Aceleradoras corporativas como fonte de apoio e financiamento de startups: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: MELLO, Paulo Cezar da Rocha
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/899
Resumo: O objetivo deste estudo foi retratar de que forma uma aceleradora corporativa, associada a empresas de segmentos diversos e estabelecidas no mercado, apoia e financia startups, sob a perspectiva do tema proposição. Foi apresentado como base para este estudo o trabalho de Kohler (2016), o qual descreve as relações entre as aceleradoras e as startups denominadas de dimensões, sendo que foi utilizada a dimensão proposição, que define as propostas da aceleradora corporativa. Considera-se esta etapa fundamental para o desenvolvimento e o futuro das startups aceleradas. Este estudo apontou as proposições apresentadas por uma aceleradora corporativa às startups por ela aceleradas, e a visão dessas startups quanto a este modelo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com os gestores dessas entidades, por meio de questionário direcionado, aplicado em entrevistas individuais. Na realização deste estudo de caso descrevemos como são desenvolvidos os gaps de inovação, que podem ter seu início pelas corporações associadas ou pela própria startup. O resultado deste estudo verificou o investimento administrativo e técnico como sendo o único elo financeiro entre a aceleradora e as startups, perante a constatação de não haver sociedade entre elas, e a possibilidade da utilização ou não de plataformas existentes, e temos também a utilização da abordagem horizontal no desenvolvimento de produtos. Foi verificada uma diferença entre o estudo de Kohler e a constatação deste estudo de caso. A conclusão é que o modelo de aceleradora corporativa, neste estudo de caso, difere dos modelos apresentados até então na literatura pesquisada, por isso, percebe-se uma mudança nos aspectos do desenvolvimento da relação entre a aceleradora corporativa e as startups. Esse aperfeiçoamento verificado, esse melhoramento nas relações, que é citado pelos gestores, é aqui apresentado como sendo a principal contribuição neste estudo. Verifica-se uma mudança progressiva de certos elementos do modelo de negócio, o que pode impactar positivamente cada vez mais no desenvolvimento das startups associadas a uma aceleradora corporativa e, consequentemente na capacidade do crescimento da inovação. Apresenta-se como limitação o universo deste estudo, portanto sugere-se replicar a metodologia em mais empresas.
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Este estudo apontou as proposições apresentadas por uma aceleradora corporativa às startups por ela aceleradas, e a visão dessas startups quanto a este modelo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com os gestores dessas entidades, por meio de questionário direcionado, aplicado em entrevistas individuais. Na realização deste estudo de caso descrevemos como são desenvolvidos os gaps de inovação, que podem ter seu início pelas corporações associadas ou pela própria startup. O resultado deste estudo verificou o investimento administrativo e técnico como sendo o único elo financeiro entre a aceleradora e as startups, perante a constatação de não haver sociedade entre elas, e a possibilidade da utilização ou não de plataformas existentes, e temos também a utilização da abordagem horizontal no desenvolvimento de produtos. Foi verificada uma diferença entre o estudo de Kohler e a constatação deste estudo de caso. A conclusão é que o modelo de aceleradora corporativa, neste estudo de caso, difere dos modelos apresentados até então na literatura pesquisada, por isso, percebe-se uma mudança nos aspectos do desenvolvimento da relação entre a aceleradora corporativa e as startups. Esse aperfeiçoamento verificado, esse melhoramento nas relações, que é citado pelos gestores, é aqui apresentado como sendo a principal contribuição neste estudo. Verifica-se uma mudança progressiva de certos elementos do modelo de negócio, o que pode impactar positivamente cada vez mais no desenvolvimento das startups associadas a uma aceleradora corporativa e, consequentemente na capacidade do crescimento da inovação. Apresenta-se como limitação o universo deste estudo, portanto sugere-se replicar a metodologia em mais empresas.The objective of this study was to describe how a corporate accelerator, associated with companies from diverse segments and established in the market, supports and finances startups, from the perspective of the proposition theme. The work of Kohler (2016), which describes the relationships between accelerators and startups called dimensions, was presented as the basis for this study, using the proposition dimension, which defines the proposals of the corporate accelerator. This is a key step for the development and future of accelerated startups. This study presented the propositions of a corporate accelerator to the startups accelerated by it, and the view of these startups regarding this model. A qualitative research was conducted with the managers of these entities, with a directed questionnaire, applied in individual interviews. In carrying out this case study, we describe how the innovation gaps are developed, which can be started by the associated companies or by the startup itself. The result of this study verified the administrative and technical investment as the only financial link between the accelerator and the startups, due to the fact that there is no company connecting them, and the possibility of using existing platforms, we also have the use of the approach in product development. It was observed a difference between the Kohler study and the finding of this case study. The conclusion is that the corporate accelerator model, in this case study, differs from the models presented so far in the researched literature, thus, a change is perceived in the aspects of the development of the relationship between the corporate accelerator and the startups. This improvement in relationships, which is mentioned by managers, is presented here as the main contribution in this study. There is a progressive change in certain elements of the business model, which can positively impact more and more the development of startups associated with a corporate accelerator and, consequently, the capacity for innovation growth. It is presented as a limitation the universe of this study, so it is suggested to replicate the methodology with more companies.Fundação Escola de Comércio Álvares PenteadoCentro Universitário Álvares PenteadoBrasilFECAPPPG1BARBERO, Edson Ricardohttp://lattes.cnpq.br/6184493974682663MORAES, Gustavo Hermínio Salati Marcondes deLUGOBONI, Leonardo FabrisMELLO, Paulo Cezar da Rocha2021-09-16T12:37:32Z2021-09-162021-09-16T12:37:32Z2019-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/899porMELLO, Paulo Cezar da Rocha. Aceleradoras corporativas como fonte de apoio e financiamento de startups: um estudo de caso. 2019. 38 f. 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