Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Lobosco, Irma Filomena
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/416
Resumo: Este estudo tem por objetivo promover uma comparação entre as abordagens Aprendizagem Baseada em Problema e ensino tradicional. Verifica-se a validade e utilidade da aplicabilidade e dos benefícios do Caso-Problema em sua utilização no ensino de Contabilidade Introdutória por meio das percepções dos alunos. Procura-se investigar por meio da aplicação do instrumento de avaliação a eficiência do Caso-Problema quanto às competências desenvolvidas nos cursos de Graduação na disciplina de Contabilidade Introdutória. Este estudo foi inspirado nos trabalhos de Deppe et al (1991); Lovell (1992); Adler e Milne (1997ª; 1997b), Hassal et al (1998) e Hansen (2006) e apresentam-se os resultados da pesquisa realizada em três Instituições de Ensino particular na cidade de São Paulo. Para tanto foi realizada no ano de 2006 uma pesquisa de campo com uma amostra de 105 alunos respondentes a qual foi analisada utilizando-se métodos estatísticos não-paramétricos disponíveis, que permitiu identificar o tipo de aula que mais agrada o aluno. Empreendeu-se no ano de 2007 a pesquisa experimental com a amostra de 78 alunos, que independente da primeira, com metodologia, propósito e público distinto e permitiu reconhecer a eficiência do Caso-Problema para desenvolver as competências e habilidades nas aulas de Contabilidade Introdutória, ministrada pela mesma professora e pesquisadora deste trabalho. Com base nos resultados, é possível identificar que o aluno entende a aula tradicional, como um processo de ensino que não lhe permite transpor o conhecimento adquirido para uma situação da vida real, não concordando como aprendizagem efetiva a realização de exercícios repetitivos, reconhecendo como mais agradável uma aula com situações que envolvam o estudo do texto e a resolução de problemas reais.
id FECAP-0_ca78cf32b95228fcc1c686ed629fca4f
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/416
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidadesAccountingTeaching methodsContabilidade - Estudo e ensino (Superior)Contabilidade - Métodos de ensinoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISEste estudo tem por objetivo promover uma comparação entre as abordagens Aprendizagem Baseada em Problema e ensino tradicional. Verifica-se a validade e utilidade da aplicabilidade e dos benefícios do Caso-Problema em sua utilização no ensino de Contabilidade Introdutória por meio das percepções dos alunos. Procura-se investigar por meio da aplicação do instrumento de avaliação a eficiência do Caso-Problema quanto às competências desenvolvidas nos cursos de Graduação na disciplina de Contabilidade Introdutória. Este estudo foi inspirado nos trabalhos de Deppe et al (1991); Lovell (1992); Adler e Milne (1997ª; 1997b), Hassal et al (1998) e Hansen (2006) e apresentam-se os resultados da pesquisa realizada em três Instituições de Ensino particular na cidade de São Paulo. Para tanto foi realizada no ano de 2006 uma pesquisa de campo com uma amostra de 105 alunos respondentes a qual foi analisada utilizando-se métodos estatísticos não-paramétricos disponíveis, que permitiu identificar o tipo de aula que mais agrada o aluno. Empreendeu-se no ano de 2007 a pesquisa experimental com a amostra de 78 alunos, que independente da primeira, com metodologia, propósito e público distinto e permitiu reconhecer a eficiência do Caso-Problema para desenvolver as competências e habilidades nas aulas de Contabilidade Introdutória, ministrada pela mesma professora e pesquisadora deste trabalho. Com base nos resultados, é possível identificar que o aluno entende a aula tradicional, como um processo de ensino que não lhe permite transpor o conhecimento adquirido para uma situação da vida real, não concordando como aprendizagem efetiva a realização de exercícios repetitivos, reconhecendo como mais agradável uma aula com situações que envolvam o estudo do texto e a resolução de problemas reais.This study it objectified allowed us to make a comparison of approach Problem-based Learning with the conventional mode of teaching. The findings show that perceptions of the students it looked for to verifying the valid, utility and applicability of the Problem-Case of the teaching technique. Development of competences and abilities were searched inquired through of the assessment instrument for it the efficiency in the high education of the teaching in Introductory Accounting. The results of it research carried out by three High School in São Paulo. Therefore it the fieldwork during of the 2006 with cross-section 105 students answered analyse for statistic no-parametric. To achieve the proposed goal, an experimental research was carried out on 2007 with cross-section 78 students, regardless of the fieldwork, had allowed to evidence a positive efficiency of the Problem-Case for the development of competences and abilities in the classroom in Introductory Accounting, administered for the teacher and researcher these work paper. The research had identified a perception of the students the conventional mode of teaching process-learning to be "non-relevant, passive, and boring". Students who used the combination of both the conventional and Case-Problem method showed better gratified.