A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Mombach, Lauri Alfonso lattes
Orientador(a): Klein, Remi lattes
Banca de defesa: Adam, Júlio Cézar lattes, Fritsch, Rosangela lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdades EST
Programa de Pós-Graduação: Programa de Teologia
Departamento: Teologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/563
Resumo: Spirituality is a theme that has been increasingly researched in the last years. The quest for a conceptual redaction is a first challenge for those who propose to undertake an investigative analysis of the issue. Few research projects have sought, like this one, to understand the possible approximations of spirituality with the educational field. The present work gathers together in a bibliographical and field research through a qualitative methodological option an investigation about the possibilities of relating spirituality to confronting the professor malaise. The research is concentrated in the municipality of Sapucaia do Sul, where twelve professors are interviewed, being that the interviews are transcribed, grouped and analyzed in four different categories. We consider that, for schools to be successful in their purpose of being a teaching and learning space, it is fundamental, that, among other items, there be qualified and motivated professors for such. However, many professionals in education, especially in Brazil, are afflicted by what specialists call the professor malaise. They feel they are being suffocated by the elevated class load, low valorization and work demands. The cultivation of spirituality habits can propitiate relief for the personal and professional lives of the professors thus helping to confront the daily troubles, potencializing their positive attitudes, leading to enhanced quality of life and professional performance.
id EST_f2c21e054aea6b2c8bcbd2cbacfef710
oai_identifier_str oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/563
network_acronym_str EST
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
repository_id_str
spelling 2016-07-25T15:47:01Z2015-09-232016-07-25T15:47:01Z2015-01-27MOMBACH, Lauri Alfonso. A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS). 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/563Spirituality is a theme that has been increasingly researched in the last years. The quest for a conceptual redaction is a first challenge for those who propose to undertake an investigative analysis of the issue. Few research projects have sought, like this one, to understand the possible approximations of spirituality with the educational field. The present work gathers together in a bibliographical and field research through a qualitative methodological option an investigation about the possibilities of relating spirituality to confronting the professor malaise. The research is concentrated in the municipality of Sapucaia do Sul, where twelve professors are interviewed, being that the interviews are transcribed, grouped and analyzed in four different categories. We consider that, for schools to be successful in their purpose of being a teaching and learning space, it is fundamental, that, among other items, there be qualified and motivated professors for such. However, many professionals in education, especially in Brazil, are afflicted by what specialists call the professor malaise. They feel they are being suffocated by the elevated class load, low valorization and work demands. The cultivation of spirituality habits can propitiate relief for the personal and professional lives of the professors thus helping to confront the daily troubles, potencializing their positive attitudes, leading to enhanced quality of life and professional performance.A espiritualidade é um tema cujas pesquisas têm sido ampliadas nos últimos anos. Buscar uma redação conceitual é um primeiro desafio para aqueles que se propõem a empreender uma análise investigativa a respeito. Poucas pesquisam buscam, como esta, compreender as possíveis aproximações da espiritualidade ao campo educacional. O presente trabalho reúne, numa pesquisa bibliográfica e de campo, através da opção metodológica qualitativa, uma investigação acerca das possibilidades de relacionar a espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente. A pesquisa concentra-se no município de Sapucaia do Sul, onde doze professores são entrevistados, sendo as entrevistas transcritas, agrupadas e analisadas em quatro diferentes categorias. Consideramos que para as escolas terem sucesso no seu propósito de serem um espaço de ensino e aprendizagem, dentre outras, é fundamental a presença de professores qualificados e motivados para tal. Entretanto, em virtude de diversos fatores, muitos profissionais da educação, especialmente no Brasil, são acometidos pelo que os especialistas denominam de mal-estar docente. Sentem-se sufocados pela elevada carga horária, pouca valorização e exigências do trabalho. O cultivo de hábitos de espiritualidade pode agregar alento à vida pessoal e profissional dos professores para enfrentar os percalços do dia a dia, potencializando suas atitudes positivas, acarretando em qualidade de vida e desempenho profissional.Made available in DSpace on 2016-07-25T15:47:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mombach_la_tm301.pdf: 881477 bytes, checksum: 0181ea37255ae70254100c2c5afd63e4 (MD5) Previous issue date: 2015-01-27Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaEducaçãoMal-estar docenteEspiritualidadeSaúdeQualidade de vidaRELIGIÃO E EDUCAÇÃOEducationProfessor malaiseSpiritualityHealthQuality of lifeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAA espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAdam, Júlio Cézarhttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443Fritsch, Rosangelahttp://lattes.cnpq.br/5203131170203547Klein, Remihttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880CPF:17559820035CPF:59119500068CPF:29601312072CPF:01620504960http://lattes.cnpq.br/4099953903445480Mombach, Lauri Alfonsoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTmombach_la_tm301.pdf.txtmombach_la_tm301.pdf.txtExtracted texttext/plain238528http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/563/2/mombach_la_tm301.pdf.txtb80271451cb17ded6712efccdf035258MD52ORIGINALmombach_la_tm301.pdfapplication/pdf881477http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/563/1/mombach_la_tm301.pdf0181ea37255ae70254100c2c5afd63e4MD51BR-SlFE/5632016-07-25 13:37:27.305oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/563Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-07-25T16:37:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse
dc.title.por.fl_str_mv A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS)
title A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS)
spellingShingle A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS)
Mombach, Lauri Alfonso
Educação
Mal-estar docente
Espiritualidade
Saúde
Qualidade de vida
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
Education
Professor malaise
Spirituality
Health
Quality of life
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS)
title_full A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS)
title_fullStr A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS)
title_full_unstemmed A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS)
title_sort A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS)
author Mombach, Lauri Alfonso
author_facet Mombach, Lauri Alfonso
author_role author
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1768006061329443
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fritsch, Rosangela
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5203131170203547
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Klein, Remi
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6363213953832880
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:17559820035
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:59119500068
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:29601312072
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:01620504960
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4099953903445480
dc.contributor.author.fl_str_mv Mombach, Lauri Alfonso
contributor_str_mv Adam, Júlio Cézar
Fritsch, Rosangela
Klein, Remi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Mal-estar docente
Espiritualidade
Saúde
Qualidade de vida
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
topic Educação
Mal-estar docente
Espiritualidade
Saúde
Qualidade de vida
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
Education
Professor malaise
Spirituality
Health
Quality of life
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Professor malaise
Spirituality
Health
Quality of life
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description Spirituality is a theme that has been increasingly researched in the last years. The quest for a conceptual redaction is a first challenge for those who propose to undertake an investigative analysis of the issue. Few research projects have sought, like this one, to understand the possible approximations of spirituality with the educational field. The present work gathers together in a bibliographical and field research through a qualitative methodological option an investigation about the possibilities of relating spirituality to confronting the professor malaise. The research is concentrated in the municipality of Sapucaia do Sul, where twelve professors are interviewed, being that the interviews are transcribed, grouped and analyzed in four different categories. We consider that, for schools to be successful in their purpose of being a teaching and learning space, it is fundamental, that, among other items, there be qualified and motivated professors for such. However, many professionals in education, especially in Brazil, are afflicted by what specialists call the professor malaise. They feel they are being suffocated by the elevated class load, low valorization and work demands. The cultivation of spirituality habits can propitiate relief for the personal and professional lives of the professors thus helping to confront the daily troubles, potencializing their positive attitudes, leading to enhanced quality of life and professional performance.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-09-23
2016-07-25T15:47:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-01-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-25T15:47:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOMBACH, Lauri Alfonso. A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS). 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/563
identifier_str_mv MOMBACH, Lauri Alfonso. A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS). 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
url http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Teologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EST
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Teologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/563/2/mombach_la_tm301.pdf.txt
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/563/1/mombach_la_tm301.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b80271451cb17ded6712efccdf035258
0181ea37255ae70254100c2c5afd63e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@est.edu.br||
_version_ 1797421625356845056