A Área de compras moldando características dos relacionamento em KIBS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Ribeiro, D. G.
Orientador(a): Bonomi, Juliana, D'Antone, Simona
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Centro Universitário FEI, São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3083
Resumo: Serviços Empresariais Intensivos em Conhecimento ou, em inglês, Knowledge Intensive Business Services (KIBS), como P&D, design de software, desenvolvimento de soluções, consultoria e aconselhamento jurídico desempenham um importante papel na sociedade, auxiliando a fomentar o desenvolvimento do processo econômico. Nesse sentido, a literatura demonstra que estes serviços possuem peculiaridades que os diferem de outros tipos de serviços, chamando a atenção para o processo de compra e o relacionamento desenvolvido na elaboração de KIBS. Considerando esses aspectos, esta pesquisa analisou o relacionamento organizacional para a elaboração de serviços empresariais intensivos em conhecimento - KIBS. O objetivo foi avaliar como o envolvimento da área de compras influencia o relacionamento entre empresa, cliente e fornecedora, considerando características identificadas na literatura como direcionadoras da interação organizacional. Para alcançar o objetivo delineado, foi elaborado um estudo de caso múltiplo, utilizando como principal fonte de dados primários entrevistas em profundidade com profissionais que desenvolvem KIBS. Como resultado, foi possível refinar o entendimento sobre as características destacadas pela pesquisa. Observou-se também que estas características fazem parte de um todo, que ao mesmo tempo têm o poder de se completar e muitas vezes de se anular, o que caracteriza interação e interdependência. De modo que é perceptível que existem alguns fatores da estratégia e a cultura dessas organizações formam bases para a orientação da área de compras, que, diante do posicionamento organizacional, pode adotar uma orientação mais imediatista, buscando apenas ganhar a negociação e reduzir os custos imediatos ou ainda pode ser baseada no relacionamento, buscando o aprimoramento das parcerias para obter melhores resultados com os fornecedores. A adoção destas orientações pela área de compras traz implicações para os relacionamentos organizacionais, podendo reforçar os relacionamentos estabelecidos, ou ainda encerrá-los. Portanto, essa pesquisa possui como principais contribuições o refinamento das características analisadas, e a elaboração de uma análise que integra a interação entre essas características e os atores que se relacionam no processo de elaboração de KIBS
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