Educação: direitos humanos e prática docente no ensino superior do Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Silva, Claudio Moreira da lattes
Orientador(a): Streck, Gisela Isolde Waechter lattes
Banca de defesa: Brandenburg, Laude Erandi lattes, Pauly, Evaldo Luis lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdades EST
Programa de Pós-Graduação: Programa de Teologia
Departamento: Teologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/545
Resumo: The Human Rights Education as an educational principle is the object of analysis in this research, according to the proposals of the National Plan for Human Rights Education - PNEDH, 2007, presented and developed by the Federal Government, the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) and with input from researchers and academics. The Pedagogy of Liberation, based on The Pedagogy of Liberation, based on the pedagogy of autonomy was one of the drivers of this work in the quest to study the proposal of Education which has the principle Human Rights as a tool to achieve great multicultural diversity we have today, seeking educational attainment more sensitive to tolerance and peaceful coexistence in society. It has problematized be announced in the PNEDH the aspects relating to human rights, curriculum, multiculturalism, religion, education and society, in order to understand the reasons for this expansion trend that links human rights to education analyzing the current educational policies geared to social inequality. It has presented brief aspects of the historical origin of human rights in Brazil for the construction of citizenship, the importance of religion in the protection of human rights. In the analysis, we used the deductive-inductive scientific method by exploiting dialectically studies of various authors on the theme Human Rights Education.
id EST_e355b2a25d65a586fd9084d4c09d0d84
oai_identifier_str oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/545
network_acronym_str EST
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
repository_id_str
spelling 2016-07-25T15:40:41Z2015-08-142016-07-25T15:40:41Z2014-08-28SILVA, Claudio Moreira da. Educação: direitos humanos e prática docente no ensino superior do Brasil. 2014. 138 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/545The Human Rights Education as an educational principle is the object of analysis in this research, according to the proposals of the National Plan for Human Rights Education - PNEDH, 2007, presented and developed by the Federal Government, the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) and with input from researchers and academics. The Pedagogy of Liberation, based on The Pedagogy of Liberation, based on the pedagogy of autonomy was one of the drivers of this work in the quest to study the proposal of Education which has the principle Human Rights as a tool to achieve great multicultural diversity we have today, seeking educational attainment more sensitive to tolerance and peaceful coexistence in society. It has problematized be announced in the PNEDH the aspects relating to human rights, curriculum, multiculturalism, religion, education and society, in order to understand the reasons for this expansion trend that links human rights to education analyzing the current educational policies geared to social inequality. It has presented brief aspects of the historical origin of human rights in Brazil for the construction of citizenship, the importance of religion in the protection of human rights. In the analysis, we used the deductive-inductive scientific method by exploiting dialectically studies of various authors on the theme Human Rights Education.A Educação em Direitos Humanos como princípio educativo é objeto de análise nesta pesquisa, a partir das propostas do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos - PNEDH, de 2007, apresentado e desenvolvido pelo governo Federal, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e contando com a contribuição de pesquisadores e professores universitários. A Pedagogia da Libertação, com base na pedagogia da Autonomia foi uma das molas propulsoras deste trabalho na busca de estudar a proposta de Educação que tenha por princípio os Direitos Humanos como um instrumento para alcançar a grande diversidade multicultural que temos hoje, buscando a formação de um ser humano mais afeto a tolerância e a convivência pacífica em sociedade. Problematizou-se o anunciado no PNEDH nos aspectos relativos aos direitos humanos, currículo, multiculturalidade, religião, educação e sociedade, com o objetivo de compreender as razões de expansão dessa tendência que vincula direitos humanos à educação analisando as atuais políticas educacionais voltadas à desigualdade social. Apresentaram-se breves aspectos da origem histórica dos Direitos Humanos no Brasil para a construção da cidadania, a importância da religião na proteção dos Direitos Humanos. Na análise, utilizou-se o método científico dedutivo-indutivo, explorando-se dialeticamente os estudos de diversos autores relativos à temática Educação em Direitos Humanos.Made available in DSpace on 2016-07-25T15:40:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 silva_cm_tm295.pdf: 611088 bytes, checksum: 681f7dab3f8b9f6ac9f9dca0e96f3d2d (MD5) Previous issue date: 2014-08-28application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaEducação em Direitos HumanosDesigualdade SocialExclusãoPolíticas EducacionaisRELIGIÃO E EDUCAÇÃOHuman Rights EducationSocial InequalityExclusionEducational PoliciesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAEducação: direitos humanos e prática docente no ensino superior do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBrandenburg, Laude Erandihttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525Pauly, Evaldo