A contribuição de marketing para a geração e apropriação de valor para o acionista: um estudo na indústria de franchising
Ano de defesa: | 2001 |
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Tipo de documento: | Tese |
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Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10438/4557 |
Resumo: | As transações são unidades focais relevantes para o entendimento de vários fenômenos em marketing, sendo que é de especial interesse para esse estudo descrever, explicar e prever o processo de apropriação de valor para o acionista nas relações entre dois agentes econômicos. A descrição da apropriação de valor para o acionista é desenvolvida utilizando-se os seguintes grupos teóricos: economia dos custos de transação; teoria da vantagem comparativa; teoria da vantagem competitiva; teoria do agenciamento e quase-renda. É relevante citar que a integração de conceitos mercadológicos e econômicos, principalmente no que se refere a como o processo de marketing se relaciona com o mecanismo de captura de fluxos de renda em uma estrutura de díade, onde os membros são tomados em conta simultaneamente para análise. A explicação é construída baseada principalmente em um modelo proposto pelo autor que encampa as fontes geradoras de valor, fontes de poder e grau de dependência como os construtos que contribuem para a elucidação do processo de apropriação de valor em transações. A previsão será por conta de uma aplicação de modelagem econométrica à indústria de franchising no Brasil no ano de 2000. A variável dependente é a razão entre taxa de franquia e investimento para a abertura de uma nova unidade, arrazoando-se tal escolha como uma medida de apropriação da capacidade de geração de fluxos de caixa alavancada pelo investimento. As variáveis independentes são indicadores operacionais das fontes de geração de valor, com as fontes de poder e grau de dependência mantidos constantes em virtude da natureza contratual da indústria. Os resultados obtidos sugerem que os ativos baseados em mercado têm impacto sobre a capacidade de apropriação de fluxos de renda, neste caso, representada pela taxa de franquia. O modelo reforça a importância da contribuição e papel de marketing na apropriação de valor para o acionista. |
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Souza, Ricardo Fasti deEscolas::EAESPParente, Juracy Gomes2010-04-20T20:08:24Z2010-04-20T20:08:24Z2001-01-05SOUZA, Ricardo Fasti de. A contribuição de marketing para a geração e apropriação de valor para o acionista: um estudo na indústria de franchising. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2001.http://hdl.handle.net/10438/4557As transações são unidades focais relevantes para o entendimento de vários fenômenos em marketing, sendo que é de especial interesse para esse estudo descrever, explicar e prever o processo de apropriação de valor para o acionista nas relações entre dois agentes econômicos. A descrição da apropriação de valor para o acionista é desenvolvida utilizando-se os seguintes grupos teóricos: economia dos custos de transação; teoria da vantagem comparativa; teoria da vantagem competitiva; teoria do agenciamento e quase-renda. É relevante citar que a integração de conceitos mercadológicos e econômicos, principalmente no que se refere a como o processo de marketing se relaciona com o mecanismo de captura de fluxos de renda em uma estrutura de díade, onde os membros são tomados em conta simultaneamente para análise. A explicação é construída baseada principalmente em um modelo proposto pelo autor que encampa as fontes geradoras de valor, fontes de poder e grau de dependência como os construtos que contribuem para a elucidação do processo de apropriação de valor em transações. A previsão será por conta de uma aplicação de modelagem econométrica à indústria de franchising no Brasil no ano de 2000. A variável dependente é a razão entre taxa de franquia e investimento para a abertura de uma nova unidade, arrazoando-se tal escolha como uma medida de apropriação da capacidade de geração de fluxos de caixa alavancada pelo investimento. As variáveis independentes são indicadores operacionais das fontes de geração de valor, com as fontes de poder e grau de dependência mantidos constantes em virtude da natureza contratual da indústria. Os resultados obtidos sugerem que os ativos baseados em mercado têm impacto sobre a capacidade de apropriação de fluxos de renda, neste caso, representada pela taxa de franquia. O modelo reforça a importância da contribuição e papel de marketing na apropriação de valor para o acionista.Transactions are relevant focal units to provide assessment to several marketing situations. It is relevant for the present study to describe, explain and foreseeing the shareholder value appropriation process on a dyadic transactional structure. The process description is developed based upon the following theoretical blocks: transaction costs economics; comparative advantage theory; competitive advantage theory; agency theory and quasi-rent. It is worth noting the attempt to integrate marketing and economics concepts, mainly related to the rent flow appropriation due to marketing processes. The explanation is based upon the author's model proposition which engulfs value creation sources, power sources and degree of dependence as constructs that contribute to the enlighten of value appropriation oh transactions. The foreseeing is developed trough an econometric application of the recommended model in the Brazilian franchising industry in 2000. The dependent variable is a ratio between the franchise fee ant the investment necessary for opening a new unity as a proxy to the cash flow appropriation capabilities of the franchise fee, since the theoretical assumption is that the more the investment leverages the revenues the greater the franchise fee. The independent variables are value creation sources operators. Power sources and dependence degree were held constant due to the contractual nature of the industry. Results suggest that market based assets have impact on the rents appropriation capabilities, here represented by the franchise fee. The model reinforces the importance of marketing role and contribution to the appropriation of shareholder value.porFranquias (Comércio varejista)Canais de distribuiçãoValor (Economia)MarketingAdministração de empresasFranquias (Comércio varejista)Canais de distribuiçãoValor (Economia)MarketingA contribuição de marketing para a geração e apropriação de valor para o acionista: um estudo na indústria de franchisinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL1200100621.pdf1200100621.pdfapplication/pdf41790358https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f33d1ef4-888d-492e-ae37-e7392381c5e2/downloadaa58e07d05e7f89f3013fa69fecc596eMD51TEXT1200100621.pdf.txt1200100621.pdf.txtExtracted texttext/plain103466https://repositorio.fgv.br/bitstreams/de2da783-8c71-4755-89bf-c8e22117672b/download4d494eb9ce2626d416d8b12383d1e47bMD54THUMBNAIL1200100621.pdf.jpg1200100621.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1754https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f2e1f07a-44a8-4e5a-bd8b-4ada203a59fe/download09c51f7cfce7a1a13ca87c2baa8cd26eMD5510438/45572023-11-28 00:34:35.548open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/4557https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-28T00:34:35Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
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