Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade BR FECAP Mestrado em Ciências Contábeis |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/416 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo promover uma comparação entre as abordagens Aprendizagem Baseada em Problema e ensino tradicional. Verifica-se a validade e utilidade da aplicabilidade e dos benefícios do Caso-Problema em sua utilização no ensino de Contabilidade Introdutória por meio das percepções dos alunos. Procura-se investigar por meio da aplicação do instrumento de avaliação a eficiência do Caso-Problema quanto às competências desenvolvidas nos cursos de Graduação na disciplina de Contabilidade Introdutória. Este estudo foi inspirado nos trabalhos de Deppe et al (1991); Lovell (1992); Adler e Milne (1997ª; 1997b), Hassal et al (1998) e Hansen (2006) e apresentam-se os resultados da pesquisa realizada em três Instituições de Ensino particular na cidade de São Paulo. Para tanto foi realizada no ano de 2006 uma pesquisa de campo com uma amostra de 105 alunos respondentes a qual foi analisada utilizando-se métodos estatísticos não-paramétricos disponíveis, que permitiu identificar o tipo de aula que mais agrada o aluno. Empreendeu-se no ano de 2007 a pesquisa experimental com a amostra de 78 alunos, que independente da primeira, com metodologia, propósito e público distinto e permitiu reconhecer a eficiência do Caso-Problema para desenvolver as competências e habilidades nas aulas de Contabilidade Introdutória, ministrada pela mesma professora e pesquisadora deste trabalho. Com base nos resultados, é possível identificar que o aluno entende a aula tradicional, como um processo de ensino que não lhe permite transpor o conhecimento adquirido para uma situação da vida real, não concordando como aprendizagem efetiva a realização de exercícios repetitivos, reconhecendo como mais agradável uma aula com situações que envolvam o estudo do texto e a resolução de problemas reais. |
id |
FECAP-0_ca78cf32b95228fcc1c686ed629fca4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:tede/416 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidadesAccountingTeaching methodsContabilidade - Estudo e ensino (Superior)Contabilidade - Métodos de ensinoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISEste estudo tem por objetivo promover uma comparação entre as abordagens Aprendizagem Baseada em Problema e ensino tradicional. Verifica-se a validade e utilidade da aplicabilidade e dos benefícios do Caso-Problema em sua utilização no ensino de Contabilidade Introdutória por meio das percepções dos alunos. Procura-se investigar por meio da aplicação do instrumento de avaliação a eficiência do Caso-Problema quanto às competências desenvolvidas nos cursos de Graduação na disciplina de Contabilidade Introdutória. Este estudo foi inspirado nos trabalhos de Deppe et al (1991); Lovell (1992); Adler e Milne (1997ª; 1997b), Hassal et al (1998) e Hansen (2006) e apresentam-se os resultados da pesquisa realizada em três Instituições de Ensino particular na cidade de São Paulo. Para tanto foi realizada no ano de 2006 uma pesquisa de campo com uma amostra de 105 alunos respondentes a qual foi analisada utilizando-se métodos estatísticos não-paramétricos disponíveis, que permitiu identificar o tipo de aula que mais agrada o aluno. Empreendeu-se no ano de 2007 a pesquisa experimental com a amostra de 78 alunos, que independente da primeira, com metodologia, propósito e público distinto e permitiu reconhecer a eficiência do Caso-Problema para desenvolver as competências e habilidades nas aulas de Contabilidade Introdutória, ministrada pela mesma professora e pesquisadora deste trabalho. Com base nos resultados, é possível identificar que o aluno entende a aula tradicional, como um processo de ensino que não lhe permite transpor o conhecimento adquirido para uma situação da vida real, não concordando como aprendizagem efetiva a realização de exercícios repetitivos, reconhecendo como mais agradável uma aula com situações que envolvam o estudo do texto e a resolução de problemas reais.This study it objectified allowed us to make a comparison of approach Problem-based Learning with the conventional mode of teaching. The findings show that perceptions of the students it looked for to verifying the valid, utility and applicability of the Problem-Case of the teaching technique. Development of competences and abilities were searched inquired through of the assessment instrument for it the efficiency in the high education of the teaching in Introductory Accounting. The results of it research carried out by three High School in São Paulo. Therefore it the fieldwork during of the 2006 with cross-section 105 students answered analyse for statistic no-parametric. To achieve the proposed goal, an experimental research was carried out on 2007 with cross-section 78 students, regardless of the fieldwork, had allowed to evidence a positive efficiency of the Problem-Case for the development of competences and abilities in the classroom in Introductory Accounting, administered for the teacher and researcher these work paper. The research had identified a perception of the students the conventional mode of teaching process-learning to be "non-relevant, passive, and boring". Students who used the combination of both the conventional and Case-Problem method showed better gratified.