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoControladoria e ContabilidadeBRFECAPMestrado em Ciências ContábeisOliveira, Antonio Benedito SilvaCPF:00378962884http://lattes.cnpq.br/6607115615912231Martins, EliseuCPF:02936690820http://lattes.cnpq.br/3474819542648296Côrtes, Pedro LuizCPF:11508062811http://lattes.cnpq.br/0806369390396060Lobosco, Irma Filomena2015-12-03T18:35:01Z2010-04-172007-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLOBOSCO, Irma Filomena. Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades. 2007. 186 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2007.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/416porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:21Zoai:tede.fecap.br:tede/416Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades
title Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades
spellingShingle Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades
Lobosco, Irma Filomena
Accounting
Teaching methods
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Contabilidade - Métodos de ensino
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades
title_full Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades
title_fullStr Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades
title_full_unstemmed Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades
title_sort Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades
author Lobosco, Irma Filomena
author_facet Lobosco, Irma Filomena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Antonio Benedito Silva
CPF:00378962884
http://lattes.cnpq.br/6607115615912231
Martins, Eliseu
CPF:02936690820
http://lattes.cnpq.br/3474819542648296
Côrtes, Pedro Luiz
CPF:11508062811
http://lattes.cnpq.br/0806369390396060
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobosco, Irma Filomena
dc.subject.por.fl_str_mv Accounting
Teaching methods
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Contabilidade - Métodos de ensino
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Accounting
Teaching methods
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Contabilidade - Métodos de ensino
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description Este estudo tem por objetivo promover uma comparação entre as abordagens Aprendizagem Baseada em Problema e ensino tradicional. Verifica-se a validade e utilidade da aplicabilidade e dos benefícios do Caso-Problema em sua utilização no ensino de Contabilidade Introdutória por meio das percepções dos alunos. Procura-se investigar por meio da aplicação do instrumento de avaliação a eficiência do Caso-Problema quanto às competências desenvolvidas nos cursos de Graduação na disciplina de Contabilidade Introdutória. Este estudo foi inspirado nos trabalhos de Deppe et al (1991); Lovell (1992); Adler e Milne (1997ª; 1997b), Hassal et al (1998) e Hansen (2006) e apresentam-se os resultados da pesquisa realizada em três Instituições de Ensino particular na cidade de São Paulo. Para tanto foi realizada no ano de 2006 uma pesquisa de campo com uma amostra de 105 alunos respondentes a qual foi analisada utilizando-se métodos estatísticos não-paramétricos disponíveis, que permitiu identificar o tipo de aula que mais agrada o aluno. Empreendeu-se no ano de 2007 a pesquisa experimental com a amostra de 78 alunos, que independente da primeira, com metodologia, propósito e público distinto e permitiu reconhecer a eficiência do Caso-Problema para desenvolver as competências e habilidades nas aulas de Contabilidade Introdutória, ministrada pela mesma professora e pesquisadora deste trabalho. Com base nos resultados, é possível identificar que o aluno entende a aula tradicional, como um processo de ensino que não lhe permite transpor o conhecimento adquirido para uma situação da vida real, não concordando como aprendizagem efetiva a realização de exercícios repetitivos, reconhecendo como mais agradável uma aula com situações que envolvam o estudo do texto e a resolução de problemas reais.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-30
2010-04-17
2015-12-03T18:35:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOBOSCO, Irma Filomena. Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades. 2007. 186 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2007.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/416
identifier_str_mv LOBOSCO, Irma Filomena. Caso-problema no ensino de contabilidade introdutória : um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades. 2007. 186 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2007.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1797421845202337792