A dança da moda: Luiz Gonzaga como mediador cultural (1946-1954)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Ferreira, Renildo Carlos
Orientador(a): Mattos, Marco Aurélio Vannucchi Leme de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/10438/29657
Resumo: Este trabalho analisa o desenvolvimento das representações musicais e simbólicas do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga do Nascimento, durante a quarta e quinta década do século XX. Através da sua mediação cultural na fase áurea do baião (1946-1954), o sanfoneiro elevou a temática sertaneja a nível nacional e demonstrou trocas de experiências entre utilizações de tradições de origem e aspectos da sua memória afetiva na explosão de um fenômeno sonoro. A elaboração de discursos para a construção de um imaginário de Nordeste, apesar de construídos na metrópole, fez a música gonzaguiana conquistar espaço no mercado fonográfico brasileiro, ao alinhar sua forma inédita de hibridização cultural, divulgando matrizes regionais e renovando urbanamente o gênero musical baião cujas relações tornaramse referências coletivas de representatividade nordestina em negociação identitária com o seu ouvinte. Assim, o início da sua trajetória artística nos permite avaliar alguns contextos no ambientes sociais e políticos que permeiam das primeiras excursões dos primeiros grupos musicais regionais nordestinos até o inovador interesse da indústria cultural na sua produção de viés regionalista, amplamente difundido pelo rádio e pela imprensa carioca, alcançando vários círculos sociais e econômicos. Nesse sentido, a integração pensada entre a comunicação pelo rádio e a cultura popular nordestina transformaram o gênero elaborado por Gonzaga e outros parceiros em afirmação sonora e visual nacional, eternizado como herança musical do artista no âmbito do patrimônio cultural brasileiro.
id FGV_3dee6cd66bdf497e67b085ab3d1c2119
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/29657
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Ferreira, Renildo CarlosEscolas::CPDOCMelo, JuçaraFonseca, Vivian LuizMattos, Marco Aurélio Vannucchi Leme de2020-09-10T20:29:26Z2020-09-10T20:29:26Z2020-04-29https://hdl.handle.net/10438/29657Este trabalho analisa o desenvolvimento das representações musicais e simbólicas do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga do Nascimento, durante a quarta e quinta década do século XX. Através da sua mediação cultural na fase áurea do baião (1946-1954), o sanfoneiro elevou a temática sertaneja a nível nacional e demonstrou trocas de experiências entre utilizações de tradições de origem e aspectos da sua memória afetiva na explosão de um fenômeno sonoro. A elaboração de discursos para a construção de um imaginário de Nordeste, apesar de construídos na metrópole, fez a música gonzaguiana conquistar espaço no mercado fonográfico brasileiro, ao alinhar sua forma inédita de hibridização cultural, divulgando matrizes regionais e renovando urbanamente o gênero musical baião cujas relações tornaramse referências coletivas de representatividade nordestina em negociação identitária com o seu ouvinte. Assim, o início da sua trajetória artística nos permite avaliar alguns contextos no ambientes sociais e políticos que permeiam das primeiras excursões dos primeiros grupos musicais regionais nordestinos até o inovador interesse da indústria cultural na sua produção de viés regionalista, amplamente difundido pelo rádio e pela imprensa carioca, alcançando vários círculos sociais e econômicos. Nesse sentido, a integração pensada entre a comunicação pelo rádio e a cultura popular nordestina transformaram o gênero elaborado por Gonzaga e outros parceiros em afirmação sonora e visual nacional, eternizado como herança musical do artista no âmbito do patrimônio cultural brasileiro.This work analyzes the development of musical and symbolic representations of Pernambuco singer-songwriter Luiz Gonzaga do Nascimento during the fourth and fifth decades of the 20th century. Through his cultural mediation in the golden phase of baião (1946-1954), the accordion player elevated the northeast outback to a national level and demonstrated the exchange of experiences between the use of traditions of origin and aspects of his affective memory in the explosion of a true sound phenomenon and throughout his career. The elaboration of discourses for the construction of an imaginary of the brazilian northeast, despite being built in the metropolis, made the Gonzaguian music conquer space in the Brazilian phonographic market, by aligning its unprecedented form of cultural hybridization, disseminating regional matrices and urbanly renewing the baião musical genre whose relations became collective references of northeastern representativeness and identification in identity negotiation with its listener. The beginning of its artistic trajectory allows us to evaluate some contexts in the social and political environments