Luishttp://lattes.cnpq.br/7187415721002122Streck, Gisela Isolde Waechterhttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471CPF:72747161072CPF:29054885068CPF:28860071968CPF:63501279515http://lattes.cnpq.br/4235444761581606Silva, Claudio Moreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTsilva_cm_tm295.pdf.txtsilva_cm_tm295.pdf.txtExtracted texttext/plain310299http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/545/2/silva_cm_tm295.pdf.txt04456583db6307a407bb344be58e012fMD52ORIGINALsilva_cm_tm295.pdfapplication/pdf611088http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/545/1/silva_cm_tm295.pdf681f7dab3f8b9f6ac9f9dca0e96f3d2dMD51BR-SlFE/5452016-07-25 13:39:30.679oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/545Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-07-25T16:39:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse
dc.title.por.fl_str_mv Educação: direitos humanos e prática docente no ensino superior do Brasil
title Educação: direitos humanos e prática docente no ensino superior do Brasil
spellingShingle Educação: direitos humanos e prática docente no ensino superior do Brasil
Silva, Claudio Moreira da
Educação em Direitos Humanos
Desigualdade Social
Exclusão
Políticas Educacionais
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
Human Rights Education
Social Inequality
Exclusion
Educational Policies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short Educação: direitos humanos e prática docente no ensino superior do Brasil
title_full Educação: direitos humanos e prática docente no ensino superior do Brasil
title_fullStr Educação: direitos humanos e prática docente no ensino superior do Brasil
title_full_unstemmed Educação: direitos humanos e prática docente no ensino superior do Brasil
title_sort Educação: direitos humanos e prática docente no ensino superior do Brasil
author Silva, Claudio Moreira da
author_facet Silva, Claudio Moreira da
author_role author
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2720814127433525
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pauly, Evaldo Luis
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7187415721002122
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3906144692619471
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:72747161072
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:29054885068
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:28860071968
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:63501279515
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4235444761581606
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Claudio Moreira da
contributor_str_mv Brandenburg, Laude Erandi
Pauly, Evaldo Luis
Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Direitos Humanos
Desigualdade Social
Exclusão
Políticas Educacionais
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
topic Educação em Direitos Humanos
Desigualdade Social
Exclusão
Políticas Educacionais
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
Human Rights Education
Social Inequality
Exclusion
Educational Policies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Human Rights Education
Social Inequality
Exclusion
Educational Policies
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description The Human Rights Education as an educational principle is the object of analysis in this research, according to the proposals of the National Plan for Human Rights Education - PNEDH, 2007, presented and developed by the Federal Government, the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) and with input from researchers and academics. The Pedagogy of Liberation, based on The Pedagogy of Liberation, based on the pedagogy of autonomy was one of the drivers of this work in the quest to study the proposal of Education which has the principle Human Rights as a tool to achieve great multicultural diversity we have today, seeking educational attainment more sensitive to tolerance and peaceful coexistence in society. It has problematized be announced in the PNEDH the aspects relating to human rights, curriculum, multiculturalism, religion, education and society, in order to understand the reasons for this expansion trend that links human rights to education analyzing the current educational policies geared to social inequality. It has presented brief aspects of the historical origin of human rights in Brazil for the construction of citizenship, the importance of religion in the protection of human rights. In the analysis, we used the deductive-inductive scientific method by exploiting dialectically studies of various authors on the theme Human Rights Education.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-28
dc.date.available.fl_str_mv 2015-08-14
2016-07-25T15:40:41Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-25T15:40:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Claudio Moreira da. Educação: direitos humanos e prática docente no ensino superior do Brasil. 2014. 138 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/545
identifier_str_mv SILVA, Claudio Moreira da. Educação: direitos humanos e prática docente no ensino superior do Brasil. 2014. 138 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
url http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Teologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EST
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Teologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/545/2/silva_cm_tm295.pdf.txt
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/545/1/silva_cm_tm295.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 04456583db6307a407bb344be58e012f
681f7dab3f8b9f6ac9f9dca0e96f3d2d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@est.edu.br||
_version_ 1797421625175441408