Implicações para a gestão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária decorrentes da implementação do teletrabalho

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Vieira, Gabriela de Lima
Orientador(a): Cunha, Armando
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/10438/29800
Resumo: Objetivo - O presente trabalho teve por objetivo avaliar como a implementação do teletrabalho, o qual foi instituído na Anvisa a partir de janeiro de 2017, afetou a gestão da Gerência de Avaliação da Qualidade de Medicamentos Sintéticos (GQMED). Metodologia - Foram coletadas informações sobre planejamento, distribuição, monitoramento da carga de trabalho e sobre a qualidade de vida dos servidores após a implementação do teletrabalho foram coletadas por meio da realização de entrevistas semiestruturadas e de questionários. As respostas aos itens objetivos dos questionários foram compiladas e descritas. A avaliação das entrevistas semiestruturadas e das perguntas abertas dos questionários foi realizada por meio da análise de conteúdo das respostas, as quais foram categorizadas, descritas e interpretadas. Resultados - Os resultados do trabalho demonstraram que a implementação do teletrabalho na área resultou em um maior rendimento e contentamento dos servidores, apesar dos relatos de isolamento social, sensação de não pertencimento à instituição e aumento da carga de trabalho. Especificamente no caso em questão, o teletrabalho trouxe grande alteração na forma de gerir a área: a maneira de distribuir as demandas de trabalho foi alterada, impactando nas possibilidades de previsibilidade e planejamento; surgiu a possibilidade de tratar as filas de processos que aguardavam análise, problema que se arrastava no setor há anos; o monitoramento do trabalho passou a ser realizado de forma mais sistematizada, possibilitando um acompanhamento real sobre as entregas dos servidores; a área teve aumento no número de servidores, fato que ocorreu devido aos atrativos oriundos do teletrabalho. Limitações - O tamanho da amostra e a duração das entrevistas semiestruturadas foram consideradas as principais limitações do método. Este entrave ocorreu devido a concorrida agenda dos indivíduos a serem entrevistados, inclusive inviabilizando que outras pessoas fossem ouvidas. Contribuições práticas – Desvendar o que aconteceu por trás da implementação do teletrabalho auxilia no processo formal de adoção dessa modalidade laboral, além de trazer a compreensão sobre quais são os requisitos mínimos a serem adotados pela gestão para que essa flexibilização na jornada de trabalho possa ser inserida na rotina da organização com sucesso e para que possa se tornar sustentável a longo prazo. Contribuições sociais - A disponibilização desse tipo de informação se torna ainda mais relevante atualmente, dada a situação estabelecida pela pandemia de covid-19, a qual forçou empresas privadas e órgãos públicos a entrarem em teletrabalho, mesmo ainda não estando preparados para isso. Originalidade - Apesar de existirem muitos estudos sobre o trabalho à distância, a maioria deles se atêm as vantagens e desvantagens do teletrabalho. Este estudo apresentou informações sobre o que deve ser modificado na forma de gerir para que o trabalho remoto possa ser implementado.