that permeate from the first excursions of the first regional northeastern musical groups to the innovative interest of the cultural industry in its production of regionalist bias, widely spread by the radio and the press in Rio de Janeiro, reaching various social and economic circles. In this sense, the integration thought of between mass communication by radio and popular culture in the Northeast transformed the genre thought and elaborated by Gonzaga and other partners into a national sound and visual affirmation, eternalized as their musical legacy within the Brazilian cultural heritage.This work analyzes the development of musical and symbolic representations of Pernambuco singer-songwriter Luiz Gonzaga do Nascimento during the fourth and fifth decades of the 20th century. Through his cultural mediation in the golden phase of baião (1946-1954), the accordion player elevated the northeast outback to a national level and demonstrated the exchange of experiences between the use of traditions of origin and aspects of his affective memory in the explosion of a true sound phenomenon and throughout his career. The elaboration of discourses for the construction of an imaginary of the brazilian northeast, despite being built in the metropolis, made the Gonzaguian music conquer space in the Brazilian phonographic market, by aligning its unprecedented form of cultural hybridization, disseminating regional matrices and urbanly renewing the baião musical genre whose relations became collective references of northeastern representativeness and identification in identity negotiation with its listener. The beginning of its artistic trajectory allows us to evaluate some contexts in the social and political environments that permeate from the first excursions of the first regional northeastern musical groups to the innovative interest of the cultural industry in its production of regionalist bias, widely spread by the radio and the press in Rio de Janeiro, reaching various social and economic circles. In this sense, the integration thought of between mass communication by radio and popular culture in the Northeast transformed the genre thought and elaborated by Gonzaga and other partners into a national sound and visual affirmation, eternalized as their musical legacy within the Brazilian cultural heritage.porLuiz Gonzaga, Baião, Estado Novo, Mediação cultural, Rio de Janeiro, Identidade, Memória, Cultura popular, Nordeste brasileiro, Rádio NacionalEstado NovoMediação culturalRio de JaneiroIdentidadeMemóriaCultura popularNordeste brasileiroRádio NacionalBaiãoCultural mediationIdentityMemoryPopular cultureBrazilian NortheastNational RadioHistóriaGonzaga, LuizBaião (Música)Cultura popular - Brasil, NordesteCultura popular - 1946-1954Música popularA dança da moda: Luiz Gonzaga como mediador cultural (1946-1954)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2020-04-29reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação de mestrado finalizada.pdfDissertação de mestrado finalizada.pdfPDFapplication/pdf4230234https://repositorio.fgv.br/bitstreams/20ff3b3c-8c20-45d5-96de-c77d40adf61e/download1b3c952d55804ff834d9a28517fd16efMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7e74b58c-8bac-4c09-acdc-0d66f5fa0fdd/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTZZZZzzz dissertação de mestrado finalizada.pdf.txtZZZZzzz dissertação de mestrado finalizada.pdf.txtExtracted texttext/plain371513https://repositorio.fgv.br/bitstreams/dc1bf595-918e-492b-bd58-f0841db605da/download5a8a339e478da1347a84193300766046MD53Dissertação de mestrado finalizada.pdf.txtDissertação de mestrado finalizada.pdf.txtExtracted texttext/plain103422https://repositorio.fgv.br/bitstreams/64530622-519b-4e49-8874-d01130804b3a/downloadcacd8e368fbbe2b68da533b421cef0bdMD57THUMBNAILZZZZzzz dissertação de mestrado finalizada.pdf.jpgZZZZzzz dissertação de mestrado finalizada.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1616https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a0bee700-27d4-4e56-924c-c796fa17a151/downloadb19edf889f19c6938adad39d0f67d77eMD54Dissertação de mestrado finalizada.pdf.jpgDissertação de mestrado finalizada.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3172https://repositorio.fgv.br/bitstreams/33e64ecf-4967-4e7d-9e40-c08ee1f12605/download107d1faff0d0e6a075f1ad3c00ce120bMD5810438/296572023-11-25 12:38:52.783open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/29657https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T12:38:52Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv A dança da moda: Luiz Gonzaga como mediador cultural (1946-1954)
title A dança da moda: Luiz Gonzaga como mediador cultural (1946-1954)
spellingShingle A dança da moda: Luiz Gonzaga como mediador cultural (1946-1954)
Ferreira, Renildo Carlos
Luiz Gonzaga, Baião, Estado Novo, Mediação cultural, Rio de Janeiro, Identidade, Memória, Cultura popular, Nordeste brasileiro, Rádio Nacional
