O impacto da confiança na escolha da estrutura de capital das empresas brasileiras
Ano de defesa: | 2017 |
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Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado Brasil FECAP PPG1 |
Programa de Pós-Graduação: |
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/880 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é analisar o impacto da confiança na estrutura de capital das empresas brasileiras. Foi utilizado como benchmark o estudo de Oliver e Mefteh (2010), que analisaram os fatores determinantes da estrutura de capital das empresas francesas e também o impacto da confiança sobre o endividamento destas empresas, e encontraram uma relação positiva entre a confiança e a alavancagem das empresas deste país. No entanto, essa relação foi refutada com a realidade das empresas brasileiras, onde, embora os fatores característicos (tangibilidade, ROA, market-to-book e tamanho) tiveram suas relações esperadas confirmadas, o fator confiança apresentou relação inversa (negativa) à encontrada em trabalhos com o mesmo objetivo anteriormente estudados. Estes resultados salientam a importância da replicação de artigos do exterior na realidade do mercado brasileiro, a fim de testar suas hipóteses e a posterior aplicabilidade à realidade das empresas no Brasil. |
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O impacto da confiança na escolha da estrutura de capital das empresas brasileirasMercado financeiro – Análise - BrasilIndicadores econômicos – BrasilMercado de Capitais – ConfiabilidadeMoney markets - Analysis - BrazilEconomic indicators - BrazilCapital market - ReliabilityMESTRADO EM ADMINISTRAÇÃOO objetivo do presente artigo é analisar o impacto da confiança na estrutura de capital das empresas brasileiras. Foi utilizado como benchmark o estudo de Oliver e Mefteh (2010), que analisaram os fatores determinantes da estrutura de capital das empresas francesas e também o impacto da confiança sobre o endividamento destas empresas, e encontraram uma relação positiva entre a confiança e a alavancagem das empresas deste país. No entanto, essa relação foi refutada com a realidade das empresas brasileiras, onde, embora os fatores característicos (tangibilidade, ROA, market-to-book e tamanho) tiveram suas relações esperadas confirmadas, o fator confiança apresentou relação inversa (negativa) à encontrada em trabalhos com o mesmo objetivo anteriormente estudados. Estes resultados salientam a importância da replicação de artigos do exterior na realidade do mercado brasileiro, a fim de testar suas hipóteses e a posterior aplicabilidade à realidade das empresas no Brasil.This research aims to analyze the impact of confidence in the capital structure of Brazilian firms. Using the work of Oliver and Mefteh (2010) as a benchmark, who analyzed the determinants of capital structure for French firms as well as the impact of confidence on the debt level of these firms, finding a positive relationship between confidence and firms’ leverage for that country. However, this relationship could not be observed in the Brazilian context where, although firms’ characteristics (tangibility, ROA, Market-to-book and size) had their expected relationships confirmed, confidence presented an inverse relationship (negative) to what is presented in papers with the same objective. These results highlight the importance of replicating foreign studies to the Brazilian market reality, in order to test their hypotheses and their applicability to the Brazilian firms’ reality.Fundação Escola de Comércio Álvares PenteadoCentro Universitário Álvares PenteadoBrasilFECAPPPG1LUCCHESI, Eduardo Pozzihttp://lattes.cnpq.br/4363162358618307BERGMANN, Daniel ReedSERRA, Ricardo GoulartMERCÊS, Willians Jesus das2021-08-11T12:30:56Z2021-08-112021-08-11T12:30:56Z2017-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/880porMERCÊS, Willians Jesus das. O impacto da confiança na escolha da estrutura de capital das empresas brasileiras. 2017. 29 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2017 . Disponível em: http://pergamum.fecap.br/biblioteca/imagens/00003a/00003a8f.pdf. Acesso em: 27 ago. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-09-20T14:57:36Zoai:tede.fecap.br:123456789/880Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-09-20T14:57:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)false |
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