Financial education among brazilian students: which topics should be implemented according to financial experts?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: DE GENNARO, Thaís Jacobs
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/827
Resumo: Por meio de uma pesquisa com 112 especialistas financeiros brasileiros, encontramos um consenso sobre como os temas financeiros devem ser abordados na escola regular e quais atualizações e mudanças são desejáveis ​​no programa existente do Governo (ENEF) para alfabetizar a população jovem de forma adequada . Os achados abrangem a idade de início do programa, os temas a serem ministrados, a formação dos responsáveis ​​pelas aulas e a interação com agentes e poder público. Isso pode ajudar a delinear um melhor projeto de programa de educação financeira para alcançar a alfabetização financeira da população que apresenta fraco desempenho neste assunto na atualidade.
id FECAP-0_5954763dc1c43044d1ea0cdc7be03eec
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:123456789/827
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Financial education among brazilian students: which topics should be implemented according to financial experts?Educação financeira – BrasilEducação financeira – métodos de ensinoFinanças pessoaisFinancial education - BrazilFinancial education - teaching methodsPersonal financeADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPor meio de uma pesquisa com 112 especialistas financeiros brasileiros, encontramos um consenso sobre como os temas financeiros devem ser abordados na escola regular e quais atualizações e mudanças são desejáveis ​​no programa existente do Governo (ENEF) para alfabetizar a população jovem de forma adequada . Os achados abrangem a idade de início do programa, os temas a serem ministrados, a formação dos responsáveis ​​pelas aulas e a interação com agentes e poder público. Isso pode ajudar a delinear um melhor projeto de programa de educação financeira para alcançar a alfabetização financeira da população que apresenta fraco desempenho neste assunto na atualidade.Through a survey with 112 Brazilian financial experts, we found a common agreement regarding how financial topics should be approached in regular school and which updates and changes are desirable to the existing program from the Government (ENEF) to literate the young population in a proper way. The findings cover the age to start the program, topics to be taught, the training of the responsible for the classes, and interactions with agents and the government. This may help to delineate a better design program of financial education to achieve financial literacy of the population that shows poor performance in this subject nowadays.Fundação Escola de Comércio Álvares PenteadoCentro Universitário Álvares PenteadoBrasilFECAPPPG1SILVA, Vinicius Augusto Brunassi http://lattes.cnpq.br/8277992611885243PIERI, Renan Gomes deSERRA, Ricardo GoulartDE GENNARO, Thaís Jacobs2021-03-03T14:05:49Z2019-03-032021-03-03T14:05:49Z2019-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/827porDE GENNARO, Thaís Jacobs. Financial education among brazilian students: which topics should be implemented according to financial experts? 2019. 30 f. Artigo (Programa de Mestrado Profissional em Administração ) - Centro Universitário Álvares Penteado, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-09-12T14:35:04Zoai:tede.fecap.br:123456789/827Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-09-12T14:35:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Financial education among brazilian students: which topics should be implemented according to financial experts?
title Financial education among brazilian students: which topics should be implemented according to financial experts?
spellingShingle Financial education among brazilian students: which topics should be implemented according to financial experts?
DE GENNARO, Thaís Jacobs
Educação financeira – Brasil
Educação financeira – métodos de ensino
Finanças pessoais
Financial education - Brazil
Financial education - teaching methods
Personal finance
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
title_short Financial education among brazilian students: which topics should be implemented according to financial experts?
title_full Financial education among brazilian students: which topics should be implemented according to financial experts?
title_fullStr Financial education among brazilian students: which topics should be implemented according to financial experts?
title_full_unstemmed Financial education among brazilian students: which topics should be implemented according to financial experts?
title_sort Financial education among brazilian students: which topics should be implemented according to financial experts?
author DE GENNARO, Thaís Jacobs
author_facet DE GENNARO, Thaís Jacobs
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Vinicius Augusto Brunassi
 http://lattes.cnpq.br/8277992611885243
PIERI, Renan Gomes de
SERRA, Ricardo Goulart
dc.contributor.author.fl_str_mv DE GENNARO, Thaís Jacobs
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira – Brasil
Educação financeira – métodos de ensino
Finanças pessoais
Financial education - Brazil
Financial education - teaching methods
Personal finance
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
topic Educação financeira – Brasil
Educação financeira – métodos de ensino
Finanças pessoais
Financial education - Brazil
Financial education - teaching methods
Personal finance
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
description Por meio de uma pesquisa com 112 especialistas financeiros brasileiros, encontramos um consenso sobre como os temas financeiros devem ser abordados na escola regular e quais atualizações e mudanças são desejáveis ​​no programa existente do Governo (ENEF) para alfabetizar a população jovem de forma adequada . Os achados abrangem a idade de início do programa, os temas a serem ministrados, a formação dos responsáveis ​​pelas aulas e a interação com agentes e poder público. Isso pode ajudar a delinear um melhor projeto de programa de educação financeira para alcançar a alfabetização financeira da população que apresenta fraco desempenho neste assunto na atualidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-03
2019-09-13
2021-03-03T14:05:49Z
2021-03-03T14:05:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/827
url http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DE GENNARO, Thaís Jacobs. Financial education among brazilian students: which topics should be implemented according to financial experts? 2019. 30 f. Artigo (Programa de Mestrado Profissional em Administração ) - Centro Universitário Álvares Penteado, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850375923105792