Estado Novo
Mediação cultural
Rio de Janeiro
Identidade
Memória
Cultura popular
Nordeste brasileiro
Rádio Nacional
Baião
Cultural mediation
Identity
Memory
Popular culture
Brazilian Northeast
National Radio
História
Gonzaga, Luiz
Baião (Música)
Cultura popular - Brasil, Nordeste
Cultura popular - 1946-1954
Música popular
title_short A dança da moda: Luiz Gonzaga como mediador cultural (1946-1954)
title_full A dança da moda: Luiz Gonzaga como mediador cultural (1946-1954)
title_fullStr A dança da moda: Luiz Gonzaga como mediador cultural (1946-1954)
title_full_unstemmed A dança da moda: Luiz Gonzaga como mediador cultural (1946-1954)
title_sort A dança da moda: Luiz Gonzaga como mediador cultural (1946-1954)
author Ferreira, Renildo Carlos
author_facet Ferreira, Renildo Carlos
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::CPDOC
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Melo, Juçara
Fonseca, Vivian Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Renildo Carlos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mattos, Marco Aurélio Vannucchi Leme de
contributor_str_mv Mattos, Marco Aurélio Vannucchi Leme de
dc.subject.por.fl_str_mv Luiz Gonzaga, Baião, Estado Novo, Mediação cultural, Rio de Janeiro, Identidade, Memória, Cultura popular, Nordeste brasileiro, Rádio Nacional
Estado Novo
Mediação cultural
Rio de Janeiro
Identidade
Memória
Cultura popular
Nordeste brasileiro
Rádio Nacional
Baião
topic Luiz Gonzaga, Baião, Estado Novo, Mediação cultural, Rio de Janeiro, Identidade, Memória, Cultura popular, Nordeste brasileiro, Rádio Nacional
Estado Novo
Mediação cultural
Rio de Janeiro
Identidade
Memória
Cultura popular
Nordeste brasileiro
Rádio Nacional
Baião
Cultural mediation
Identity
Memory
Popular culture
Brazilian Northeast
National Radio
História
Gonzaga, Luiz
Baião (Música)
Cultura popular - Brasil, Nordeste
Cultura popular - 1946-1954
Música popular
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural mediation
Identity
Memory
Popular culture
Brazilian Northeast
National Radio
dc.subject.area.por.fl_str_mv História
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Gonzaga, Luiz
Baião (Música)
Cultura popular - Brasil, Nordeste
Cultura popular - 1946-1954
Música popular
description Este trabalho analisa o desenvolvimento das representações musicais e simbólicas do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga do Nascimento, durante a quarta e quinta década do século XX. Através da sua mediação cultural na fase áurea do baião (1946-1954), o sanfoneiro elevou a temática sertaneja a nível nacional e demonstrou trocas de experiências entre utilizações de tradições de origem e aspectos da sua memória afetiva na explosão de um fenômeno sonoro. A elaboração de discursos para a construção de um imaginário de Nordeste, apesar de construídos na metrópole, fez a música gonzaguiana conquistar espaço no mercado fonográfico brasileiro, ao alinhar sua forma inédita de hibridização cultural, divulgando matrizes regionais e renovando urbanamente o gênero musical baião cujas relações tornaramse referências coletivas de representatividade nordestina em negociação identitária com o seu ouvinte. Assim, o início da sua trajetória artística nos permite avaliar alguns contextos no ambientes sociais e políticos que permeiam das primeiras excursões dos primeiros grupos musicais regionais nordestinos até o inovador interesse da indústria cultural na sua produção de viés regionalista, amplamente difundido pelo rádio e pela imprensa carioca, alcançando vários círculos sociais e econômicos. Nesse sentido, a integração pensada entre a comunicação pelo rádio e a cultura popular nordestina transformaram o gênero elaborado por Gonzaga e outros parceiros em afirmação sonora e visual nacional, eternizado como herança musical do artista no âmbito do patrimônio cultural brasileiro.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-10T20:29:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-10T20:29:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/29657
url https://hdl.handle.net/10438/29657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/20ff3b3c-8c20-45d5-96de-c77d40adf61e/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7e74b58c-8bac-4c09-acdc-0d66f5fa0fdd/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/dc1bf595-918e-492b-bd58-f0841db605da/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/64530622-519b-4e49-8874-d01130804b3a/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a0bee700-27d4-4e56-924c-c796fa17a151/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/33e64ecf-4967-4e7d-9e40-c08ee1f12605/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b3c952d55804ff834d9a28517fd16ef
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
5a8a339e478da1347a84193300766046
cacd8e368fbbe2b68da533b421cef0bd
b19edf889f19c6938adad39d0f67d77e
107d1faff0d0e6a075f1ad3c00ce120b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799583005970268160