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoControladoria e ContabilidadeBRFECAPMestrado em Ciências ContábeisOliveira, Antonio Benedito SilvaCPF:00378962884http://lattes.cnpq.br/6607115615912231Martins, EliseuCPF:02936690820http://lattes.cnpq.br/3474819542648296Côrtes, Pedro LuizCPF:11508062811http://lattes.cnpq.br/0806369390396060Lobosco, Irma Filomena2015-12-03T18:35:01Z2010-04-172007-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLOBOSCO, Irma Filomena. Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades. 2007. 186 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2007.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/416porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:21Zoai:tede.fecap.br:tede/416Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades |
title |
Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades |
spellingShingle |
Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades Lobosco, Irma Filomena Accounting Teaching methods Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) Contabilidade - Métodos de ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades |
title_full |
Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades |
title_fullStr |
Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades |
title_full_unstemmed |
Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades |
title_sort |
Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades |
author |
Lobosco, Irma Filomena |
author_facet |
Lobosco, Irma Filomena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Antonio Benedito Silva CPF:00378962884 http://lattes.cnpq.br/6607115615912231 Martins, Eliseu CPF:02936690820 http://lattes.cnpq.br/3474819542648296 Côrtes, Pedro Luiz CPF:11508062811 http://lattes.cnpq.br/0806369390396060 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobosco, Irma Filomena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Accounting Teaching methods Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) Contabilidade - Métodos de ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Accounting Teaching methods Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) Contabilidade - Métodos de ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
Este estudo tem por objetivo promover uma comparação entre as abordagens Aprendizagem Baseada em Problema e ensino tradicional. Verifica-se a validade e utilidade da aplicabilidade e dos benefícios do Caso-Problema em sua utilização no ensino de Contabilidade Introdutória por meio das percepções dos alunos. Procura-se investigar por meio da aplicação do instrumento de avaliação a eficiência do Caso-Problema quanto às competências desenvolvidas nos cursos de Graduação na disciplina de Contabilidade Introdutória. Este estudo foi inspirado nos trabalhos de Deppe et al (1991); Lovell (1992); Adler e Milne (1997ª; 1997b), Hassal et al (1998) e Hansen (2006) e apresentam-se os resultados da pesquisa realizada em três Instituições de Ensino particular na cidade de São Paulo. Para tanto foi realizada no ano de 2006 uma pesquisa de campo com uma amostra de 105 alunos respondentes a qual foi analisada utilizando-se métodos estatísticos não-paramétricos disponíveis, que permitiu identificar o tipo de aula que mais agrada o aluno. Empreendeu-se no ano de 2007 a pesquisa experimental com a amostra de 78 alunos, que independente da primeira, com metodologia, propósito e público distinto e permitiu reconhecer a eficiência do Caso-Problema para desenvolver as competências e habilidades nas aulas de Contabilidade Introdutória, ministrada pela mesma professora e pesquisadora deste trabalho. Com base nos resultados, é possível identificar que o aluno entende a aula tradicional, como um processo de ensino que não lhe permite transpor o conhecimento adquirido para uma situação da vida real, não concordando como aprendizagem efetiva a realização de exercícios repetitivos, reconhecendo como mais agradável uma aula com situações que envolvam o estudo do texto e a resolução de problemas reais. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-30 2010-04-17 2015-12-03T18:35:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOBOSCO, Irma Filomena. Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades. 2007. 186 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2007. http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/416 |
identifier_str_mv |
LOBOSCO, Irma Filomena. Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades. 2007. 186 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2007. |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado Controladoria e Contabilidade BR FECAP Mestrado em Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado Controladoria e Contabilidade BR FECAP Mestrado em Ciências Contábeis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1797421845202337792 |