Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis : uma pesquisa com os graduandos na capital e Grande São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Pinheiro, Raul Gomes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/419
Resumo: Neste estudo, testou-se um modelo teórico através da Modelagem de Equações Estruturais (SEM), que demonstrasse os motivos que influenciam o aluno pela escolha do curso de Ciências Contábeis. Uma escala de Likert com 32 indicadores ou variáveis, baseada em três constructos: econômico, psicológico e social, foi aplicada através de um questionário em uma amostra não probabilística de 579 alunos de Ciências Contábeis em doze Instituições de Ensino Superior da Capital e Grande São Paulo. Após a coleta de dados, foi feita uma análise e reclassificados alguns fatores considerados como psicológicos e econômicos para social, outros considerados como econômico para psicológicos, revistos por especialistas durante o estudo.Em seguida, através do software LISREL, foi feito o tratamento estatístico com a Modelagem de Equações Estruturais (SEM), fazendo os ajustes do modelo de acordo com as medidas de aceitação propostos e aos resíduos padronizados. Além do método da Máxima Verossimilhança (Maximum Likelihood Estimation - MLE), outras técnicas de estimação foram levadas em consideração, tentando aprimorar o ajuste do modelo: a dos Mínimos Quadrados Generalizados (Generalized Least Squares - GLS), a dos Mínimos Quadrados Ponderados (Weighted Least Squares - WLS) e a dos Mínimos Quadrados Não-Ponderados (Unweighted Least Squares - ULS). Obteve-se os resultados dos modelos de medidas segundo o método MLE com 18 indicadores dos motivos de escolha demonstrando que o modelo aceito foi aquele com antecedentes econômicos, onde se destacam a melhor remuneração, o mercado de trabalho e as ofertas de emprego como as principais razões para a escolha.Os motivos sociais destacados foram : como ser uma profissão de prestígio e que permite ascender mais rapidamente à um cargo diretivo. Além dos motivos psicológicos que os estudantes responderam como sendo a contribuição para o desenvolvimento pessoal ou traz mais prazer que as outras profissões.
id FECAP-0_79a7a7c09c51b6c98b82d8e55f409268
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/419
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis : uma pesquisa com os graduandos na capital e Grande São PauloCollege studentsDecision makingAccountingContabilidade - Estudo e ensino (Superior)Estudantes universitários - Processo decisórioCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISNeste estudo, testou-se um modelo teórico através da Modelagem de Equações Estruturais (SEM), que demonstrasse os motivos que influenciam o aluno pela escolha do curso de Ciências Contábeis. Uma escala de Likert com 32 indicadores ou variáveis, baseada em três constructos: econômico, psicológico e social, foi aplicada através de um questionário em uma amostra não probabilística de 579 alunos de Ciências Contábeis em doze Instituições de Ensino Superior da Capital e Grande São Paulo. Após a coleta de dados, foi feita uma análise e reclassificados alguns fatores considerados como psicológicos e econômicos para social, outros considerados como econômico para psicológicos, revistos por especialistas durante o estudo.Em seguida, através do software LISREL, foi feito o tratamento estatístico com a Modelagem de Equações Estruturais (SEM), fazendo os ajustes do modelo de acordo com as medidas de aceitação propostos e aos resíduos padronizados. Além do método da Máxima Verossimilhança (Maximum Likelihood Estimation - MLE), outras técnicas de estimação foram levadas em consideração, tentando aprimorar o ajuste do modelo: a dos Mínimos Quadrados Generalizados (Generalized Least Squares - GLS), a dos Mínimos Quadrados Ponderados (Weighted Least Squares - WLS) e a dos Mínimos Quadrados Não-Ponderados (Unweighted Least Squares - ULS). Obteve-se os resultados dos modelos de medidas segundo o método MLE com 18 indicadores dos motivos de escolha demonstrando que o modelo aceito foi aquele com antecedentes econômicos, onde se destacam a melhor remuneração, o mercado de trabalho e as ofertas de emprego como as principais razões para a escolha.Os motivos sociais destacados foram : como ser uma profissão de prestígio e que permite ascender mais rapidamente à um cargo diretivo. Além dos motivos psicológicos que os estudantes responderam como sendo a contribuição para o desenvolvimento pessoal ou traz mais prazer que as outras profissões.In this study, tested a theoretical model through Modelling of Structural Equations (SEM), which demonstrate the reasons that influence the student by the choice of the course. A Likert scale, with 32 indicators or variable, based on three constructs: economic, psychological and social, was implemented through a survey of a sample of 579 students from Accounting, in twelve Institutions of Higher Education of the Capital and Greater São Paulo.After collecting data, an analysis was made and reclassified some factors considered as psychological and economic to social, economic and other considered for psychological, reviewed by specialists during the study.Then, using the software LISREL, the treatment was done with the statistical Modeling of Structural Equations (SEM), making the adjustments of the model agree with the measures proposed for acceptance and waste standardized. Addition to the method of Maximum Verossimilhança (Maximum Likelihood Estimation - MLE), other techniques for estimation were taken into consideration in trying to improve the fit of the model: the Least Squares Generalizados (Generalized Least Squares - GLS), the weighted Least Squares (Weighted Least Squares - WLS) and the Least Squares Not - weighted (Unweighted Least Squares - ULS). Obtained the results of the models of measures by the method MLE with 18 indicators of the reasons for choosing demonstrating that the model was accepted that with economic background, where they stand the best pay, the labour market and job vacancies as key reasons.The reasons social highlighted were: how to be a profession of prestige and allowing faster up a position Directive. In addition to the psychological reasons that students responded as a contribution to the development staff or bring more pleasure than other professions.