Relevante, porém escasso: panorama do ensino de empreendedorismo nas escolas médicas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Tomé, Lorenzo de Morais
Orientador(a): Aidar, Marcelo Marinho
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/10438/27649
Resumo: Introdução – Destaca-se a crise de sustentabilidade do setor de saúde brasileiro e mundial e a necessidade de criação de novos produtos, serviços e processos em respostas a essa crise. Objetivo – Conhecer a penetração do ensino de empreendedorismo nas escolas médicas brasileiras, bem como levantar a percepção de relevância entre os docentes e coordenadores de curso sobre alguns temas relacionados a saúde digital (gestão contemporânea de clínicas e de consultórios, marketing digital, gestão da inovação, linguagem de programação e ciência de dados) Métodos – Realizou-se estudo qualitativo e quantitativo com uma população de 302 escolas de medicina. Enviou-se um total de 611 e-mails contendo questionário eletrônico, com uma taxa de resposta de 14,2% da amostra. Paralelamente foram entrevistados 5 especialistas em educação médica, de quatro estados diferentes, todos doutores e atuantes na atividade de coordenação de ensino médico no momento da pesquisa. As entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas. Resultados – Foi percebido que a maioria dos entrevistados não possuía familiaridade com o real significado e conceito da educação empreendedora. O ensino do empreendedorismo foi considerado relevante pela grande maioria da amostra pesquisada apesar de haver carência desse tema nas escolas médicas brasileiras. As principais razões levantadas para a não implementação desse tema nas escolas foram a falta de professores capacitados, ausência de financiamento adequado e resistência dos docentes às mudanças curriculares. Os temas relacionados a saúde digital foram classificados como extremamente relevantes ou relevantes para a imensa maioria da população estudada. A forma mais adequada, apontada nesta pesquisa, para oferecer esses temas para os estudantes de medicina foi minicursos e workshops. Conclusão – Os dados mostram que o ensino de empreendedorismo e de temas relacionados à saúde digital são relevantes para a formação do médico, entretanto tais temas são quase inexistentes na graduação médica brasileira. Existe uma marcada transição entre as gerações de docentes e discentes, evidenciando uma assincronia entre o egresso formado pela escola médica e o profissional requerido pelo mercado do início de século XXI. Tal fenômeno dificulta a atualização da grade curricular. Apresenta-se nesta dissertação uma proposta para o fortalecimento do ensino de empreendedorismo e de outros temas relacionados à saúde digital através de uma plataforma digital de ensino.
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Paralelamente foram entrevistados 5 especialistas em educação médica, de quatro estados diferentes, todos doutores e atuantes na atividade de coordenação de ensino médico no momento da pesquisa. As entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas. Resultados – Foi percebido que a maioria dos entrevistados não possuía familiaridade com o real significado e conceito da educação empreendedora. O ensino do empreendedorismo foi considerado relevante pela grande maioria da amostra pesquisada apesar de haver carência desse tema nas escolas médicas brasileiras. As principais razões levantadas para a não implementação desse tema nas escolas foram a falta de professores capacitados, ausência de financiamento adequado e resistência dos docentes às mudanças curriculares. Os temas relacionados a saúde digital foram classificados como extremamente relevantes ou relevantes para a imensa maioria da população estudada. A forma mais adequada, apontada nesta pesquisa, para oferecer esses temas para os estudantes de medicina foi minicursos e workshops. Conclusão – Os dados mostram que o ensino de empreendedorismo e de temas relacionados à saúde digital são relevantes para a formação do médico, entretanto tais temas são quase inexistentes na graduação médica brasileira. Existe uma marcada transição entre as gerações de docentes e discentes, evidenciando uma assincronia entre o egresso formado pela escola médica e o profissional requerido pelo mercado do início de século XXI. Tal fenômeno dificulta a atualização da grade curricular. Apresenta-se nesta dissertação uma proposta para o fortalecimento do ensino de empreendedorismo e de outros temas relacionados à saúde digital através de uma plataforma digital de ensino.Introduction - The sustainability crisis of the Brazilian and global health sector and the creation of new products, services and processes in response to this crisis stand out. Objective - To know a penetration of the teaching of entrepreneurship in Brazilian medical schools, health management between teachers and coordinators of courses on some issues related to digital health (clinic and practice management, digital marketing, innovation management), Programming language and data science) Methods - A qualitative and quantitative study was carried out with a population of 302 medical schools in Brazil. A total of 611 e-mails containing an electronic message were sent, with a response rate of 14.2% of the sample. At the same time, it interviewed 5 medical education specialists from four different states, all the doctors and those involved in medical teaching activities at the time of the research. The interviews were recorded in audio and transcribed. Results - It was noticed that most of the interviewees had no familiarity with the real meaning and concept of entrepreneurial teaching. The teaching of entrepreneurship was the protagonist in most researches surveyed. The main reasons for the lack of motivation in the schools were the lack of capacity, lack of funding and the resistance of teachers in curricular changes. The subjects related to digital health were classified as more relevant or relevant to a higher incidence of the study population. The most appropriate way, aimed at the research, to guide topics for medical students was mini courses and workshops. Conclusion - The data show the teaching of entrepreneurship and issues related to digital health are relevant to the training of the physician, health approaches are almost nonexistent in the Brazilian medical graduation. There is a marked change between the generations of teachers and students, evidencing an asynchrony between graduated from medical schooland the professional required by the market of the beginning of the 21st century. This index makes it difficult to update the curriculum. Aproposal for the teaching of entrepreneurship and other topics related to digital health through a digital teaching platform is presented here.porCurricular innovationMedical educationEducation and healthMedical entrepreneurInovação curricularEnsino médicoEducação e saúdeMédico empreendedorAdministração de empresasEmpreendedorismo - Estudo e ensinoCurrículos - MudançaMedicina - Estudo e ensino - BrasilEducação médica - BrasilRelevante, porém escasso: panorama do ensino de empreendedorismo nas escolas médicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALVF TA 27.06.19.pdfVF TA 27.06.19.pdfPDFapplication/pdf975865https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b1b4cdca-c411-4762-9115-588682d6434c/downloadd45626d6d8ad4cc5e69cdf118f783c2bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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