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A avaliação das entrevistas semiestruturadas e das perguntas abertas dos questionários foi realizada por meio da análise de conteúdo das respostas, as quais foram categorizadas, descritas e interpretadas. Resultados - Os resultados do trabalho demonstraram que a implementação do teletrabalho na área resultou em um maior rendimento e contentamento dos servidores, apesar dos relatos de isolamento social, sensação de não pertencimento à instituição e aumento da carga de trabalho. Especificamente no caso em questão, o teletrabalho trouxe grande alteração na forma de gerir a área: a maneira de distribuir as demandas de trabalho foi alterada, impactando nas possibilidades de previsibilidade e planejamento; surgiu a possibilidade de tratar as filas de processos que aguardavam análise, problema que se arrastava no setor há anos; o monitoramento do trabalho passou a ser realizado de forma mais sistematizada, possibilitando um acompanhamento real sobre as entregas dos servidores; a área teve aumento no número de servidores, fato que ocorreu devido aos atrativos oriundos do teletrabalho. Limitações - O tamanho da amostra e a duração das entrevistas semiestruturadas foram consideradas as principais limitações do método. Este entrave ocorreu devido a concorrida agenda dos indivíduos a serem entrevistados, inclusive inviabilizando que outras pessoas fossem ouvidas. Contribuições práticas – Desvendar o que aconteceu por trás da implementação do teletrabalho auxilia no processo formal de adoção dessa modalidade laboral, além de trazer a compreensão sobre quais são os requisitos mínimos a serem adotados pela gestão para que essa flexibilização na jornada de trabalho possa ser inserida na rotina da organização com sucesso e para que possa se tornar sustentável a longo prazo. Contribuições sociais - A disponibilização desse tipo de informação se torna ainda mais relevante atualmente, dada a situação estabelecida pela pandemia de covid-19, a qual forçou empresas privadas e órgãos públicos a entrarem em teletrabalho, mesmo ainda não estando preparados para isso. Originalidade - Apesar de existirem muitos estudos sobre o trabalho à distância, a maioria deles se atêm as vantagens e desvantagens do teletrabalho. Este estudo apresentou informações sobre o que deve ser modificado na forma de gerir para que o trabalho remoto possa ser implementado.Purpose – This study aimed to assess how the implementation of teleworking, which was instituted at Anvisa in January 2017, affected the management of the area of Brazilian Health Regulatory Agency that evaluates the Quality of Synthetic Medicines. Design/Methodology – Information was collected about planning, distribution, monitoring of the workload and about the quality of life of the servers after the implementation of teleworking. For this study semi-structured interviews were conducted and ocurred the application of questionnaires. The answers to the objective items of the questionnaires were compiled and described in the data analysis. The evaluation of the semi-structured interviews and of questionnaires’ questions were carried out by analyzing the content, categoring and interpreting the answers. Findings – The results of the work demonstrated that the implementation of teleworking in the area resulted in a higher performance and contentment of the servers, despite reports of social isolation, a feeling of not belonging to the institution and an increase in the workload. Specifically in the case studied, teleworking has brought a major change in the way of managing the area: the way of workload distribution was changed, impacting on the possibilities of predictability and planning; raised up the possibility of treating queues of application that needed to be analyzed, a problem that had been going on in the sector for years; the monitoring of the work started to be carried out in a more systematic way, allowing for a real follow-up on the server deliveries; the area had an increase in the number of servers, a fact that occurred due to the attractions coming from teleworking. Research limitations – The sample size and the duration of the semi-structured interviews were considered the main limitations of the method. This obstacle occurred due to the busy agenda of individuals to be interviewed, including making it impossible for some people to be heard. Practical implications – Understanding what happened behind the implementation of teleworking helps the formal process of adopting this type of work, in addition to bring an comprehension of what are the minimum requirements to be adopted so that this flexibility in workday can be successfully inserted in organization’s routine and become sustainable in long term. Social implications – The availability of this type of information becomes even more relevant nowadays, given the situation established by covid-19 pandemic, which forced private companies and public agencies to go into teleworking, even though they are not yet prepared for it. Originality - Although there are many studies on teleworking, most of them focus on the advantages and disadvantages of it. This study presents information about what must be modified in the form of management so that remote work can be implemented.porTeletrabalhoAgência Nacional de Vigilância SanitáriaGestãoTeleworkingBrazilian Health Regulatory AgencyManagementAdministração públicaRegimes flexíveis de trabalhoTeletrabalhoGovernança públicaAgência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil)Implicações para a gestão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária decorrentes da implementação do teletrabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2020-09-30reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILTrabalho de conclusão mestrado_Gabriela L Vieira_Versão final.pdf.jpgTrabalho de conclusão mestrado_Gabriela L Vieira_Versão final.pdf.jpgGenerated 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