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoControladoria e ContabilidadeBRFECAPMestrado em Ciências ContábeisPeleias, Ivam RicardoCPF:01402220812http://lattes.cnpq.br/1583907056732686Silva, Dirceu daCPF:87300176887http://lattes.cnpq.br/9583759917108842Coda, RobertoCPF:83951075872http://lattes.cnpq.br/6458635489922755Pinheiro, Raul Gomes2015-12-03T18:35:02Z2010-03-292008-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPINHEIRO, Raul Gomes. Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis : uma pesquisa com os graduandos na capital e Grande São Paulo. 2008. 111 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, 2008.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/419porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:26Zoai:tede.fecap.br:tede/419Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis : uma pesquisa com os graduandos na capital e Grande São Paulo
title Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis : uma pesquisa com os graduandos na capital e Grande São Paulo
spellingShingle Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis : uma pesquisa com os graduandos na capital e Grande São Paulo
Pinheiro, Raul Gomes
College students
Decision making
Accounting
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Estudantes universitários - Processo decisório
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis : uma pesquisa com os graduandos na capital e Grande São Paulo
title_full Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis : uma pesquisa com os graduandos na capital e Grande São Paulo
title_fullStr Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis : uma pesquisa com os graduandos na capital e Grande São Paulo
title_full_unstemmed Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis : uma pesquisa com os graduandos na capital e Grande São Paulo
title_sort Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis : uma pesquisa com os graduandos na capital e Grande São Paulo
author Pinheiro, Raul Gomes
author_facet Pinheiro, Raul Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peleias, Ivam Ricardo
CPF:01402220812
http://lattes.cnpq.br/1583907056732686
Silva, Dirceu da
CPF:87300176887
http://lattes.cnpq.br/9583759917108842
Coda, Roberto
CPF:83951075872
http://lattes.cnpq.br/6458635489922755
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Raul Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv College students
Decision making
Accounting
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Estudantes universitários - Processo decisório
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic College students
Decision making
Accounting
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Estudantes universitários - Processo decisório
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description Neste estudo, testou-se um modelo teórico através da Modelagem de Equações Estruturais (SEM), que demonstrasse os motivos que influenciam o aluno pela escolha do curso de Ciências Contábeis. Uma escala de Likert com 32 indicadores ou variáveis, baseada em três constructos: econômico, psicológico e social, foi aplicada através de um questionário em uma amostra não probabilística de 579 alunos de Ciências Contábeis em doze Instituições de Ensino Superior da Capital e Grande São Paulo. Após a coleta de dados, foi feita uma análise e reclassificados alguns fatores considerados como psicológicos e econômicos para social, outros considerados como econômico para psicológicos, revistos por especialistas durante o estudo.Em seguida, através do software LISREL, foi feito o tratamento estatístico com a Modelagem de Equações Estruturais (SEM), fazendo os ajustes do modelo de acordo com as medidas de aceitação propostos e aos resíduos padronizados. Além do método da Máxima Verossimilhança (Maximum Likelihood Estimation - MLE), outras técnicas de estimação foram levadas em consideração, tentando aprimorar o ajuste do modelo: a dos Mínimos Quadrados Generalizados (Generalized Least Squares - GLS), a dos Mínimos Quadrados Ponderados (Weighted Least Squares - WLS) e a dos Mínimos Quadrados Não-Ponderados (Unweighted Least Squares - ULS). Obteve-se os resultados dos modelos de medidas segundo o método MLE com 18 indicadores dos motivos de escolha demonstrando que o modelo aceito foi aquele com antecedentes econômicos, onde se destacam a melhor remuneração, o mercado de trabalho e as ofertas de emprego como as principais razões para a escolha.Os motivos sociais destacados foram : como ser uma profissão de prestígio e que permite ascender mais rapidamente à um cargo diretivo. Além dos motivos psicológicos que os estudantes responderam como sendo a contribuição para o desenvolvimento pessoal ou traz mais prazer que as outras profissões.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-25
2010-03-29
2015-12-03T18:35:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, Raul Gomes. Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis : uma pesquisa com os graduandos na capital e Grande São Paulo. 2008. 111 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, 2008.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/419
identifier_str_mv PINHEIRO, Raul Gomes. Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis : uma pesquisa com os graduandos na capital e Grande São Paulo. 2008. 111 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, 2008.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1797421845271543808