditional paradigms. Technological innovations have led an unprecedented impact on our society in the second half of the twentieth century. We call the society we live in today's information society and distance assumes an important role in the educational context and the training of teachers in this type of education. The implementation of undergraduate courses in the distance at public universities reveals a concern with inclusion and accessibility to public higher education. But it is still in full to register twenty-first century media in the globalization of information, this type of education presents difficulties when it comes to teacher training by the Open University of Brazil Polo Valencia in Southern Bahia. Teachers who attend graduate students in distance education to play multiple roles and contrary to common sense, are essential for success in student learning. The complexity in the process of teaching and learning in distance education lies in the interaction and the individual that are related to internal factors such as motivation, interest in building an effective pedagogical practice and construction of an autonomy, as well as external factors such as distance, time and inability to handle the technological apparatus and the relation between theory and practice.O presente trabalho demonstra de forma descritiva e analítica que o Brasil possui um contexto educacional e uma diversidade cultural de grande extensão e de tradicionais quebras de paradigmas. As inovações tecnológicas provocaram um impacto sem precedentes em nossa sociedade na segunda metade do século XX. Chamamos a sociedade em que vivemos hoje de sociedade de informação e a educação a distância assume um papel relevante no contexto educacional e na formação de docentes nesta modalidade de ensino. A implementação de cursos de graduação na modalidade a distância nas universidades públicas revela a preocupação com a inclusão e acessibilidade ao ensino superior público. Porém faz- se necessário registrar ainda em pleno século XXl em meios a globalização das informações, essa modalidade de ensino apresenta dificuldades no que tange a formação de docentes pela Universidade Aberta do Brasil- Polo de Valença no Baixo Sul da Bahia. Os professores- alunos que cursam licenciatura na educação a distância desempenham múltiplos papéis e ao contrário do senso comum, são imprescindíveis para o sucesso na aprendizagem do aluno. A complexidade no processo de ensino-aprendizagem na modalidade a distância reside na interação e formação do individuo que estão relacionados a fatores interno como motivação, interesse na construção de uma prática pedagógica eficaz e construção de uma autonomia, como também fatores externo como distância, tempo e inabilidade de manuseio dos aparatos tecnológicos e na relação teoria-prática.Made available in DSpace on 2016-07-25T15:24:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 silva_am_tmp193.PDF: 511583 bytes, checksum: a6e3f437ac05a821168c472c48cc7fa1 (MD5) Previous issue date: 2011-10-27application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaEducação a distânciaFormação docenteTecnologiaEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEDistance educationTeacher trainingTechnologyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAEducação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisStreck, Gisela Isolde Waechterhttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471CPF:72747161072CPF:81259859568http://lattes.cnpq.br/5795423276587192Silva, Adilton Mendes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTsilva_am_tmp193.PDF.txtsilva_am_tmp193.PDF.txtExtracted texttext/plain168955http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/263/2/silva_am_tmp193.PDF.txt64a2641ca6989e233b81f81f9dd99323MD52ORIGINALsilva_am_tmp193.PDFapplication/pdf511583http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/263/1/silva_am_tmp193.PDFa6e3f437ac05a821168c472c48cc7fa1MD51BR-SlFE/2632016-07-25 13:39:06.144oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/263Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-07-25T16:39:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse
dc.title.por.fl_str_mv Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia
title Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia
spellingShingle Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia
Silva, Adilton Mendes da
Educação a distância
Formação docente
Tecnologia
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Distance education
Teacher training
Technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia
title_full Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia
title_fullStr Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia
title_full_unstemmed Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia
title_sort Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia
author Silva, Adilton Mendes da
author_facet Silva, Adilton Mendes da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3906144692619471
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:72747161072
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:81259859568
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5795423276587192
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adilton Mendes da
contributor_str_mv Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Formação docente
Tecnologia
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
topic Educação a distância
Formação docente
Tecnologia
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Distance education
Teacher training
Technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance education
Teacher training
Technology
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description This work demonstrates a descriptive and analytical that Brazil has an educational context and cultural diversity of a large area and breaks traditional paradigms. Technological innovations have led an unprecedented impact on our society in the second half of the twentieth century. We call the society we live in today's information society and distance assumes an important role in the educational context and the training of teachers in this type of education. The implementation of undergraduate courses in the distance at public universities reveals a concern with inclusion and accessibility to public higher education. But it is still in full to register twenty-first century media in the globalization of information, this type of education presents difficulties when it comes to teacher training by the Open University of Brazil Polo Valencia in Southern Bahia. Teachers who attend graduate students in distance education to play multiple roles and contrary to common sense, are essential for success in student learning. The complexity in the process of teaching and learning in distance education lies in the interaction and the individual that are related to internal factors such as motivation, interest in building an effective pedagogical practice and construction of an autonomy, as well as external factors such as distance, time and inability to handle the technological apparatus and the relation between theory and practice.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-10-27
dc.date.available.fl_str_mv 2012-01-25
2016-07-25T15:24:52Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-25T15:24:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Adilton Mendes da. Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia. 2011. 81 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/263
identifier_str_mv SILVA, Adilton Mendes da. Educação a distância: dificuldades que norteiam a formação docente na Universidade Aberta do Brasil: Pólo de Valença/Bahia. 2011. 81 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
url http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Teologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EST
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Teologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/263/2/silva_am_tmp193.PDF.txt
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/263/1/silva_am_tmp193.PDF
bitstream.checksum.fl_str_mv 64a2641ca6989e233b81f81f9dd99323
a6e3f437ac05a821168c472c48cc7fa1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@est.edu.br||
_version_ 1797421624308269056