A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS)
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Faculdades EST
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Teologia
|
Departamento: |
Teologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/563 |
Resumo: | Spirituality is a theme that has been increasingly researched in the last years. The quest for a conceptual redaction is a first challenge for those who propose to undertake an investigative analysis of the issue. Few research projects have sought, like this one, to understand the possible approximations of spirituality with the educational field. The present work gathers together in a bibliographical and field research through a qualitative methodological option an investigation about the possibilities of relating spirituality to confronting the professor malaise. The research is concentrated in the municipality of Sapucaia do Sul, where twelve professors are interviewed, being that the interviews are transcribed, grouped and analyzed in four different categories. We consider that, for schools to be successful in their purpose of being a teaching and learning space, it is fundamental, that, among other items, there be qualified and motivated professors for such. However, many professionals in education, especially in Brazil, are afflicted by what specialists call the professor malaise. They feel they are being suffocated by the elevated class load, low valorization and work demands. The cultivation of spirituality habits can propitiate relief for the personal and professional lives of the professors thus helping to confront the daily troubles, potencializing their positive attitudes, leading to enhanced quality of life and professional performance. |
id |
EST_f2c21e054aea6b2c8bcbd2cbacfef710 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/563 |
network_acronym_str |
EST |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-07-25T15:47:01Z2015-09-232016-07-25T15:47:01Z2015-01-27MOMBACH, Lauri Alfonso. A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS). 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/563Spirituality is a theme that has been increasingly researched in the last years. The quest for a conceptual redaction is a first challenge for those who propose to undertake an investigative analysis of the issue. Few research projects have sought, like this one, to understand the possible approximations of spirituality with the educational field. The present work gathers together in a bibliographical and field research through a qualitative methodological option an investigation about the possibilities of relating spirituality to confronting the professor malaise. The research is concentrated in the municipality of Sapucaia do Sul, where twelve professors are interviewed, being that the interviews are transcribed, grouped and analyzed in four different categories. We consider that, for schools to be successful in their purpose of being a teaching and learning space, it is fundamental, that, among other items, there be qualified and motivated professors for such. However, many professionals in education, especially in Brazil, are afflicted by what specialists call the professor malaise. They feel they are being suffocated by the elevated class load, low valorization and work demands. The cultivation of spirituality habits can propitiate relief for the personal and professional lives of the professors thus helping to confront the daily troubles, potencializing their positive attitudes, leading to enhanced quality of life and professional performance.A espiritualidade é um tema cujas pesquisas têm sido ampliadas nos últimos anos. Buscar uma redação conceitual é um primeiro desafio para aqueles que se propõem a empreender uma análise investigativa a respeito. Poucas pesquisam buscam, como esta, compreender as possíveis aproximações da espiritualidade ao campo educacional. O presente trabalho reúne, numa pesquisa bibliográfica e de campo, através da opção metodológica qualitativa, uma investigação acerca das possibilidades de relacionar a espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente. A pesquisa concentra-se no município de Sapucaia do Sul, onde doze professores são entrevistados, sendo as entrevistas transcritas, agrupadas e analisadas em quatro diferentes categorias. Consideramos que para as escolas terem sucesso no seu propósito de serem um espaço de ensino e aprendizagem, dentre outras, é fundamental a presença de professores qualificados e motivados para tal. Entretanto, em virtude de diversos fatores, muitos profissionais da educação, especialmente no Brasil, são acometidos pelo que os especialistas denominam de mal-estar docente. Sentem-se sufocados pela elevada carga horária, pouca valorização e exigências do trabalho. O cultivo de hábitos de espiritualidade pode agregar alento à vida pessoal e profissional dos professores para enfrentar os percalços do dia a dia, potencializando suas atitudes positivas, acarretando em qualidade de vida e desempenho profissional.Made available in DSpace on 2016-07-25T15:47:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mombach_la_tm301.pdf: 881477 bytes, checksum: 0181ea37255ae70254100c2c5afd63e4 (MD5) Previous issue date: 2015-01-27Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaEducaçãoMal-estar docenteEspiritualidadeSaúdeQualidade de vidaRELIGIÃO E EDUCAÇÃOEducationProfessor malaiseSpiritualityHealthQuality of lifeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAA espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAdam, Júlio Cézarhttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443Fritsch, Rosangelahttp://lattes.cnpq.br/5203131170203547Klein, Remihttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880CPF:17559820035CPF:59119500068CPF:29601312072CPF:01620504960http://lattes.cnpq.br/4099953903445480Mombach, Lauri Alfonsoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTmombach_la_tm301.pdf.txtmombach_la_tm301.pdf.txtExtracted texttext/plain238528http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/563/2/mombach_la_tm301.pdf.txtb80271451cb17ded6712efccdf035258MD52ORIGINALmombach_la_tm301.pdfapplication/pdf881477http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/563/1/mombach_la_tm301.pdf0181ea37255ae70254100c2c5afd63e4MD51BR-SlFE/5632016-07-25 13:37:27.305oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/563Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-07-25T16:37:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse |
dc.title.por.fl_str_mv |
A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS) |
title |
A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS) |
spellingShingle |
A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS) Mombach, Lauri Alfonso Educação Mal-estar docente Espiritualidade Saúde Qualidade de vida RELIGIÃO E EDUCAÇÃO Education Professor malaise Spirituality Health Quality of life CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
title_short |
A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS) |
title_full |
A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS) |
title_fullStr |
A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS) |
title_full_unstemmed |
A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS) |
title_sort |
A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS) |
author |
Mombach, Lauri Alfonso |
author_facet |
Mombach, Lauri Alfonso |
author_role |
author |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Adam, Júlio Cézar |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Fritsch, Rosangela |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5203131170203547 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Klein, Remi |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:17559820035 |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:59119500068 |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:29601312072 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:01620504960 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4099953903445480 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mombach, Lauri Alfonso |
contributor_str_mv |
Adam, Júlio Cézar Fritsch, Rosangela Klein, Remi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Mal-estar docente Espiritualidade Saúde Qualidade de vida RELIGIÃO E EDUCAÇÃO |
topic |
Educação Mal-estar docente Espiritualidade Saúde Qualidade de vida RELIGIÃO E EDUCAÇÃO Education Professor malaise Spirituality Health Quality of life CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Professor malaise Spirituality Health Quality of life |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
description |
Spirituality is a theme that has been increasingly researched in the last years. The quest for a conceptual redaction is a first challenge for those who propose to undertake an investigative analysis of the issue. Few research projects have sought, like this one, to understand the possible approximations of spirituality with the educational field. The present work gathers together in a bibliographical and field research through a qualitative methodological option an investigation about the possibilities of relating spirituality to confronting the professor malaise. The research is concentrated in the municipality of Sapucaia do Sul, where twelve professors are interviewed, being that the interviews are transcribed, grouped and analyzed in four different categories. We consider that, for schools to be successful in their purpose of being a teaching and learning space, it is fundamental, that, among other items, there be qualified and motivated professors for such. However, many professionals in education, especially in Brazil, are afflicted by what specialists call the professor malaise. They feel they are being suffocated by the elevated class load, low valorization and work demands. The cultivation of spirituality habits can propitiate relief for the personal and professional lives of the professors thus helping to confront the daily troubles, potencializing their positive attitudes, leading to enhanced quality of life and professional performance. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-09-23 2016-07-25T15:47:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-01-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-25T15:47:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MOMBACH, Lauri Alfonso. A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS). 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/563 |
identifier_str_mv |
MOMBACH, Lauri Alfonso. A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS). 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. |
url |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Teologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
EST |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Teologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/563/2/mombach_la_tm301.pdf.txt http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/563/1/mombach_la_tm301.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b80271451cb17ded6712efccdf035258 0181ea37255ae70254100c2c5afd63e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@est.edu.br|| |
_version_ |
1797421625356845056 |